Sistema Ocergs discute estratégias de comunicação para as cooperativas
- Artigo Inferior 3
Especialistas compartilharam suas experiências em palestras online nesta sexta-feira
O quarto módulo do Curso de Educação Política, promovido pelo Sistema Ocergs, teve como foco principal o papel da comunicação estratégica no âmbito do cooperativismo. O evento realizado nesta sexta-feira (11), contou com a participação da gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, e do sócio-diretor de Estratégia e Planejamento da Critério, Cezar Freitas.
O curso teve início com a palestra de Simone Zanatta, que destacou a importância da comunicação nos sistemas cooperativos e suas transformações ao longo dos anos. A gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs enfatizou a necessidade de um novo olhar para a comunicação, que deve ser estratégica e voltada para resultados, visando aumentar a visibilidade do cooperativismo e fortalecer sua representatividade.
Entre os principais tópicos abordados durante a apresentação, ela destacou a comunicação estratégica dentro do cooperativismo, assim como a sua importância nas articulações políticas, e os desafios e oportunidades que surgem neste contexto. “É essencial que mudemos nossa abordagem para uma comunicação que não seja apenas institucional, mas que tenha resultados concretos e visibilidade para o cooperativismo,” afirmou a gerente. Simone apresentou, ainda, exemplos práticos e resultados obtidos por meio de uma comunicação ativa e eficaz, ressaltando a relevância dos canais de comunicação tradicionais, como rádio e televisão, especialmente com o objetivo de alcançar públicos mais amplos.
Cezar Freitas contribuiu com insights sobre a intercooperação na comunicação, ressaltando a importância de uma abordagem coesa e integrada nos diversos canais utilizados pelas cooperativas. Cezar também destacou a necessidade de uma estratégia clara, coerente e que fortaleça a relação entre cooperativas, associados e o público em geral. “Comunicação eficaz é a ponte que une os diferentes ramos do cooperativismo. Precisamos trabalhar juntos para garantir que nossa mensagem seja clara e chegue ao público de forma eficaz,” destacou o sócio-diretor da Critério.
O quarto módulo do curso foi uma oportunidade valiosa para os participantes refletirem sobre suas estratégias de comunicação. As palestras também trouxeram exemplos de como impactar não apenas o funcionamento interno das cooperativas, mas suas interações com o ambiente político e a sociedade em geral para o fortalecimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul.
O próximo encontro do Curso de Educação Política acontecerá no dia 25/10, e terá como tema “Stakeholders, Networking e Parcerias Estratégicas e Reputação”.