Sistema Uniodonto utiliza experiência europeia para modernizar a gestão
Após intercâmbio na Holanda, Inglaterra e Suíça, dirigentes de cooperativas odontológicas estudaram o aproveitamento de experiências no Brasil, na última sexta-feira, dia 11 de maio. Com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da unidade de São Paulo (Sescoop/SP), dirigentes de cooperativas singulares e de federações ligadas à Central Uniodonto de todas as regiões do país, além da diretoria da própria Central, participaram do workshop “Transformando o modelo”. O objetivo da reunião foi promover o debate sobre as experiências adquiridas em missão internacional realizada pelo grupo no mês de abril deste ano, quando tiveram a oportunidade de conhecer a realidade dos sistemas de saúde em três países da Europa: Holanda, Inglaterra e Suécia.
Após a viagem, a equipe se dividiu em cinco grupos menores com o compromisso de elaborar propostas de implantação das boas práticas vistas no exterior, baseadas na qualidade e com foco na atenção à saúde do usuário. O gerente do ramo Saúde da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Laudo Rogério dos Santos, afirma que o evento serviu para extrair dos participantes os possíveis rumos a serem trilhados pelo Sistema Uniodonto, “coerentes e capazes de levar suas cooperativas para um nível melhor de qualidade no atendimento aos usuários e cooperados”. De acordo com o gestor, as propostas, apresentadas durante o workshop, darão origem a um projeto que servirá de subsídio para uma grande discussão nacional sobre mudanças e transformações no modelo cooperativista odontológico da Uniodonto.
Participaram deste primeiro workshop pós-intercâmbio, além do vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e presidente da Federação das Uniodontos do RS, Irno Pretto, os senhores Aramis Moutinho e Luís Antônio Schimidt, representando o Sistema Ocesp/Sescoop-SP; os doutores José Alves de Souza Neto, José Clóvis Tomazzoni de Oliveira e Adalberto Baccarin, pela Central Nacional Uniodonto; além de dirigentes das federações das Uniodontos de Minas Gerais, São Paulo, Norte e Nordeste do Brasil. O evento foi coordenado pelo doutor Paulo Eugênio de Tarso Meira Borem, da Fundação Unimed.
Representação