
Sistema Ocergs conclui 25 diagnósticos assistidos nas cooperativas
Com o propósito de desenvolver os processos de gestão e governança das cooperativas, o Sistema Ocergs concluiu até o momento 25 Diagnósticos Assistidos nas cooperativas, que integram o Programa Diagnóstico Assistido. Dentre as cooperativas participantes, 12 são do ramo Agropecuário, quatro de Saúde, três de Crédito, três de Infraestrutura, duas do ramo Transporte e uma do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Os diagnósticos envolveram a realização de 203 reuniões e um total de 415 horas de instrutoria, com a participação de especialistas da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Até agosto estão previstos mais cinco diagnósticos, três com cooperativas agropecuárias e dois com cooperativas de Crédito, totalizando 30 diagnósticos. Das 25 cooperativas participantes, 22 se encontram no estágio inicial, nos Primeiros Passos para a Excelência, e três estão no estágio intermediário, no nível Compromisso com a Excelência. A carga horária varia de acordo com o nível de maturidade da gestão em que a cooperativa está no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Na trilha do Caminho para a Excelência, a cooperativa passa por quatro estágios.

PROGRAMA DIAGNÓSTICO ASSISTIDO
O que é
O Programa Diagnóstico Assistido contribui para que as cooperativas realizem os diagnósticos de governança e gestão de forma mais adequada e efetiva. Instrui e orienta o entendimento dos requisitos constantes dos processos gerenciais, conceitos a eles relacionados, apresenta exemplos de boas práticas e evidências relacionadas a cada um dos processos. Fomenta a estruturação de um processo participativo, com o envolvimento de diversas áreas, para o preenchimento da autoavaliação e adoção da ferramenta de gestão, e promove a compreensão da relevância do diagnóstico de governança e gestão para o desenvolvimento das cooperativas.
Benefícios
- Orientação às cooperativas para o atendimento dos requisitos de cada processo gerencial de governança e gestão, por meio do alinhamento conceitual
- Compreensão da geração de valor na utilização do processo contínuo de autoavaliação e implantação de melhorias.
- Subsídios para a estruturação dos planos de melhoria pela cooperativa
- Identificação e implementação das soluções de aprendizagem do Sescoop em atendimento às oportunidades
Subsídios para definição de parâmetros de evolução conforme estratégia da cooperativa.
COMO FAÇO PARA PARTICIPAR
Caso a sua cooperativa tenha interesse participar e queira compreender melhor como fazer, entre em contato com o analista de Inteligência de Dados, Guilherme Quadros, através do e-mail
Negócios