fbpx
Ex-secretários da Agricultura do RS se reúnem na Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs
Featured

Ex-secretários da Agricultura do RS se reúnem na Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs

A Casa do Cooperativismo na Expointer recebeu nesta quarta-feira ex-ministros e ex-secretários da Agricultura do Rio Grande do Sul para um almoço. O evento, que já é uma tradição do Sistema Ocergs em sua casa durante a feira, teve um significado ainda mais importante, pois acontece logo após a maior tragédia climática que já atingiu o Estado. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, saudou os convidados, destacando os números do cooperativismo e sua importância para a reestruturação do Estado.

 

“O Sistema Ocergs coloca a nossa casa à disposição para essa reconstrução. Estamos otimistas e acreditamos que a Expointer será essa virada de chave para superarmos os problemas”, saudou Hartmann.

Estiveram presentes o ministro para Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, e também o atual secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn. Pimenta destacou que o almoço foi a oportunidade de reverenciar e homenagear os líderes do Agro no Estado.

 

“Cada secretário, na sua época, foi pavimentando um caminho que transformou o Rio Grande do Sul nessa grande referência do agro e, de certa forma, fez com que o Brasil se tornasse a potência que é hoje. Esta é uma iniciativa muito importante e que bom que está acontecendo aqui na Ocergs”, destacou.

O secretário Clair Kuhn valorizou a oportunidade de aprender com as ações do passado para conduzir a reconstrução necessária hoje.

 

“Esse é o momento de revisitar o que já foi feito para relembrar ações e quem sabe utilizá-las. Quando o presidente Darci abre as portas do cooperativismo, ele nos mostra mais uma vez que cooperarmos uns com os outros é o caminho. E ainda temos a cooperar para restaurar todos os problemas e deficiências em virtude das chuvas e também das últimas secas”, afirma Kuhn.
Experiência à disposição do Rio Grande do Sul

            Participaram do almoço dos ex-secretários também nomes que atuaram como ministros da agricultura e até liderando o governo estadual. O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Agropecuária Pedro Simon foi um deles. Para Simon, o encontro foi vital para debater o momento pelo qual passa o Estado.

 

“Nós sofremos, tivemos graves problemas, mas não há dúvida que vamos encontrar a saída. E essa saída passa por essa casa do cooperativismo, passa por todos darmos as mãos e construirmos o futuro”, disse o ex-governador.
            Também ex-ministro e secretário da Agricultura estadual em três governos – Simon, Rigotto e Sartori – Odacir Klein, salientou que um almoço com ex-secretários é simbólico. “Temos aqui o passado que nos serviu de lição e o presente que é o momento para a decisão e ação”, disse.

O ex-secretário relembrou as graves estiagens que enfrentou e disse que é preciso que os governantes estejam preparados para este novo grau de evento climático que as enchentes de maio impuseram.

“Não podemos deixar de nos preocupar com o futuro. Para reconstruir, é preciso ter o espírito de superar dificuldades em sequência. Não conseguiremos sem planejamento, sem ousadia e coragem”, concluiu. 

Conteúdos Relacionados