fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Fetrabalho realizaram workshop sobre a lei 12.690/12

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Fetrabalho/RS realizaram no dia 30 de junho, na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, em Porto Alegre, workshop sobre a lei 12.690/12 – nova lei geral das cooperativas de trabalho, que contou com a participação do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas. O evento foi aberto pela presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret da Cunha, pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto. Durante todo o dia, cerca de 100 pessoas, entre associados, dirigentes e estudantes participaram de painéis que abordaram projetos e tendências para as cooperativas de trabalho, bem como a aplicabilidade da lei 12.690/12.

Em sua participação, Márcio Lopes de Freitas fez uma análise do cenário político e econômico do País, que em sua opinião é de uma crise econômica e de credibilidade. O presidente da OCB destacou que as cooperativas estão acima de todas essas questões, pois seu patrimônio de credibilidade é muito grande. “Dentro dessa perspectiva, o cooperativismo de trabalho está evoluindo, ganhando maturidade”, salientou. Freitas disse que o ramo Trabalho está construindo o planejamento estratégico do setor, com uma agenda mais elaborada e que num futuro próximo o ramo terá uma gestão estratégica.

A presidente da Fetrabalho/RS agradeceu aos presidentes das cooperativas filiadas à Federação, advogados e contadores, que juntos estão trazendo novas ideias e incentivos para a organização da entidade. “Estamos fazendo a discussão que nos faz crescer. Temos como exemplo outros ramos que já estão organizados em sistemas, e esse é nosso objetivo”, afirmou Margaret.

Legislação

Sobre as alterações da lei 5764 e da regulamentação do Ato Cooperativo, que tramitam no Congresso Nacional, o presidente da OCB disse que a organização trabalha para que o melhor para o cooperativismo brasileiro seja realizado, e que nenhuma alteração que prejudique as cooperativas de trabalho será aceita.

Palestraram no evento a advogada da OCB, Ana Paula Rodrigues; o coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado; o advogado da Fetrabalho/RS, Elbio Senna e o professor da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, Gerônimo Grando. O workshop contou com a presença de representantes de cooperativas de trabalho do Rio de Janeiro, do Distrito federal, advogados da OCB e da Ocergs e dirigentes de cooperativas do Estado.

Na parte da tarde, houve ainda um painel sobre seguros para acidentes de trabalho, no qual foram apresentadas as considerações gerais e a proposta de resolução da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que contou com a participação do Sicredi e da Unicred.

Conteúdos Relacionados