Sescoop/RS finaliza ciclo de palestras para Conselheiros Fiscais
Após percorrer municípios do interior do Rio Grande do Sul, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais encerra nesta sexta-feira (15/05) o seu ciclo de palestras, em seu sétimo encontro, no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre.
Promovido pelo Sescoop/RS, o programa voltado à formação dos conselheiros fiscais conta nesta edição com a presença de 82 participantes de 23 cooperativas, representando nove ramos do cooperativismo.
Abertura
No discurso de abertura oficial do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, destacou a importância do Conselho Fiscal dentro do processo de gestão das cooperativas. O dirigente cooperativista destaca a confiança atribuída pelos associados ao Conselho Fiscal e sua respectiva responsabilidade.
“O Conselho Fiscal é o poder judiciário porque julga a aplicação das normas e dos procedimentos e dos regulamentos nas sociedades cooperativas. A primeira função do Conselho Fiscal é cuidar bem da prestação de contas. A responsabilidade de vocês (conselheiros fiscais) é muito importante porque vocês foram escolhidos por esse grande parlamento que se chama Assembleia Geral para exercerem em nome dos sócios a função de controlar as sociedades cooperativas”, afirma Perius.
Após a fala do presidente do Sistema, o gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário de Conto, explanou sobre as atribuições e responsabilidades do Conselho Fiscal. Ainda pela manhã, foi a vez do contador do Sistema, Leonardo Dangel, falar sobre a estrutura e verificação de aspectos e análises de demonstrações contábeis. No período da tarde, os trabalhos foram conduzidos pelo gerente do Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, que apresentou aspectos práticos para o planejamento de atividades.
Entre as cooperativas presentes neste encontro estão: Vale Log, Coometal, Cotribá, Piá, Unicred, Ecocitrus, Coeducars, Cresul, Mitra, Uniodonto, Certaja Energia, Coomicro, Cresal, Coopsergs, Certaja Desenvolvimento, Cosuel, Cooperpoa, Coopmed, Cootrael, Cooperativa Habitacional Geraldo Santana, Crece, Coopater e Sicredi Cooabcred.
Sobre o Programa
O programa aborda, de forma integrada, as obrigações e atribuições do conselheiro fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.
Os eventos têm carga horária de sete horas e tratam de aspectos jurídicos (atribuições e responsabilidades), contábeis (estrutura e verificação) e práticos (planejamento das atividades).
Negócios