Palestra sobre cooperativismo na ilha de Cuba
No sábado pela manhã, 14 de julho, os alunos do Curso Superior de Gestão em Cooperativas da Escoop tiveram uma palestra ministrada pelo professor Mário De Conto, coordenador de Ensino e Pesquisa da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, sobre sua experiência em recente viagem ao país da América Central e sua impressão sobre o cooperativismo em Cuba. No início do mês de julho, De Conto esteve por alguns dias na ilha, participando de Congresso sobre Desenvolvimento e Administração Pública.
Após um relato sobre a história de Cuba, o professor contextualizou o papel do Cooperativismo. Os alunos receberam informações a respeito das cooperativas cubanas através de vídeos, fotos e depoimento do professor Mário De Conto e sua percepção do que presenciou na ilha caribenha.
Em Cuba, o cooperativismo é atualmente exclusivamente rural e orientado pelo Estado. Foi organizado a partir de 1960, com a Revolução Cubana, atendendo aos interesses do Estado. Atualmente, em Cuba, há três tipos de Cooperativas: as CCS (Cooperativas de Crédito e Serviços), CPAs (Cooperativas de Produção Agropecuária) e UBPC (Unidades Básicas de Produção Cooperativa), estas últimas desenvolvidas a partir de 1993.
As UBPCs estão localizadas próximas às cidades, nos subúrbios, com o objetivo de ser uma fonte de alimentação para as populações urbanas. Em Cuba, elas desenvolveram a agricultura orgânica por necessidade básica, pois não tinham a disponibilidade de defensivos e agrotóxicos após o fim da URSS. Como base para sua palestra, Mario de Conto utilizou um artigo da pesquisadora cubana Camila Piñeiro Harnecker, intitulado “As cooperativas no novo modelo econômico cubano”. Segundo dados da pesquisadora, são hoje 6.253 cooperativas, com um total de 579.000 associados.
Ao contrário do cenário brasileiro, onde as cooperativas nascem por uma necessidade econômica dos associados, em Cuba elas surgem por impulso do Estado.
Após a explanação do professor, os alunos fizeram seus questionamentos. A palestra foi prestigiada por colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e alunos da graduação da Escoop. Logo após, aconteceu uma confraternização entre os presentes.
Negócios