fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Comitê gestor do projeto de cooperação bilateral realiza avaliação do projeto

Foi realizada no dia 22 de setembro, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista – CFPC, a 5ª reunião do comitê gestor do Projeto de Cooperação Bilateral estabelecido entre o Sescoop/RS e o Ministério Federal para a Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL). Dirigiram os trabalhos o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo lado alemão, o representante do BMEL, Ulrich Kleinwechter; o diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires; o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto; os diretores Margaret Garcia da Cunha e Orlando Müller; o vice-cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul, Robert Strnadl; além de gerentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e de representantes da DGRV e do Ministério Federal para a Alimentação e Agricultura da Alemanha. Os diretores do projeto pelo lado alemão, Arno Boerger, e pelo lado brasileiro, Mário de Conto, conduziram a apresentação dos trabalhos, que tiveram como objetivo demonstrar os avanços e ações realizadas, e ainda apresentar projeções da próxima etapa do Projeto.

O presidente Vergilio Perius disse que o projeto de cooperação bilateral trouxe novos conhecimentos da Alemanha, especialmente na melhoria da gestão e dos controles nas cooperativas gaúchas. Ponderou que o conhecimento alemão auxilia na questão dos recursos humanos, auditorias internas e externas e proporciona intercâmbios acadêmicos, já que a Alemanha possui nove institutos próprios para o estudo da ciência cooperativa.

“Perseguimos negócios, como a planta de biogás já implementado na Languiru, em Teutônia, esse é um dos exemplos de como podemos avançar. Na semana passada, na visita do vice-ministro da Agricultura da Alemanha ao governador Sartori, ficamos incumbidos de organizar uma missão para a Alemanha a fim estabelecer parcerias de negócios internacionais”, observou também Perius”. Técnicos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS apresentaram as atividades realizadas e o número de cooperativas que participaram dos diversos projetos já realizados dentro do escopo do acordo de cooperação bilateral.

Ulrich Kleinwechter referiu ter conhecimento do exitoso projeto de cooperação apresentado, e fez menção da visita do vice-ministro nos dias 18 e 19 de setembro, quando esses resultados foram apresentados à delegação.

Arno Boerger assinalou a importância da parceria e alguns avanços já alcançados, que visam aperfeiçoar serviços que a Ocergs e o Sescoop/RS prestam às cooperativas gaúchas. Apresentou algumas metas do projeto, dentre elas a formação e capacitação de quadros técnicos e lideranças das cooperativas agropecuárias do RS, incluindo a ampliação do desenvolvimento de RH nas cooperativas; o fortalecimento da auditoria interna nas cooperativas e da auditoria externa no setor, bem como o desenvolvimento de um sistema voluntário de autogestão no RS; a promoção da cooperação/colaboração associativa e comercial entre cooperativas gaúchas e destas com cooperativas e outras empresas afins da Alemanha e por fim, a transferência de know-how e formação de uma rede tanto com cooperativas e suas instituições em outros estados brasileiros quanto no marco de uma cooperação trilateral com a Argentina.

A reunião contou ainda com a presença do secretário adjunto da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seap), André Petry, do diretor de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Lino Hamann, de representantes da Superintendência Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Ricardo Furtado e Fernando Saldanha e do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt. Após as discussões e comentários o planejamento foi aprovado, ficando a cargo dos responsáveis do Projeto pelo lado brasileiro e alemão a elaboração do plano de operação do Projeto para os próximos anos.

O Projeto

Iniciado em 2010, é uma parceria entre o Sescoop/RS e o Ministério de Alimentação e Agricultura (BMEL) da Alemanha e tem como objetivo principal fortalecer as estruturas do cooperativismo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul.

Objetivos e áreas de atuação

O Sistema Cooperativo gaúcho amplia sua possibilidade de assessorar e atender as cooperativas agrícolas, de qualificar seus empregados e de melhorar as estruturas existentes no setor.

Com isso, as cooperativas se tornam mais eficientes e conseguem, no longo prazo, oferecer serviços competitivos para as propriedades rurais a elas associadas. Assim, aumentam-se a produtividade, eficiência e sustentabilidade do setor Agropecuário do Rio Grande do Sul.

O Projeto é executado com recursos do Ministério Federal para a Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL). Os parceiros brasileiros são o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), vinculado à Ocergs; ambos fazem parte do sistema de cooperativismo do Brasil representado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Também faz parte do Sistema a Escoop, 1ª Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo do País, localizada em Porto Alegre. Desde 2014, a Argentina faz parte do projeto.

O parceiro alemão é a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV). No Projeto, a DGRV pode contar com o know-how de especialistas de instituições e organizações das cooperativas e dos centros de formação como, por exemplo, a Academia das Cooperativas Alemãs.

Conteúdos Relacionados