NOTÍCIAS
Aurora completa 95 anos e alcança faturamento de R$ 874 milhões
Cooperativismo da Serra Gaúcha comemora crescimento recorde em 2025 com a força do enoturismo.
A Cooperativa Vinícola Aurora chega aos 95 anos mostrando, na prática, a força do cooperativismo na Serra Gaúcha: em 2025, a Aurora alcançou faturamento recorde de R$ 874 milhões e cresceu 3,9% nas vendas. No mesmo movimento, o suco de uva ganhou ainda mais espaço no mercado, os espumantes seguiram em expansão e o enoturismo manteve a cooperativa entre os roteiros mais procurados da região.
Fundada em Bento Gonçalves, em 1931, por 16 famílias produtoras de uva, a Aurora se consolidou como a maior vinícola do Brasil. Hoje, reúne cerca de 1,1 mil cooperados e cultiva aproximadamente 3 mil hectares de vinhedos na Serra Gaúcha, com um portfólio de cerca de 220 produtos.
Vendas em alta e portfólio forte
O crescimento de 2025 foi puxado pelo bom desempenho de todas as categorias. Entre os destaques, o suco de uva teve incremento de 10,8% nas vendas e representa 38% de share no Brasil, segundo a Uvibra.
Já os espumantes avançaram 3,4% em 2025. De acordo com dados da Scanntech, a Aurora mantém a vice-liderança no mercado nacional, reforçando a presença no segmento das borbulhas.
Safra maior e vindima movimentando a Serra
Impulsionada por uma das maiores safras de sua história, a cooperativa projeta 85 milhões de quilos de uva, volume 18,7% superior ao da última colheita. Com a vindima atingindo seu pico em fevereiro, a Aurora também estima receber cerca de 30 mil visitantes nos dois primeiros meses do ano – um reflexo da busca por turismo de experiência na região.
Enoturismo: mais visitantes e expectativa de manter o ritmo
Em 2025, as três unidades abertas ao público – Aurora Città e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, além dos vinhedos de Pinto Bandeira – receberam 260,8 mil pessoas, alta de 55% em relação a 2024, ano impactado pelas enchentes e deslizamentos no RS. Para 2026, a expectativa é manter um fluxo semelhante.
ESG e governança no centro da estratégia
No campo da sustentabilidade, a cooperativa avançou na consolidação da estratégia ESG com a publicação do Relatório de Sustentabilidade, em outubro de 2025, alinhado a boas práticas de governança e ao processo de dupla materialidade.
Para o presidente da cooperativa, Renê Tonello, os resultados são reflexo direto do trabalho coletivo. “A Aurora é construída por milhares de famílias que ajudam a desenvolver o campo e a cidade. Unimos tradição e inovação em toda a cadeia, desde a matéria-prima na parreira, passando pela indústria, até chegar aos pontos de venda e aos consumidores no Brasil e Exterior, traduzindo-se na excelência da marca Aurora”, destaca.
Edição especial e homenagem às origens
Como parte das comemorações pelos 95 anos, a Aurora vai lançar um vinho tinto de edição especial, com venda exclusiva nas lojas próprias e no e-commerce da marca: loja.vinicolaaurora.com.br.
E no dia 14 de fevereiro, na praça do bairro Borgo, em Bento Gonçalves – ponto simbólico onde os 16 associados se reuniam em 1931 – haverá missa e a inauguração de um memorial, com a instalação de uma pedra e placa alusiva à primeira sede da cooperativa.