
Programa de Ideias 2025 destaca soluções para mudanças climáticas
- Artigo Secundário 2
Ano Internacional das Cooperativas reforça importância da iniciativa do Sistema Ocergs
Em sintonia com o Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2025, o Sistema Ocergs apresenta os resultados do Programa de Ideias 2025, iniciativa que incentiva a inovação e a sustentabilidade nas cooperativas gaúchas. O programa estimula cooperados e colaboradores a desenvolverem propostas inovadoras para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e reforça o papel estratégico do cooperativismo na criação de soluções sustentáveis e de impacto positivo para a sociedade.
Confira como foi a edição neste ano
A edição teve como tema “Cooperativismo e o Enfrentamento às Mudanças Climáticas” e contou com 25 ideias inscritas, sendo 16 no Desafio 1 e 9 no Desafio 2, envolvendo 44 participantes de cooperativas, são elas:
Conheça os projetos e seus vencedores
No Desafio 1, a questão proposta foi: Como reduzir os impactos ambientais dos processos produtivos e enfrentar as mudanças climáticas? Os vencedores foram Aluízio Marzari e Andreia Manfio, da Camnpal, com o projeto “Tecendo Esperança através da Cooperação”.
A iniciativa reaproveita uniformes corporativos descartados, transformando-os em produtos têxteis sustentáveis — como sacolas, almofadas, cobertores e itens para pets. A produção envolve artesãos locais e entidades sociais, destinando os itens para doação ou comercialização solidária. O projeto contribui para a redução de resíduos têxteis, mitigação de emissões de CO₂, fortalecimento da economia circular e alinhamento aos ODS 12, 13 e 8.
Já no Desafio 2, o proposto foi: Como incorporar práticas socioambientais nos produtos e serviços das cooperativas para gerar diferencial competitivo? O vencedor foi Yusef Sad, da Cotriel, com o projeto “Programa Estratégico de Certificação e Selos de Sustentabilidade”.
A proposta prevê diagnóstico de produtos com potencial de certificação, adequação de processos, suporte em auditorias, homologações e criação de campanhas de valorização. O impacto esperado é a integração de práticas socioambientais, o fortalecimento da marca e a geração de valor em toda a cadeia cooperativa.
Cooperação que inspira o futuro
Para a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), Paola Londero, o Programa de Ideias nasceu com o propósito de estimular a inovação, inicialmente dentro da própria instituição e, na sequência, irradiando seus impactos para todo o movimento cooperativista gaúcho. “Alinhamos o caráter inovador do Programa ao objetivo estratégico da sustentabilidade, trazendo o meio ambiente para o centro das discussões. Essa iniciativa reafirma-se como um espaço coletivo de construção de soluções que unem inovação, cooperação e responsabilidade socioambiental”, destaca.
Com os resultados do Programa de Ideias 2025, o Sistema Ocergs reforça seu compromisso em promover a inovação, estimular práticas de ESG e fortalecer o protagonismo das cooperativas no desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul.
Notícias