
Fundo Social fortalece sustentabilidade em cooperativas do Noroeste gaúcho
- Artigo Secundário 1
Três iniciativas de impacto socioambiental receberão apoio do Sescoop/RS, que destinará R$ 3 milhões a 17 projetos em todo o estado.
Três iniciativas de destaque no Noroeste do Rio Grande do Sul foram contempladas pelo Fundo Social do Sescoop/RS em 2025, que irá investir R$ 3 milhões em 17 projetos de cooperativas gaúchas, beneficiando mais de 20 mil pessoas. As ações lideradas por coops da região de Santa Rosa promovem a educação ambiental, o cooperativismo, a economia circular e a sustentabilidade, impactando diretamente escolas, jovens, colaboradores e comunidades.
Multiplicadores Lixo Zero
O projeto Multiplicadores Lixo Zero, idealizado pela Cooperconcórdia, foi selecionado pelo terceiro ano consecutivo. Com apoio da bióloga Carine Zambonato, a iniciativa cresceu desde sua criação em 2021 e, em 2025, se expandirá para oito municípios em quatro regiões do estado, com parceria das cooperativas Cermissões, Unimed Fronteira Noroeste/RS, Camnpal, Cotrifred e Unimed Missões. A proposta atenderá mais de 900 pessoas, entre estudantes, colaboradores e famílias.
O programa inclui quatro módulos: separação e destinação de resíduos; cooperativismo e economia circular; mudanças climáticas e análise gravimétrica com uso de aplicativo. A metodologia prevê oficinas, compostagem nas escolas e apoio de instituições como a Tetra Pak.
EcoLíderes: jovens à frente da transformação
Com foco na juventude, o projeto EcoLíderes da Sicredi União RS/ES também foi contemplado. A proposta envolve 400 alunos de 12 a 17 anos, em encontros semanais no contraturno escolar entre maio e setembro. Os jovens participam de atividades práticas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pegada ecológica e cooperativismo, com apoio da Cooperconcórdia.
Os treinamentos incluem simulações e jogos sobre consumo consciente e gestão de cooperativas de reciclagem. “Queremos que esses jovens se tornem multiplicadores em suas comunidades”, afirma Tânia Pires de Almeida, da Sicredi União RS/ES.
CongregaCoop: conexão entre gerações
A Cotrirosa é responsável pelo projeto CongregaCoop – Preservando Gerações, que organizará um evento estadual com foco em sucessão familiar, inovação, sustentabilidade e mudanças climáticas. Com expectativa de mais de 3 mil participantes, a programação gratuita terá palestras, hackathon e oficinas práticas. Rodadas preparatórias mobilizarão cooperados dos 18 municípios de atuação da cooperativa.
“Queremos transformar ideias em ações concretas e duradouras”, destaca Nelinho Graef, analista de Inovação da Cotrirosa.
Leia também:
Conheça os projetos contemplados pelo Fundo Social do Sescoop/RS em 2025
Notícias