Sistema Ocergs-Sescoop/RS reúne comunicadores de cooperativas
O Sescoop/RS voltou a organizar o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista. Dezenas de comunicadores de cooperativas gaúchas participaram, no dia 31 de julho, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, do evento que ocorreu paralelamente ao XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo.
Com o objetivo de estreitar a relação entre os comunicadores das cooperativas filiadas ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS, sejam eles jornalistas, publicitários ou relações públicas, o Encontro teve ainda como finalidade promover um espaço de integração entre os comunicadores.
A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que ressaltou a importância da tarefa exercida pelos comunicadores, que fazem a integração entre o associado e a direção da cooperativa. Após, o coordenador de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, jornalista Luiz Roberto de Oliveira Junior, expôs as atividades do setor e apresentou a equipe de comunicação da entidade, formada pelos também jornalistas Rafaeli Drews Minuzzi e Leonardo Custodio Machado.
A primeira palestra ficou a cargo do diretor de Planejamento Criativo da DZ Estúdio, José Pedro Paz, que abordou o tema Cooperação e comunicação digital: Onde está o link? Em sua abordagem, destacou a criação da plataforma digital Geração Cooperação, que foi criada com o objetivo de aproximar o jovem do cooperativismo e documentar essa relação. No momento, são 55 mil fãs no Facebook e 28 vídeos que registram essa relação. A DZ Estúdio é uma agência digital que faz estratégia, criação, conteúdo, desenvolvimento, mídia e monitoramento.
A segunda palestra foi proferida pelo jornalista e publicitário José Luiz Monteiro Fuscaldo, diretor da Agência Moove, que atende a conta do Sescoop/RS, e que abordou o tema Media Training – Estratégias de Relacionamento com a Mídia. A palestra de Fuscaldo teve como objetivo auxiliar os comunicadores de cooperativas na relação de seus assessorados com os meios de comunicação, ponderando sobre a responsabilidade da mediação da relação da cooperativa com a comunidade onde ela está inserida.
O Oficial Nacional de Programas da FAO para a região sul do Brasil, Carlos Antonio Biasi, apresentou o 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo, que é uma ação da Unidade de Coordenação de Projetos da ONU/FAO na Região Sul do Brasil no “Ano Internacional da Agricultura Familiar”. O prêmio busca incentivar e divulgar a participação da agricultura familiar no desenvolvimento econômico e social de comunidades, municípios, regiões e estados do sul do país, e também valorizar e reconhecer o trabalho realizado por profissionais da imprensa, através de matérias publicadas em jornais e revistas, veiculadas em programas de rádio e televisão e em mídias digitais especializadas, que contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar.
Na última exposição do Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista, a gerente de Comunicação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Daniela Lemke, convidou a todos a participar do Prêmio Cooperativa do Ano, que está em sua 9ª edição, com período de inscrições que vai de 3 de setembro a 8 de outubro. Daniela lembrou do grande número de inscrições das cooperativas gaúchas e convocou para que todas participassem novamente. Nesta edição, o processo de inscrição está muito mais simples e será feito eletronicamente. Para participar, basta preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição composto pelas fichas: cadastral da cooperativa e de apresentação do projeto, para cada um dos trabalhos inscritos. As cooperativas do Sistema OCB já podem obter mais informações sobre o Prêmio Cooperativa do Ano 2014 acessando o site www.cooperativadoano.coop.br.
Representação