fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Ocergs receberá parlamentares federais e apresentará manifesto pela manutenção dos recursos do Sescoop

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS reunirá a Frencoop nacional e a direção da Frencoop estadual na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro, às 8 horas, no Centro de Formação Profissional Cooperativista, para debater a proposta do governo federal que pretende reduzir em 30% os repasses ao Sistema S. Os parlamentares serão recebidos pelos membros da diretoria e colegiados do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e debaterão estratégias e alternativas para enfrentar a situação. O encontro foi agendado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, junto ao vice-presidente da Frencoop nacional, deputado Giovani Cherini, e contará com a participação de deputados federais gaúchos e senadores integrantes da Frencoop nacional. Os deputados estaduais integrantes da direção da Frencoop estadual, presidida pelo deputado Elton Weber, também participarão do café da manhã.

Na oportunidade, os parlamentares receberão um manifesto pela manutenção dos recursos do Sescoop. “O Sescoop/RS aplica com responsabilidade seus recursos na consecução de suas atividades finalísticas, o que é atestado pelas reiteradas decisões dos órgãos controladores. Qualquer redução causará sérios impactos na consecução de suas atividades finalísticas, que correspondem a serviços de natureza pública”, afirma Perius. O pacote fiscal anunciado pela equipe econômica inclui duas medidas provisórias que afetam a arrecadação do Sistema S, que é voltado principalmente para a capacitação profissional.

No Estado, o Sescoop/RS já qualificou 393.780 associados ou empregados das cooperativas em sua área de Formação Profissional e executa cursos de graduação e pós-graduação, que contam com subsídio de 70% do valor das mensalidades.

Na área de Monitoramento, mantém a profissionalização através de ações que promovem a adoção de boas práticas de governança.

Pela Promoção Social, em 2015 serão atendidas mais de 169.000 pessoas, dentro dos programas Aprendiz Cooperativo, Dia de Cooperar, União Faz a Vida, Coprel na Escola, Turminha da Reciclagem e Sementes do Cooperativismo.

As cooperativas do Rio Grande do Sul somam 2,6 milhões de associados e geram mais de 58 mil empregos diretos. Os empregados de cooperativas possuem salário médio 30,3% superior ao do setor privado. Entre os anos de 2010 e 2014, os ingressos das cooperativas apresentaram 68,2% de crescimento. Com um incremento de 10,67% no exercício de 2014, as Cooperativas Gaúchas, somadas, tiveram o ingresso de R$ 31,2 bilhões de reais e geraram em 2014, R$ 1,7 bilhão de reais em tributos. Além disso, as cooperativas desenvolvem as comunidades nas quais estão inseridas, levando desenvolvimento ao campo, reunindo 293 mil produtores rurais; realizando a inclusão financeira de mais de 1,7 milhão de associados; possuem sete hospitais próprios, seis hospitais-dia e 25 pronto-atendimentos; e levam luz e energia a mais de 460 mil famílias em nosso Estado.

Conteúdos Relacionados