
Workshop debate estratégias de presença digital, trade marketing e jornada do usuário
Conexões, networking, aprendizado e muita troca de experiências e insights marcaram o Workshop de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, realizado na última sexta-feira (29/9), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O evento reuniu mais de 100 profissionais da área que atuam em cooperativas de diversos ramos e debateu temas como performance digital nas redes sociais, trade marketing e jornada do usuário.
Na abertura do Workshop, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann destacou a importância da comunicação e do marketing como ferramentas estratégicas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e o crescimento do modelo de negócios.
"O cooperativismo tem essa visão mais crítica de construir uma sociedade mais justa, moderna e inclusiva. E a comunicação e o marketing precisam ser estratégicos, ágeis, produtivos e assertivos. Precisamos de vocês, que são elos fundamentais nesse marketing assertivo, direto, honesto e transparente para que realmente nós possamos crescer muito. O cooperativismo vai crescer diretamente proporcional ao envolvimento de seus associados", afirmou Hartmann.
A gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, apresentou a campanha institucional desenvolvida pelo Sistema Ocergs, intitulada "Somos o Cooperativismo no Rio Grande do Sul", lançada durante a Expointer. A campanha tem o intuito de divulgar e esclarecer o que a instituição faz em prol das cooperativas, desde o momento de sua criação até a entrega dos serviços aos quais a cooperativa tem acesso. As peças assinadas pela agência de publicidade Engenho de Ideias estão sendo veiculadas em rádios, jornais e mídia externa da capital e do interior, além das redes sociais, com conceito central focado na colaboração, na educação e na comunicação.
Simone também falou sobre o mais recente Portfólio de Serviços do Sistema Ocergs, criado com o objetivo de compilar todos os serviços oferecidos para que as cooperativas tenham uma gestão profissional e competente, para gerar renda para os cooperados, melhorando a vida de toda a comunidade.
SomosCoop
Quem participou do evento também, de forma virtual, foi a gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, que reforçou em sua mensagem a estratégia de topo do funil do marketing utilizada pela Unidade Nacional na divulgação de conteúdos de valor sobre o cooperativismo. Samara convidou as cooperativas a se juntarem e aderirem ao movimento SomosCoop, a partir do uso do carimbo SomosCoop, presente na Central da Marca SomosCoop.
Métricas e Presença Digital
Na parte da manhã, a gestora de Relacionamento da Agência Gengibre, Cris de Luca, explanou sobre a importância das redes sociais para geração de conteúdo, conversas, alcance, engajamento e construção de relacionamentos. A palestrante salientou que um erro muito comum nas estratégias de muitas marcas está na priorização das redes sociais com conteúdos que visam às vendas.
"A rede social é sobre criar comunidade, conectar pessoas, é sobre diálogo, estabelecer conversas. As plataformas foram criadas para relacionamento. A rede social não é página de anúncios, ela é feita para gerar esse diálogo, para conseguir conteúdos interessantes e ver tantas outras coisas. É sobre ser social, construir relacionamentos. A rede social é muito mais sobre Relações Públicas do que sobre Publicidade".
Cris trouxe um dado importante sobre esse assunto, ao apresentar que posts com propaganda têm cerca de 30% menos engajamento do que outros posts. A palestrante divide as etapas de autoconhecimento e planejamento em quatro fases: identidade, objetivo, público-alvo e estratégia de canais. "As métricas não dependem do canal, elas dependem do objetivo. Analise apenas o que faz sentido para os objetivos atuais", explica Cris de Luca, ao dizer que existem dois grandes erros: não analisar nada das métricas e analisar coisas demais.
Jornada do Usuário
Especialista em posicionamento de marcas, o palestrante Arthur Bender deu sequência no evento ao tratar do tema Jornada do Usuário. Bender chamou atenção para a ideia presente na concorrência de mercado e nas promessas de soluções que se repetem. "A concorrência acaba moldando a lógica da competição do segmento", afirmou ao dizer que precisamos pensar para derrubar esse pensamento.
"Toda ideia do branding é não concorrer".
Bender destaca que a ansiedade é a doença do branding atual. Para ele, o planejamento de branding precisa operar profundas transformações e as marcas precisam de tempo, repetição, consistência e coerência para alcançarem a diferenciação. "Marcas precisam representar algo maior que seus produtos e serviços, ter um significado maior para a marca. As marcas podem ser nossas guias em meio ao caos da sociedade atual". Bender destacou que nada de brilhante vai ser feito no isolamento e que não existe mais o gênio solitário, por isso as marcas precisam levar em consideração os quatro verbos: cooperar, compartilhar, colaborar e cocriar.
Trade Marketing para Cooperativas
Na abertura da tarde, o gerente Nacional de Trade Marketing da Aurora Alimentos, Fábio Gualhardo, falou sobre algumas estratégias de trade marketing e a consolidação da área dentro da cooperativa. Para Gualhardo, a decisão de uma cooperativa em ter uma área de trade marketing se justifica pelos resultados gerados.
"A primeira resposta é porque 80% da decisão de compra é no ponto de venda (PDV) e a segunda resposta está relacionada ao fato de que aumenta as vendas e gera vínculo na ponta", explica.
A importância de fazer uma conexão com o cliente e trazer essa emoção para a gôndola é um desafio diário que move o time de trade marketing da Aurora Alimentos. "Trade não é só mais fim, é meio", complementa Fábio Gualhardo.
Oficina Desafio Coop
Para finalizar o evento, o especialista em Métodos Ágeis, Cristiano Fragoso da Do It, realizou uma dinâmica em grupos com os profissionais presentes. Divididos em equipes agrupadas por ramos, os participantes se reuniram para responder ao Desafio Coop proposto: Ampliar a presença digital do cooperativismo, agregando valor à marca das cooperativas gaúchas. Ao final de evento, os grupos tiveram a oportunidade de compartilhar suas ideias no palco com todo o público.
Sorteios de prêmios, interatividade e experiência do usuário
Durante o evento, foram sorteados diversos brindes ofertados pelas cooperativas, em uma iniciativa que contou com participação dos integrantes do Grupo Focal de Comunicação. Os participantes também tiveram a oportunidade de levar para casa uma caricatura personalizada, a partir do trabalho do profissional Rogério Caricaturas, que atendeu o público durante o evento.
Negócios