Sistema Ocergs-Sescoop/RS finaliza ciclo de Seminários das Frencoops
O auditório do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFC) foi palco, na manhã desta quinta (4), da última etapa do Seminário das Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (Frencoops).
O encontro contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o primeiro e o segundo vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto e Rui Polidoro Pinto, respectivamente; o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti; o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Silomar Garcia; o secretário da Frencoop Nacional e deputado federal, Giovani Cherini; o presidente da Frencoop Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely; o presidente da Frencoop Estadual, deputado estadual Heitor Schuch; além de outras autoridades e dirigentes de cooperativas.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ressaltou em seu discurso a importância do apoio das frentes parlamentares e da gestão de políticas públicas para a concretização dos objetivos do sistema cooperativo. Ele enfatizou a necessidade da união e do trabalho em conjunto, independente da sigla partidária, para que as propostas do sistema cooperativista possam sair do papel e aconteçam na prática.
Após o discurso do presidente Vergilio Perius, o presidente da UVB, Gilson Conzatti, destacou que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS tem sido um grande parceiro da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da UVB e frisou a importância dos vereadores repensarem suas atitudes, diante do momento de mobilizações populares que estão ocorrendo por todo o Brasil. Ele enalteceu o trabalho desempenhado pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS e pela Uvergs na mobilização das câmaras de vereadores, afirmando que a ideia das Frencoops municipais surgiu no Estado. O presidente da Uvergs, Silomar Garcia, reforçou essa concepção e destacou que a união de forças entre o sistema cooperativista e os parlamentares municipais é importante para formar a base da economia e da sociedade. Ele salienta que para a sociedade crescer, além de ser cooperada, ela deve estar organizada. Para ele, as cooperativas são exemplos de busca pela prosperidade e pelo fomento da economia de todos os seus segmentos e, por isso, reafirmou o compromisso e o apoio da Uvergs na consecução das propostas e objetivos que beneficiem as cooperativas.
Em seguida, quem se manifestou foi o secretário nacional da Frencoop, o deputado federal Giovani Cherini. Ele destacou a importância do movimento cooperativista como um modelo a ser seguido e ressaltou o trabalho que realizou como parlamentar estadual na criação de leis que beneficiaram o cooperativismo. Ele enfatizou o seu envolvimento com os ideais cooperativistas e citou a criação do manual da Frencoop Estadual, que gerou um projeto de leis para os vereadores apresentarem nas câmaras de vereadores com ideias cooperativas, como por exemplo, a questão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), no qual Porto Alegre é pioneira. Ele também enalteceu a criação e aprovação do primeiro projeto nacional, referente à lei estadual de políticas do cooperativismo, que criou o Fundo Estadual do Cooperativismo e o Conselho Estadual do Cooperativismo, que surgiram com a Frencoop Estadual. “No cooperativismo não tem pai, não tem mãe, tem que ter irmãos. Esse é o grande desafio do cooperativismo todo dia”, afirma Cherini.
Em seu discurso, o presidente da Frencoop Municipal de Porto Alegre, Márcio Bins Ely, reforçou a opinião do presidente Vergilio Perius e das demais autoridades presentes no Seminário, destacando a reinstalação das Frencoops como algo positivo para as cooperativas. Ele também enfatizou a relevância da Lei N° 10.278, criada em 2007, que incentiva o cooperativismo como alternativa para abrir postos de trabalho, criando a Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo, o Cadastro Geral das Cooperativas e autoriza a abertura de crédito especial para a criação do Fundo de Apoio ao Cooperativismo (FAC).
O Seminário da Frencoop contou com a presença do coordenador jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Tiago Machado, que falou sobre a forma de implantação das Frencoops municipais, destacando a necessidade da criação do Estatuto e do Projeto de Resolução por parte dos vereadores para a instalação das Frencoops. Ele também colocou o serviço do departamento jurídico da entidade à disposição para esclarecimento de dúvidas.
Na sequência do encontro, foi a vez do presidente da Frencoop Estadual, deputado estadual Heitor Schuch, falar sobre o papel importante da Frencoop na Assembleia Legislativa/RS, destacando a atuação da mesma, em conjunto com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e demais entidades, na aprovação do Decreto 48.318 e nas Leis 13.885 e 13.874, que introduziram modificações no ICMS. Ele também citou a Lei 13.843, que beneficiou as cooperativas e incluiu a Ocergs no Conselho do Fundopem, bem como outras leis que foram criadas em prol do sistema cooperativista.
O Seminário reuniu cerca de 160 pessoas, dentre as quais estiveram presentes 54 vereadores de diversas regiões e municípios do Estado. O evento também recebeu a visita da Cooperativa Escolar Júlio de Castilhos, de Taquari, que destacou a importância do papel do cooperativismo dentro da comunidade.
Representação