fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sistema promove café da manhã com a senadora Ana Amélia Lemos

 

 

      O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu, na manhã de hoje (08/09), um café da manhã com a presença da senadora Ana Amélia Lemos e lideranças do cooperativismo gaúcho. “Além do apreço que tenho pelo cooperativismo do meu Estado, acho que, em um sistema moderno e capitalista, a cooperação é o caminho mais indicado”, afirmou a senadora.

      O encontro ocorreu no Centro de Formação Profissional Cooperativista do Sescoop/RS, em Porto Alegre. Assuntos como legislação cooperativa, educação e saúde foram discutidos informalmente, na presença de cerca de 20 pessoas.

Educação

      Ana Amélia Lemos é representante do ramo Educacional na Frencoop (Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo) do Senado e falou sobre o projeto de Lei 250/2009, de autoria da ex-senadora Marisa Serrano, que está em caráter terminativo na Comissão de Educação. O relator, senador Pedro Simon, já deu parecer favorável ao Projeto, que visa promover alterações na Lei 11096/2005.

      A Lei de 2005 exclui do Programa Universidade para Todos (Prouni) estudantes de escolas mantidas por cooperativas. Ana Amélia defende que o critério para o acesso a bolsas de estudos deve seguir o mesmo princípio das cotas – o de renda. “A questão principal deve ser a econômica”, afirmou.

     “O Sistema Ocergs-Sescoop/RS tem um grande envolvimento com a educação. Gostaria de receber sugestões das cooperativas sobre este tema, para que este não se torne um projeto individual”, solicitou a senadora.

Saúde

      O vice-presidente da Ocergs, Irno Pretto, parabenizou Ana Amélia pelo trabalho na representação do Rio Grande do Sul e solicitou o acompanhamento de projetos que envolvam o ramo Saúde. Segundo ele, as agências reguladoras, especialmente a ANS (Agência Nacional de Saúde), têm punido gravemente cooperativas de Saúde como a Unimed e a Uniodonto.

      Para Ana Amélia, a saúde é um dos principais problemas a serem resolvidos no Brasil. “Os hospitais públicos estão uma calamidade, inclusive em Brasília, capital federal. Aí sistemas como a Unimed agem, mas são punidos. Esta é uma das incoerências deste País”, lamentou a senadora.

Agroenegócio

      Representantes do cooperativismo Agropecuário, como o presidente da FecoAgro/RS (Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS), Rui Polidoro Pinto, levantaram a questão do acesso ao crédito para as cooperativas de produção agrícola.

      Segundo Ana Amélia, há previsão de que, em cinco anos, a Argentina ultrapasse o Brasil na produção de grãos, e um dos motivos é exatamente o acesso ao crédito e financiamentos. “A Argentina tem um território menor, mas o câmbio é mais favorável, há menos juros, tributação e regulação ambiental e o acesso ao crédito é mais fácil”, comparou.

Crédito 

      Segundo Ana Amélia, o Banco Central tem uma posição extremamente favorável a cooperativas de Crédito.

      O presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Müller, afirmou que o Crédito é um dos ramos com a legislação mais adequada ao seu desenvolvimento e que isso foi construído ao longo do tempo. “A articulação com o governo é muito importante. Só temos a agradecer pelo seu trabalho, tanto como senadora quanto como jornalista”, disse Müller à Ana Amélia.

Trabalho pelo cooperativismo

      Ana Amélia Lemos reiterou que seu gabinete em Brasília está à inteira disposição do sistema cooperativista. “Não é necessário marcar audiência, as portas estão sempre abertas”, garantiu a senadora, que apresentou seu coordenador político, Marco Aurélio Ferreira. “Saber sua avaliação dá ainda mais responsabilidade ao meu trabalho como senadora, assim como disposição para trabalhar”, finalizou a senadora.

      Ao final, Ana Amélia foi presenteada com uma cesta de produtos de cooperativas gaúchas.
 

Conteúdos Relacionados