fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Expointer: Dia C movimenta a Casa do Cooperativismo e atrai cerca de 1 mil pessoas no primeiro dia de feira
Featured

Expointer: Dia C movimenta a Casa do Cooperativismo e atrai cerca de 1 mil pessoas no primeiro dia de feira

  • Artigo Secundário 1

Mobilização nacional apoiada pelo Sistema Ocergs confere visibilidade às ações de impacto socioambiental das cooperativas

Em celebração ao Dia C - Dia de Cooperar, o Sistema Ocergs promoveu, neste sábado (30), uma série de atividades junto à Casa do Cooperativismo na Expointer 2025. A mobilização nacional tem o objetivo de conferir visibilidade às ações de impacto socioambiental das cooperativas brasileiras. Entre as atividades, houve distribuição de balões, sementes de girassol e alface, pipoca doce e salgada, além de gibis sobre educação financeira e informativos sobre doação de sangue. As crianças ainda fizeram fila para sair com as bochechas pintadas na ação de pintura facial.

Atração à parte, os mascotes das cooperativas conquistaram os pequenos. O porquinho do Sicoob, a vaquinha da CCGL, a abelhuda do Sicredi, o cachorro da Cresol e a gotinha do Instituto Unimed atraíram muitos cliques. Símbolo do Dia de Cooperar, o mascote mãozinha também fez sucesso ao desfilar pela feira. A ação no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foi realizada em parceria com sete cooperativas. Pelo interior do estado, também houve ações de engajamento da comunidade.

 “O Dia C é uma data especial que celebra, em todo o Brasil, a responsabilidade social assumida pelas cooperativas. A agenda ESG, de que tanto falamos agora, nasce com o cooperativismo, que carrega essa essência nos seus sete princípios norteadores. Esse olhar para o desenvolvimento integral das comunidades se traduz em ações concretas que beneficiam todo o entorno da cooperativa”, justifica a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.

Somente neste primeiro dia de feira, cerca de 1 mil pessoas passaram pela Casa. Neste ano, o espaço homenageia os biomas e a biodiversidade do Rio Grande do Sul, com painéis educativos e jogos que ressaltam a importância da produção e do consumo sustentáveis. 

Professora em São Leopoldo, Daiane Machado interagiu com o game Clima em Movimento, em que o participante é convidado a “limpar o planeta”, retirando o maior volume de resíduo possível da natureza em troca de um brinde. Ela elogiou a iniciativa e a temática desta edição. “Eu como professora de geografia adorei. Estamos trabalhando esse assunto na escola”, comentou.

Acompanhada do marido e da filha de 15 anos, a dona de casa Lucineia Soares, de Portão, foi atraída pela estrutura verde montada no interior da Casa. “O espaço está muito bonito. A gente vê uma bela natureza, uma paisagem bonita, um verde, né? Natureza é tudo. Se não cuidarmos agora, o que vamos deixar para os mais novos? Para as próximas gerações?”, indagou.

Painéis abertos ao público

Mais do que um ponto de encontro, a Casa funciona como uma plataforma de relacionamento, negócios e experiências imersivas voltadas à agenda ESG. A programação segue com uma série de painéis e reuniões que envolvem agronegócio, governança e sustentabilidade.

Na segunda-feira (1º), um bate-papo mediado pela jornalista Giuliana Morrone vai apresentar cases de cooperativas alinhados à agenda ESG. Já na sexta (5), o painel “Água para Alimentar o Amanhã” tratará do tema irrigação, e envolverá Sicredi, Cotripal, Coprel e Comitê Geração C do RS. A mediação será feita pela comunicadora Rosana Jatobá.

A semana se encerra com o Happy Hour com Propósito – Sabores do Bioma, que proporcionará degustação de produtos orgânicos e biodinâmicos de cooperativas. O preparo das receitas será feito pela influenciadora Guria Natureba.

“Negócios, diálogo e compromisso com o futuro andam juntos. E é isso que levaremos, com orgulho, para cada visitante que estiver na nossa Casa”, resume o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.

Confira a programação completa:

30/08 | Das 10h às 16h – Dia C
  •  Ações solidárias e de conscientização ao longo do dia, com distribuição de pipocas e sementes, doação de sangue, oficinas de educação financeira e presença de mascotes para aproximar o público do cooperativismo.
01/09 | Das 14h às 15h30 – ESG e Impacto Social: O Bioma com Valor Compartilhado
  • Bate-papo “ESG que transforma”, mediado por Giuliana Morrone com cases da Vinícola Aurora, Coasa e Cooperlíquidos.
03/09 – Elas pelo Coop RS
  • Palestra “O Futuro é Coop”, com Martha Gabriel. Evento exclusivo para integrantes do Comitê Elas pelo Coop RS.
05/09 – Água, Clima e Cooperação: O Bioma Enfrentando Extremos
  • 14h – Painel “Água para Alimentar o Amanhã”, com Sicredi, Cotripal, Coprel e Comitê Geração C RS, mediação de Rosana Jatobá.
  • 17h – Happy Hour com Propósito – Sabores do Bioma, degustação da Guria Natureba com produtos orgânicos e biodinâmicos de cooperativas.

Os eventos têm vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Conteúdos Relacionados