fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cooperativismo mostra alternativa para habitação em Tramandaí

Tramandaí recebeu, nesta quinta-feira (21/08), o Seminário Cooperativo de Habitação. O evento, promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, proporcionou uma reflexão sobre a importância da casa própria e apresentou o cooperativismo Habitacional como uma alternativa na região Litoral. Conforme o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, a casa é um direito do ser humano e é fundamental para a constituição de uma família. “A casa representa o ventre materno e sem ela dependemos de outras pessoas para tudo. Nós queremos promover o cooperativismo Habitacional através de grandes parcerias. O cooperativismo cresce mais rápido quando as parcerias são fortes e juntos poderemos evoluir”, disse.

O diretor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Relações Institucionais do RS, Lino Hamann, afirmou que Tramandaí possui graves problemas habitacionais e, por isso, esse tema deve ser discutido. Ele sugeriu a realização de um grande seminário para ensinar sobre o cooperativismo na região. A mesma lacuna na habitação do Litoral foi destacada pelo vigário paroquial da Igreja Nossa Senhora de Navegantes, frei Miguel Debiasi. “Este Seminário fará a comunidade crescer. Precisamos fomentar o espírito do cooperativismo e promover uma reflexão sobre a sua necessidade a todos que precisam de moradia, pois sem moradia as pessoas perdem o espírito de cidadania”, ressaltou. Debiasi lançou a idéia de criação de uma comissão para prosseguir o trabalho iniciado no Seminário na região.

Entusiasta do cooperativismo e gerente da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social de Tramandaí, José Jairo Bueno da Silva convidou a comunidade local a formar cooperativas. “Cooperativismo é desenvolver e investir em pessoas. Temos que dar as mãos e aprender a navegar. Através do cooperativismo isso é possível”. Também moradora de Tramandaí, Êdela Prediger salientou a importância de levar o cooperativismo para a região. “Temos que lançar essa semente aqui porque esse é o início de tudo. Não podemos abandonar esse grupo que se formou aqui, que é pequeno e pode se expandir”.

Participante do Seminário, Adriano Vieira Pfeifeir enfatizou que o evento proporcionou uma possibilidade na região. “Nossa comunidade tem muita carência em questões habitacionais. Vamos trabalhar para trazer essa cooperativa pra dentro do município.” Também presente no evento, Lídia Oliveira Pires contou que faz parte de uma ONG no município de Imbé, onde existe o projeto Reciclando com a Carroça Legal. A iniciativa oferece vacinação, pintura das carroças e jaleco a carroceiros que trabalham com reciclagem. Segundo ela, a condição precária em que vivem essas pessoas pode ser resolvida com o cooperativismo de Habitação. “Temos que sacudi-los, porque eles querem fazer algo, mas não sabíamos como iríamos iniciar. Agora sei que com o apoio de pessoas que têm experiência com as cooperativas eu vou chegar lá”.

Apoio de autoridades
Diversas autoridades participaram do Seminário Cooperativo de Habitação, declarando apoio à formação de cooperativas na região Litoral e apresentando soluções para o problema de falta de moradias. Entre eles, o presidente do Sicredi Nordeste, Celso Trentin; o gerente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, Gustavo Neto; o representante da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do Estado, Jocelito Vargas; a representante da prefeitura de Farroupilha, Dorli Maria Tonin; e o secretário de Planejamento de Tramandaí, Joel Abraão, que lembrou que é preciso esclarecer os princípios do cooperativismo para que eles não sejam deturpados. “Temos que explicar que o poder público não pode dar tudo às pessoas, que é preciso união e trabalho com os pés no chão para alcançar os objetivos”, acrescentou.

Seminário Cooperativo de Habitação
O Seminário Cooperativo de Habitação debate o cooperativismo Habitacional como estratégia de desenvolvimento. O evento ocorre em forma de seminários regionais, que contam com a presença de cooperativistas, parlamentares, vereadores, autoridades e comunidade. Além de Tramandaí, os encontros já percorreram cinco cidades gaúchas: Não-Me-Toque, Pelotas, São Sepé, Santa Rosa e Caxias do Sul. A iniciativa é promovida pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Frencoop/RS).

Conteúdos Relacionados