fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Encontro do comitê Elas pelo Coop RS reuniu mulheres cooperativistas na Expointer
Featured

Encontro do comitê Elas pelo Coop RS reuniu mulheres cooperativistas na Expointer

Protagonismo, pertencimento e comunidade. Os três itens aproximam o Cooperativismo da “Economia da Paixão”, que foi um dos temas do encontro do comitê Elas pelo Coop RS, que aconteceu nesta quinta-feira, na Casa do Cooperativismo na Expointer. Na ocasião, a nova equipe de coordenação do comitê foi apresentada. A jornada da Economia da Paixão e a relação do conceito com as cooperativas foi tema da palestra de Paula Costa, pesquisadora e comunicóloga.

A palestrante iniciou sua fala pedindo que as mulheres presentes respirassem e se olhassem. O objetivo era a conexão, princípio chave para a economia da Paixão. “Conexão é protagonismo, pertencimento e comunidade e as cooperativas conhecem bem esses temas, não é?”, brincou com o público. A Economia da Paixão é orientada pelo conceito de comunidade, conforme explica Paula. “Ela consiste em a gente entender que todo o nosso funcionamento em qualquer coisa, seja um modelo econômico,de negócio, família, equipe de trabalho, é baseada no funcionamento coletivo. A gente sociologicamente depende de um dos outros para sobreviver”.

O comitê Elas Pelo Coop RS tem o objetivo de estimular e disseminar o protagonismo feminismo no cooperativismo gaúcho, por meio de ações de capacitação e integração com as cooperativas. A palestrante destacou que o trabalho é vital para a jornada das mulheres dentro das cooperativas. “Essa evolução não acontece da noite para o dia, mas com uma jornada de encontros recorrentes e de aprendizados somados como a do comitê. Isso é evolução contínua e esse é o melhor formato para ela acontecer”, conclui.

Nova equipe diretiva

            As novas gestoras do comitê, escolhidas em eleição feita no mês de julho, foram apresentadas no encontro desta quinta-feira. A coordenadora do comitê será Agueda Kunz, da cooperativa Cotrijal. “Me sinto muito honrada em coordenar o comitê, que é um desenvolvimento cooperativo, de colaboradores e direção, em prol da mulher cooperativista”, destaca.

            A nova coordenadora disse ainda que o objetivo de sua gestão será reforçar a referência do Comitê tornando-o exemplo para outras cooperativas e empresas. “Queremos nos tornar essa referência por agregar mais cooperativas e fazer com que elas criem também os seus comitês”, disse. A vice-coordenadora será Luana Elicker, do Sicredi Região da Produção,e a secretária será Fátima Hallal, da CoeducaRS. A supervisora de mídias sociais, que até então coordenava o comitê, Rafaeli Minuzzi, apresentou cada uma das funções e explicou que o papel do Sistema Ocergs é apoiar e dar protagonismo a iniciativas como essa.

.

Avança Mulher Empreendedora

Também participaram do encontro, representando o programa do governo do Estado Avança Mulher Empreendedora, a secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, com a presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren de Vargas Momback. Elas reapresentaram o programa, que foi repensado para contemplar empreendedoras em situação de vulnerabilidade climática.

O Sistema Ocergs participa do programa como parte do grupo de trabalho Capacitação e Formação, que tem encontros mensais. A presidente da JucisRS destacou a importância da atuação das cooperativas e do comitê como forma de empoderar e incentivar mulheres empreendedoras que precisam reconstruir o que perderam e colocando as cooperativas como um caminho. A Secretária Lisiane complementou: “Cada comitê de mulheres que a gente vê nos mostra a sociedade avançando”, conclui.

Conteúdos Relacionados