fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Central da Marca
Central da Marca

A imagem institucional reflete a sua relação com seus stakeholders, e por isso precisa ser clara. Nossa responsabilidade como instituição é preservar este patrimônio intangível e transferir através da marca os valores e princípios que nos movem.

Queremos falar com nosso público com uma só voz, uma voz sistêmica, a voz que representa o cooperativismo no Rio Grande do Sul, Somos o Sistema Ocergs.

Image
Plataforma da marca

Este é um documento estratégico com a essência da nossa marca, que alinha e guia todos os aspectos da comunicação e expressão da marca, garantindo consistência e autenticidade nas interações. 

Manuais de Identidade Visual

Abaixo estão os manuais de identidade visual das casas do Sistema Ocergs e do SomosCoop. 

Neles você vai encontram diretrizes de uso e de aplicação da marca.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Marcas do Sistema Ocergs

Acesse aqui os logos e materiais institucionais do Sistema Ocergs


Image

2025 Ano Internacional das Cooperativas

Faça download das peças de divulgação da Campanha do Ano Internacional das Cooperativas

Ramos do Cooperativismo
Ramos do Cooperativismo
De acordo com a Resolução OCB nº 56/2019, que regulamenta a classificação dos ramos do cooperativismo, agora, somos organizados em 7 ramos. Faça o download dos ícones dos ramos do cooperativismo.

1969

A primeira marca utilizada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O objetivo era que cada unidade estadual colocasse a delimitação do seu estado no lugar do mapa do Brasil. Os pinheiros dentro do círculo amarelo representam o cooperativismo.

1997

A marca utilizada até 2011 foi aprovada no XI Congresso Brasileiro do Cooperativismo, em 1997. Ela é uma adaptação da marca vencedora de um concurso interno realizado pela OCB.

2012

Para fortalecer o Sistema OCB a entidade modernizou sua marca. Além de melhorias técnicas no design, a nova identidade visual busca uma maior integração sistêmica.

2023

Com o objetivo de reforçar a unidade e abrangência das ações das Casas que compõem o Sistema OCB, a marca teve sua construção e cores revisadas. A linguagem visual e as formas de expressão da marca também foram alinhadas aos públicos e meios de comunicação atuais.

Dúvidas sobre o uso das marcas e outras solicitações relacionadas mande um e-mail para: imprensa@ocergs.coop.br