
Jovem cooperativista gaúcho é premiado com bolsa internacional de estudos
- Nenhum
Projeto de inovação agrícola sustentável leva Vitor de Morais Corá à Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito na Suécia.
O jovem Vitor de Morais Corá, natural de Capão Bonito do Sul (RS), foi contemplado com uma bolsa internacional de estudos por meio do Programa de Incentivo a Lideranças Jovens no Cooperativismo (WYCUP). Integrante do Comitê Jovem da Sicredi Ibiraiaras RS/MG, Vitor se destacou com o projeto "Inovação no Campo", que propõe práticas agrícolas sustentáveis em sua propriedade rural no Assentamento 25 de Novembro e em outras comunidades.
Formação cooperativista e destaque nacional
Em 2024, Vitor participou de mentorias promovidas pela Fundação Sicredi e pela consultoria Impact HUB, de São Paulo, junto a mais de 250 jovens. Os participantes foram desafiados a desenvolver projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O projeto de Vitor avançou para o Demoday, em novembro, onde foi apresentado a uma banca avaliadora nacional.
Reconhecimento internacional
Em março de 2025, Vitor foi um dos dois brasileiros selecionados entre 87 inscritos de 23 países para receber a bolsa do WYCUP. A premiação será entregue durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC), que ocorrerá de 14 a 16 de julho em Estocolmo, Suécia. O evento é promovido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU).
Impacto e inspiração
Para Vitor, a experiência no Comitê Jovem do Sicredi foi fundamental para seu crescimento pessoal e profissional. “As atividades dentro do Comitê abriram portas para impulsionar mudanças significativas em minha comunidade e minha vida, além de contribuir para que eu possa incentivar outros jovens na busca por conhecimento”, afirmou.
Notícias