Ocergs sedia reunião sobre Plano Nacional de Desenvolvimento Educacional do Sescoop
Técnicos das unidades estaduais do Sescoop das regiões Sul e Sudeste participaram do Encontro Regional do Plano Nacional Desenvolvimento Educacional do Sescoop (PNDES), na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. A reunião iniciou na quarta-feira (15/04) e terminou na sexta-feira (17/04) e englobará as 27 unidades estaduais, em mais dois encontros regionais. O objetivo é formular um documento de referência para orientação e adequação das ações finalísticas do Sescoop nacional.
Na manhã de quinta-feira (16/04), o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, apresentou sugestões ao grupo. Conforme ele, o papel do Sescoop deve ser fundamentalmente de ensino de formação profissional. Já a educação cooperativista deve ser função da OCB e suas unidades estaduais, as OCEs. “Formação profissional envolve graduação. A essência do orçamento deve ser refletida no terceiro grau. O objetivo deve ser formar dirigentes, preparar gestores para cuidar das cooperativas”, destacou. Ele ressaltou a importância dos outros estados formarem universidades, a exemplo da Escola Superior de Cooperativismo, que está em processo de regulamentação pelo Sescoop/RS junto ao Ministério da Educação.
Outra sugestão apontada por Perius foi excluir do PNDES o monitoramento e a promoção social. Para ele, o ideal seria criar outro grupo de trabalho para essas tarefas. “A comissão tem sensibilidade política, quer ouvir as bases e construir uma proposta pedagógica e metodológica para o Sescoop”, acrescentou.
Para o gestor da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG), José Luiz Pantoja, o entusiasmo com que a unidade gaúcha recebeu o PNDES é de extrema relevância. “É muito importante para nós entusiasmo e energia no trato desta questão tão fundamental. Agradecemos à Ocergs, em especial ao presidente Vergilio Perius, por tratar esta questão, que é racional, com emoções", disse.
PNDES
Segundo José Luiz Pantoja, o PNDES vai definir a identidade dos cursos e estabelecerá uma visão de conjunto de todas as ações educacionais do Sescoop. Também vai auxiliar na proposição da concepção educacional, os objetivos, métodos, estratégias e processos para realizá-los. Para auxiliar na execução do Plano, o grupo conta com o Sistema de Gestão Educacional do Sescoop (Siges), uma tecnologia informatizada desenvolvida para unificar a análise das ações de educação do Sescoop e aprimorar o registro do cumprimento das ações da instituição nas suas áreas de atuação.