fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Sistema Ocergs apresenta propostas ao BNDES para apoiar cooperativas gaúchas
Featured

Sistema Ocergs apresenta propostas ao BNDES para apoiar cooperativas gaúchas

  • Artigo Inferior 2

Documento entregue solicita a criação de linhas especiais de crédito para fortalecimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul.

O Sistema Ocergs apresentou, nesta segunda-feira (28/04), propostas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fortalecer o cooperativismo no Rio Grande do Sul. As sugestões foram entregues pelo presidente Darci Hartmann ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, durante um almoço promovido pela Assembleia Legislativa do Estado, que reuniu lideranças políticas e representantes de diversos setores. 

Entre as propostas, o Sistema Ocergs solicita a criação de linhas especiais de crédito com prazos estendidos, carência adequada e taxas subsidiadas, adaptadas às especificidades de cada ramo cooperativo. A iniciativa visa apoiar as cooperativas, severamente impactadas por eventos climáticos extremos e sucessivas secas, preservando empregos e incentivando o desenvolvimento regional. 

"O cooperativismo é essencial para a geração de emprego e renda em nosso Estado. Precisamos de apoio para superar os impactos das recentes adversidades climáticas e continuar promovendo a inclusão e o crescimento sustentável", afirmou Darci Hartmann. 

O documento destaca a relevância econômica do cooperativismo no Estado, que responde por 13,1% do PIB gaúcho, movimenta mais de R$ 90 bilhões anuais, conta com 3,8 milhões de associados e gera mais de 75 mil empregos diretos. As cooperativas atuam em diversos ramos, como Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho, Produção de Bens e Serviços e Transporte. 

O Sistema Ocergs também reiterou sua disposição para colaborar na formatação dessas linhas de crédito em parceria com o BNDES e demais entidades representativas do cooperativismo. 

Conteúdos Relacionados