fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sistema Ocergs-Sescoop/RS participa do Cooperação em Santa Rosa

     O presidente do Parlamento gaúcho, Giovani Cherini, reafirmou o compromisso de construir uma grande corrente pelo desenvolvimento do Estado por meio da cooperação. Ao apresentar seu programa de gestão para 2010, sob o lema "Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças", no dia 7 de maio, durante a 18ª Fenasoja, em Santa Rosa, o deputado ressaltou que o objetivo é levantar os pontos em comum para a busca de soluções aos principais problemas. Frisou a necessidade de mais discussão sobre temas como o pacto federativo, que repercute na qualidade de vida da população. “Principalmente os prefeitos sentem na própria pele as injustiças tributárias, porque a menor fatia do bolo vai para os municípios, enquanto a esfera federal fica com 63% do valor arrecadado”, exemplificou.
     Cherini disse ao público presente no auditório central do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson que a cooperação pode ser a alternativa para acabar com a fragmentação da sociedade, vivida nos dias atuais. “Precisamos mudar esta cultura através da difusão de valores, da educação, da solidariedade e da responsabilidade social, para que os jovens acreditem no poder positivo do associativismo”, avaliou.
     O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre a importância de despertar nos gaúchos o espírito cooperativo. “As iniciativas neste sentido devem ser elogiadas. Como tão bem expressa o lema de gestão proposto por Cherini, as diferenças são secundárias e o importante é a união do Rio Grande”, disse. Ressaltou ainda a necessidade de que seja seguido o exemplo da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, que criou a Frente Parlamentar do Cooperativismo.
     Durante o evento, Cherini recebeu solicitações de apoio para pleitos da comunidade de Santa Rosa. 
     Entre as autoridades presentes estavam os deputados estaduais Aloísio Classmann e Elvino Bohn Gass; o prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi; o presidente da Câmara de Vereadores, Denir Frosi; e o presidente da 18ª Fenasoja, Marlon Luís Saling.
 
      Resultados efetivos da cooperação
 
     A Cotrirosa e a Coopermil foram apresentadas como cases de sucesso na área da cooperação durante o evento, coordenado pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional e pelo Espaço do Vereador.
     Concentrando sua atuação em grande parte da região Noroeste, a Cotrirosa foi fundada em 29 de junho de 1968, por um grupo de 77 agricultores imbuídos do espírito de solidariedade e de ajuda mútua. O trabalho é voltado à assistência técnica, orientação aos associados, modernização da agricultura, repasse de recursos financeiros para o custeio das lavouras de trigo e soja e formação de uma estrutura de armazenagem para 220 mil toneladas de grãos. Também investe na atividade leiteira e possui rede de supermercados com 19 unidades.
     Conforme o presidente da Cooperativa, Eduino Wilkomm, a Cotrirosa vem crescendo nestes quase 42 anos devido ao espírito cooperativo dos associados. “A nossa história é marcada por desafios e conquistas, fruto do trabalho cooperativo e do espírito empreendedor de pessoas que souberam administrar e foram competentes em obter resultados”, destacou. De acordo com ele, são cinco mil e 200 associados, em 17 unidades que atuam em 13 municípios.
     A Coopermil iniciou suas atividades em 27 de agosto de 1955, com o trabalho desenvolvido por agricultores na localidade de Centenário, no interior do município de Tuparendi. Ao longo de mais de meio século, enfrentou dificuldades, venceu obstáculos e acumulou conquistas que construíram uma imagem positiva na região. Com o objetivo de fortalecer a produção agropecuária e o sistema cooperativo, a atuação está direcionada a possibilitar melhor qualidade de vida ao produtor, através da diversificação da produção.
     O diretor-presidente da Coopermil, Joel Antonio Capeletti, informou que a área de atuação abrange 17 municípios, com 12 unidades de recebimento de grãos, 11 supermercados, e 10 lojas de insumos e ferragens. Também ilustrando os resultados positivos da cooperação, o presidente da CCGL, Caio Vianna, anunciou o rateio do ICMS adicionado da indústria de lácteos de Cruz Alta, no valor de R$ 17 milhões, repassados a 184 municípios que forneceram o leite durante o exercício de 2009. “É um exemplo vivo da cooperação de produtores, cooperativas e comunidades locais, partilhando o imposto gerado em uma cidade por todos aqueles que contribuíram na cadeia produtiva do leite”, destacou. A iniciativa é inédita no País na área de lácteos.

* Texto de Adriana Davoglio

Conteúdos Relacionados