Curso de Educação Política discute relações institucionais e construção da reputação no cooperativismo
- Artigo Secundário 3
Especialistas apresentaram experiências sobre o papel das lideranças na elaboração de uma boa imagem das organizações
O quinto módulo do 1º Curso de Educação Política do Sistema Ocergs teve como destaque o papel crucial da reputação no ambiente corporativo. O encontro, realizado nesta sexta-feira (25), contou com as palestras da gerente de desenvolvimento humano do Sistema Ocergs, Carolina Scherer, e da sócia-diretora da Critério - Resultado em Opinião Pública, Soraia Hanna.
Carolina Scherer falou da importância de os líderes se tornarem protagonistas no desenvolvimento de suas equipes, enfatizando como a reputação afeta a confiança dos stakeholders e a competitividade das cooperativas. "A liderança tem um papel estratégico na construção da imagem e reputação de uma organização. A credibilidade dos diretores e gerentes impacta diretamente a marca que representam", afirmou. Ela também abordou a necessidade de se trabalhar em um ambiente de confiança, em que a valorização do capital humano seja o centro para a produtividade e resultados positivos.
Soraia Hanna complementou a discussão tratando sobre gestão de reputação e relações institucionais. "A reputação é construída dia a dia, e não se trata apenas de visibilidade. É sobre as relações que estabelecemos e a confiança que cultivamos", disse. A diretora compartilhou sua vasta experiência em gestão de crise, ressaltando a importância de uma narrativa coerente que reflita a verdadeira essência da organização.
As duas palestras destacaram o impacto da reputação corporativa, não só na conquista de mercado e clientes, mas também na fidelização de talentos e no fortalecimento da marca. As discussões fomentadas por Carolina e Soraia demonstraram a interdependência entre liderança eficaz e uma bem-sucedida gestão de reputação, fornecendo aos participantes ferramentas para enfrentar desafios dessa ordem nas cooperativas.