fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cermissões é eleita a Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do Brasil

O ramo de Infraestrutura do cooperativismo gaúcho tem motivos de sobra para comemorar o seu momento. Na última quarta-feira (19), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promoveu a entrega do Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – Prêmio IASC 2014. A cerimônia, realizada no auditório da agência reguladora, em Brasília (DF), premiou a Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões - Cermissões, do munícipio de Caibaté, como a Melhor Permissionária de Distribuição de Energia do Brasil em 2014.

Atuando no mercado a mais de 53 anos, a Cooperativa obteve a maior nota na avaliação dos entrevistados, entre as 38 cooperativas permissionárias do País com mais de 10 mil unidades consumidoras. A Cermissões sagrou-se vencedora com o índice de 91,27, ficando com o primeiro Troféu e Certificado do Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor da história das cooperativas de energia brasileiras.

Na solenidade de entrega do Prêmio, o presidente da Cooperativa, Diamantino Marques dos Santos, recebeu do diretor geral da Aneel, Romeu Donizete Rufino, o troféu e o certificado conquistados pela Cermissões. “Senhores diretores da Aneel, em nome da família social, colaboradores e administração da Cermissões, agradeço ao reconhecimento do nosso trabalho, também por terem incluído as permissionárias pela primeira vez na história do Prêmio, para serem avaliadas e terem a oportunidade de concorrer a essa tão importante distinção. Ressalto que a Cooperativa também realizou pesquisa com os Associados e o resultado foi muito próximo do apresentado pela pesquisa Aneel. Em 2014, a Cermissões voltará com uma pontuação maior, pois sabemos que sempre é possível melhorar”, afirmou o presidente da Cooperativa, durante o seu pronunciamento na entrega da premiação.

Na ocasião, estiveram presentes também o vice-presidente da Cooperativa, Diomedes Rech, o coordenador de Comunicação e Educação, Valdir Velozo, e o deputado federal Luiz Carlos Heize.

Sobre a Pesquisa

O objetivo da pesquisa para a Aneel foi integrar o sistema de gestão do setor elétrico a cargo da agência reguladora; gerar indicadores específicos para o setor elétrico que sejam gerais o suficiente para serem aplicados a todas as distribuidoras; possibilitar a comparação entre as distribuidoras de energia elétrica agrupadas segundo determinados critérios; permitir o planejamento pelas distribuidoras e o respectivo acompanhamento pela Aneel de medidas visando à melhoria dos serviços; fortalecer a participação do público consumidor na evolução dos serviços prestados; e subsidiar ações de regulação e fiscalização da Aneel.

Para as cooperativas envolvidas na pesquisa, o objetivo é avaliar os serviços ofertados a partir da percepção do seu associado, com o propósito de aprimorar os serviços. No que se refere ao associado, a pesquisa visa manifestar o grau de satisfação com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica, além do exercício da cidadania.

Melhor índice de aprovação de todas edições do Prêmio IASC

Ao obter o índice de aprovação de 91,27 pontos - acima dos 82,35 pontos que delimitam o conceito “Excelente”, segundo a Annel - a Cermissões superou todas as demais distribuidoras do País, constituindo-se na referência nacional do setor até a realização da próxima pesquisa, que ocorrerá no segundo semestre de 2015. A pontuação obtida pela Cooperativa é a maior nota registrada em todas as edições do Prêmio IASC, que em 2014 chega a sua 13ª edição.

A Cooperativa alcançou um índice que supera referências internacionais, ficando acima dos Estados Unidos, onde o índice 2014 ficou em 76 pontos e o índice da Inglaterra, que ficou em 68 pontos.

Permissionárias têm as maiores notas em pesquisa feita pela Aneel

A nota média das cooperativas permissionárias, segundo o ranking do Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) de 2014, é maior do que a das concessionárias brasileiras. O IASC é o resultado da pesquisa junto ao consumidor residencial que a Agência realiza todo ano, desde o ano 2000, para avaliar o grau de satisfação dos consumidores residenciais com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica.

Mais de 25 mil consumidores residenciais, em 537 municípios, avaliaram a qualidade dos serviços prestados pelas 63 concessionárias e 38 permissionárias de distribuição, entre julho e setembro de 2014.

As cooperativas obtiveram 77,03 pontos, enquanto que as concessionárias de obtiveram 67,74. A pesquisa abrange a área de concessão das 63 distribuidoras no País, sendo realizadas em torno de 19.470 entrevistas. A intenção é estimular a melhoria da prestação de serviços de energia elétrica, orientada para a satisfação dos consumidores.

Ao todo, cinco cooperativas gaúchas obtiveram o conceito “Excelente” na categoria acima de 10 mil unidades consumidoras e duas alcançaram o conceito “Bom”. Na categoria até 10 mil consumidores, a Creral de Erechim obteve o conceito “Bom”.

Para o presidente da Confederação das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop) e diretor da Ocergs, Jânio Stefanello, ao analisar o conjunto (cooperativas e concessionárias) do IASC 2014, comparando os desempenhos, as cooperativas estão muito melhores do que as concessionárias. “É muito importante frisar que 53% das cooperativas listadas possuem notas consideradas excelentes, ao passo que as concessionárias obtiveram apenas 13% das notas avaliadas como excelentes. A partir daí, concluímos que quanto menor as empresas maiores e melhores são os índices de qualidade na prestação dos serviços”, avalia Stefanello.

Sobre o Prêmio

As empresas vencedoras receberam troféu, certificado e o Selo IASC, que identifica o reconhecimento dos consumidores pelo seu desempenho. As concessionárias vencedoras poderão aplicar o Selo IASC nas contas de luz, no material institucional e nas demais peças de comunicação empresarial, de acordo com regras previstas no regulamento da premiação. O Prêmio é concedido anualmente, desde 2002, para incentivar a melhoria do serviço de distribuição no país.

Para conferir o ranking da premiação, clique aqui.


Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdos Relacionados