Sistema Ocergs-Sescoop/RS promove Oficina sobre Cadastramento Ambiental Rural (CAR)
Na quarta-feira, dia 12, o Sescoop/RS promoveu no Estande Mundo Cooperativo Gaúcho, na Expodireto Cotrijal 2014, a Oficina sobre Cadastramento Ambiental (CAR). O evento foi voltado a técnicos agrícolas de 11 cooperativas gaúchas, com o objetivo de informá-los sobre contextualização e conceitos da regularização ambiental com foco na inscrição no CAR, legislação aplicada, Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), seus procedimentos operacionais e manuseio das ferramentas do sistema.
Na abertura da oficina, o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, comentou que o Cadastro é abrangente e eficiente para a proteção da propriedade rural. “Há a lei e a necessidade de realizar o Cadastro. As cooperativas vão orientar o produtor a seguir a lei, mas não obrigar. Essa é uma maneira de exercitar a cidadania e proteger a terra para nossos descendentes”, afirmou.
Após, o analista técnico econômico da OCB e analista ambiental, Marco Morato e Claudio Santos, respectivamente, apresentaram e explicaram a cartilha produzida pelo Sistema OCB, com o objetivo de traduzir, em uma linguagem clara e objetiva, o que muda com a nova legislação vigente do Código Florestal Brasileiro, quais as regras a serem cumpridas e os seus benefícios aos produtores.
Além do CAR, também foram abordados temas como a reserva legal e seus benefícios, manejo sustentável em imóveis da Agricultura Familiar, Área de Preservação Permanente (APP), Programa de Regularização Ambiental (PRA) e Cota de Reserva Ambiental. Após, os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre o Cadastro, através de uma simulação off line.
Participaram da oficina 22 técnicos agrícolas das cooperativas: Camnpal, Cotrisel, Cotripal, Cotrisul, Comacel, Cotrisoja, Coomat, Ecocitrus, Camila, Sicredi Altos da Serra e Cooperoque.
Sobre o CAR:
O Cadastro Ambiental Rural é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. Seu objetivo é promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.
A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais (propriedades ou posses), sejam eles públicos ou privados, e áreas de povos e comunidades tradicionais que façam uso coletivo do seu território.
Para mais informações acesse: http://www.car.gov.br/
Eventos