fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sistema participa de Fórum Itinerante do Agronegócio

A 16ª Expodireto promoveu ontem (10/03), no Auditório Central, o Fórum Itinerante do Agronegócio Brasileiro. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS, apoiador do evento, esteve representado pelo diretor técnico sindical, Irno Pretto.

Na ocasião, os ex-ministros da agricultura, Roberto Rodrigues, Luis Carlos Guedes Pinto e Francisco Turra, debateram o tema “Panorama e perspectivas do agronegócio brasileiro na visão de líderes do setor". Eles expuseram as potencialidades e os principais entraves e gargalos do Brasil em relação à produção, comercialização e legislação. Estiveram presentes também, o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, o Secretário da Agricultura do RS, Ernani Polo, o secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Tarcisio Minetto, e a prefeita do município de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer.

O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, em seu pronunciamento de abertura falou sobre os surpreendentes resultados da Feira que, a cada ano, se preocupa mais com inovação e tecnologia. “"Vivemos um momento conturbado, tanto politicamente, quanto economicamente. E eu sempre digo, precisamos ouvir os mais experientes para saber o melhor caminho para tomar. Nesse momento é importantíssimo ouvirmos esses três ministros que tem uma vasta experiência e uma vida em defesa ao agronegócio brasileiro", mencionou.

Após a fala de Cairoli sobre a situação econômica estadual, da alta produtividade e da importância do setor agropecuário para a economia nacional, Teodora falou da importância da Expodireto para a comunidade e dos debates e discussões que promove sobre temas relacionados às políticas públicas do agronegócio.

Proteína Animal

O primeiro ex-ministro a explanar sobre sua experiência e como enxerga o agronegócio brasileiro atual foi Francisco Turra, que falou principalmente sobre a proteína animal e sobre o principal desafio dos produtores atualmente que, segundo ele, é investir em sanidade e agregar valor aos produtos. Para Turra, a cotação de mercadorias no mercado externo é muito significativa. "Uma feira como essa é uma pós-graduação do tamanho do mundo. A dádiva de Deus é o solo, o clima, a semente, ou seja, é tudo o que nós temos e muitos países não tem. E as possibilidades são imensas", comentou.

Comunicação de qualidade

O segundo ex-ministro, titular do Ministério da Agricultura entre 2006 e 2007, Luis Carlos Guedes Pinto, explanou sobre o atual momento da agricultura brasileira, de suas especificidades, bem como seus desafios. Para ele, existe atualmente uma deficiência de comunicação de qualidade do setor e uma dificuldade de articulação de entidades representativas do mesmo e as cooperativas têm um papel fundamental nesse sentido. "O Brasil é muito mais comprado do que vende produtos. Nos falta organização de pensar o futuro da agricultura brasileira e qual o caminho que queremos seguir para que esse sucesso da agricultura possa se refletir no bem-estar da coletividade brasileira", destacou.

Segurança Alimentar

O embaixador especial do cooperativismo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Roberto Rodrigues, ao reiterar os aspectos expostos anteriormente, falou sobre o panorama da agricultura desde 1960 e sobre a sustentabilidade da tecnologia brasileira.

Mas o destaque de sua fala foi sobre a urgente necessidade de estratégias de segurança alimentar no Brasil. Segundo ele, esse é um problema que afeta a paz mundial e deu exemplos de guerras contemporâneas que se dão por falta de alimento no mundo todo. “Em 2050 serão 9 bilhões de habitantes no mundo. Em função disso, será necessário aumentar a produção de alimentos em 70%", expôs Rodrigues. O Brasil precisa ainda, segundo ele, discutir temas como os problemas de logística, política de renda no campo e políticas comerciais, buscando acordos bilaterais que fortaleçam o comércio dos produtos brasileiros no mercado internacional.

 

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Conteúdos Relacionados