
Projeto A Turminha da Reciclagem premia Escolas Cidadãs 2014
O projeto A Turminha da Reciclagem, desenvolvido pela Fundação Aury Bodanese e pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, com o apoio do Sescoop/RS, realizou nessa quinta-feira (20), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, a entrega do prêmio Escola Cidadã 2014, que contemplou os principais projetos desenvolvidos por escolas gaúchas.
Escola Cidadã chega a sua segunda edição no RS
Em sua quarta edição, a segunda no Rio Grande do Sul, o “Escola Cidadã 2014” premiou a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professora Lygia Morrone Averbuck, de Porto Alegre, como a primeira colocada. Com o título “Ensinando e aprendendo com a educação ambiental”, a iniciativa da instituição de ensino teve como objetivo conscientizar os alunos e a comunidade sobre a necessidade de se construir uma prática baseada na preservação do meio ambiente; planejar ações que favoreçam mudança de atitudes; multiplicar e socializar conhecimentos; analisar e conhecer o entorno da escola e adequar o espaço físico, visando à destinação apropriada de resíduos produzidos no ambiente escolar.
A escola desenvolveu diversas atividades, como a reativação da composteira, instalação de caixas de papelão para lixo seco e coletor de pilhas, Semana do Meio Ambiente (harmonização e dança circular, sessão de cinema e plantio de mudas no pátio) e visita da Turminha da Reciclagem. “Fiquei muito feliz e emocionada com esta premiação, não esperava realmente ganhar. É uma homenagem a todos os alunos da escola, aos pais e aos professores que me ajudaram nesse trabalho, porque sozinha a gente não faz nada. É uma alegria muito grande, é uma emoção, é muito gratificante ganhar este prêmio”, disse a professora da escola, Carla Rosane Nogare.
A representante do projeto A Turminha da Reciclagem no RS, Samara A. Guaragni, destacou a visita da escola ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), onde os alunos conheceram o “túnel de sensibilização ambiental”, em que aprenderam como separar e reciclar diversos materiais. Samara também chamou a atenção para a visita dos alunos ao Jardim Botânico de Porto Alegre, local onde são desenvolvidas ações que visam à conservação de espécies da flora gaúcha.
A segunda colocada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa, localizada no Bairro Sarandi, na capital gaúcha. A instituição recebeu o prêmio pelo projeto “Escola sustentando o futuro: Ação ambiental”, que envolveu aproximadamente mil alunos, com o objetivo de revitalizar o ambienta escolar a partir da conscientização sobre o destino adequado dos resíduos ali produzidos.
A supervisora da instituição de ensino fundamental, Denise Pacheco Gualhianoni, enalteceu as iniciativas e atividades desenvolvidas pela escola, como a formação de monitores ambientais no Laboratório de Inteligência do Meio Urbano (LIAU); manejo de composteira; oficinas com A Turminha da Reciclagem e com o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP); sessão de cinema; colocação de lixeiras diferenciadas para seleção dos resíduos produzidos nas salas de aula; além de campanhas de recolhimento de PET, latas e cartuchos de impressão vazio, do lixo no lugar certo e do desperdício zero.
Em terceiro lugar, a Escola Municipal de Educação Infantil Nova Gleba, da Zona Norte de Porto Alegre, foi premiada com o case “Brincando e Aprendendo”, que buscou proporcionar, de forma lúdica e divertida, o conhecimento dos problemas causados pelo mau uso dos recursos naturais, bem como buscar o destino adequado para o lixo gerado e também a reflexão e conscientização da responsabilidade de todos como cidadãos.
Entre as atividades da escola, houve apresentação de vídeo e conversas com os alunos sobre a questão do lixo e da importância da reciclagem para preservação do meio ambiente; apresentação dos diferentes tipos de lixo produzido na cidade e explicação sobre a importância da reciclagem. Foram montadas latas de lixo de coleta seletiva na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo. Além disso, o projeto também incentivou o recolhimento e descarte correto de pilhas e baterias, destinando os materiais para posto de coletas específicos.
Homenagem à vencedora da edição 2013
A Instituição de Educação Infantil Creche do Coração, de Porto Alegre, recebeu uma homenagem na cerimônia de entrega dos prêmios, em virtude de ter sido a primeira colocada do prêmio Escola Cidadã 2013. Como não pode estar presente na cerimônia de entrega, que foi realizada em Chapecó (SC), a Creche do Coração acabou recebendo a homenagem da Fundação Aury Bodanese e da Aurora Alimentos. Emocionada, a professora e responsável pelo projeto, Tamar Ferreira, agradeceu a oportunidade de poder participar do projeto.
Reconhecimento das vencedoras
“Para nós hoje é o ápice do nosso trabalho, que fazemos durante todo o ano, onde a gente tem todo esse trabalho de ir nas escolas, fazer a conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente e com o uso dos recursos naturais, e as escolas desenvolverem este trabalho, este projeto de responsabilidade socioambiental. Hoje é o momento de a gente reconhecer, reconhecer todos que fizeram o trabalho, que participaram e, também, de reconhecer as melhores. As escolas que ganharam primeiro, segundo e terceiro lugares elas se destacaram, porque elas se empenharam, elas não ficaram só no ambiente escolar, elas partiram para um ambiente da comunidade também, que eu acho que é isso que o cooperativismo prega, o envolvimento das pessoas, a cooperação de cada um no processo da construção de uma sociedade melhor”, ressaltou a presidente da Fundação Aury Bodanese, Isabel Machado.
Todas as escolas inscritas no projeto receberam certificado de participação, em reconhecimento as atividades desenvolvidas.
Sobre o projeto “A Turminha da Reciclagem”
Criado em 1999, o projeto é realizado pela Fundação Aury Bodanese e pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Chapecó/SC), e conta com o apoio e a parceria do Sescoop/RS. Abrangendo os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, A Turminha da Reciclagem tem como objetivo conscientizar as crianças da importância de fazer a reciclagem do lixo, da importância da preservação dos recursos naturais, a fim de cooperar com a preservação da natureza.
Entre 2008 e 2013, mais de 142 mil crianças e adolescentes de escolas e comunidades de todo Brasil participaram de atividades do programa.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega do prêmio a presidente da Fundação Aury Bodanese, Isabel Machado; a diretora operacional da Fundação, Sonara Ramos; a representante do projeto em Santa Catarina, Gracelia Cortes; a representante do projeto no Rio Grande do Sul, Samara Guaragni; além de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, professores, pais e alunos. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS esteve representado pelo gerente de Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, pelo analista técnico da Formação Profissional, Gabriel Simas, e pela analista técnica da Promoção Social, Rosângela Vargas.
Presidente da Fundação Aury Bodanese, Isabel Machado, ressaltou a importância dos projetos desenvolvidos pelas escolas participantes
Eventos