fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

OCEs do Norte visitam o Rio Grande do Sul

    

     Presidentes de seis OCEs (unidades estaduais do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras) da região Norte do Brasil passaram três dias no Rio Grande do Sul para conhecer um pouco mais sobre o cooperativismo gaúcho. Recebida pela direção do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, a comitiva, que chegou na Capital dia 25 de julho, era formada pelos diretores das unidades do Pará, Ernandes Raiol da Silva; do Acre, Manoel Valdemiro da Rocha; do Amapá, Gilcimar Barros Pureza; do Amazonas, Petrucio Pereira Junior; de Rondônia, Salatiel Rodriges de Souza; e de Tocantins, Ricardo Khoury. “Estamos construindo uma ponte entre o Norte e o Sul do Brasil. Enquanto um aprende com o outro, reduzimos a distância entre nós”, declarou o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
      Na manhã do dia 26, o grupo conheceu as instalações do Centro de Formação Profissional Cooperativista, sede da ESCOOP - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo. Lá, Perius mostrou o panorama do cooperativismo gaúcho, apontando suas dificuldades e conquistas.  O diretor de Relações Sindicais e vice-presidente da Ocergs, Irno Pretto, falou sobre a crescente adesão das cooperativas ao Sindicato da Ocergs. “Em 2006, o Sindicato tinha 244 cooperativas filiadas. Atualmente, este número é 535”, informou.
      À tarde, os visitantes conheceram alguns setores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e conversaram com os coordenadores da entidade. “A integração das unidades estaduais proporciona melhorias imediatas na qualidade dos serviços oferecidos às cooperativas. A troca de experiências abrevia percalços e eventuais dificuldades, racionalizando procedimentos e metodologias administrativas”, opina o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos. 
      O Jurídico foi um dos setores que mais despertou o interesse dos presidentes. “A comitiva conheceu as principais demandas das cooperativas de nosso Estado, viu a estrutura do departamento e as especialidades dos pareceres emitidos. Conversamos sobre legislação e procedimentos administrativos”, conta o gerente jurídico da unidade gaúcha, Mario De Conto. Os cooperativistas da região Norte pretendem seguir o exemplo do Rio Grande do Sul no processo de registro de novas cooperativas na Ocergs, função desempenhada pela área jurídica. 
     A analista econômica do Sescoop/RS, Adriana Yamasaki, foi responsável por apresentar o setor de Monitoramento do Sescoop/RS. “O grupo se surpreendeu em saber que 21 cooperativas utilizam os recursos da Resolução 14, que trata da contratação de uma consultoria especializada para diagnosticar e traçar um plano de saneamento nas cinco principais áreas das cooperativas. Também se interessou por alguns projetos inéditos do setor, como os estudos de alternativas produtivas regionais”, afirma Adriana.
     A visita marcou ainda a intenção de se fazer, no Rio Grande do Sul, um curso MBA (especializado em administração de negócios) para as cooperativas do Norte do Brasil. “O corpo docente, organização e coordenação serão feitos pelo Sescoop/RS, enquanto as OCEs do Pará, Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Tocantins trarão sete professores e 30 alunos para cursarem o MBA”, explica o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
     No dia 27 de julho, a comitiva foi à Nova Petrópolis, Capital Nacional do Cooperativismo. O grupo visitou a Cooperativa Piá, acompanhado pelo presidente da cooperativa de laticínios, Vítor Grings, e pelo superintendente, José Mario Hansen. Depois, os presidentes foram guiados pelo presidente da Sicredi Pioneira, Mário José Konzen, e pelo assessor de Comunicação e representante da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Daniel Hillebrand, pelo roteiro do cooperativismo de Nova Petrópolis. Eles também conheceram a sede primeira cooperativa de Crédito da América Latina.

 

Conteúdos Relacionados