
Liderança gaúcha no Geração C: Larissa Zambiasi assume a coordenação
- Artigo Secundário 2
O vínculo de Larissa Zambiasi com o cooperativismo a levou a trilhar um caminho de formação e atuação direta no movimento cooperativista.
O Geração C inicia um novo ciclo de liderança, e desta vez, com um destaque especial para o cooperativismo gaúcho. Larissa Zambiasi, integrante do Geração C RS, foi eleita coordenadora do Comitê Nacional de Jovens Cooperativistas do Sistema OCB, tornando-se a primeira gaúcha a ocupar esse cargo.
A nova coordenação, eleita em fevereiro e com mandato até 2027, tem como missão ampliar a representatividade da juventude no cooperativismo, fortalecendo a participação dos jovens no quadro social das cooperativas e estimulando sua preparação para cargos de liderança.
Além de Larissa na coordenação, a equipe é composta por Lucas Zorzette (GO), como vice-coordenador; Elaine Souza (RJ), como suplente; e Daniele Scopel (BA), como secretária. O grupo já iniciou os trabalhos com um plano estratégico voltado à capacitação e ao protagonismo da juventude cooperativista.
Uma trajetória de compromisso com a juventude cooperativista
A ligação de Larissa Zambiasi com o cooperativismo começou cedo. Desde criança, acompanhava seus pais na cooperativa agropecuária. Esse vínculo se fortaleceu ao longo dos anos, levando-a a trilhar um caminho de formação e atuação direta no movimento cooperativista.
- 2016 – Ingressou na faculdade de Gestão de Cooperativas, concluindo a graduação em 2018.
- 2019 – Foi Jovem Embaixadora do Cooperativismo Brasileiro e participou do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC).
- 2020 – Participou da constituição do Comitê Nacional de Jovens Cooperativistas.
- 2022 – Passou a atuar como Secretária Executiva da coordenação do Geração C Nacional.
- 2023 – Contribuiu para a criação do Comitê de Jovens do Sistema Ocergs, fortalecendo a atuação da juventude cooperativista no Rio Grande do Sul.
- 2024 – Foi eleita Coordenadora do Geração C RS, participou do lançamento do Manual de Implementação e Constituição de Comitês de Jovens Cooperativistas, apoiou a criação do comitê da Cooperconcórdia Santa Rosa e esteve presente no 15º CBC.
- 2025 – Eleita Coordenadora Nacional do Geração C, assumindo a maior responsabilidade de sua trajetória dentro do movimento cooperativista.
Em sua fala ao assumir o cargo, Larissa reforçou o compromisso da nova coordenação em garantir que os jovens tenham cada vez mais representatividade dentro do quadro social das cooperativas. "Nosso propósito é somar a vitalidade dos jovens à experiência dos líderes cooperativistas. Queremos preparar a continuidade do cooperativismo brasileiro para um futuro cada vez mais cooperativo."
O impacto do Geração C no cooperativismo nacional
Desde sua criação, o Geração C tem sido um espaço essencial para a formação de jovens lideranças dentro do cooperativismo. Hoje, 19 estados já contam com representantes no comitê, sendo 9 deles com comitês estaduais estruturados.
Segundo Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, a expansão do Geração C nos últimos anos reflete a importância da inclusão e renovação no movimento cooperativista. "Os jovens trazem inovação, respostas rápidas para desafios antigos e impulsionam mudanças essenciais para o futuro do cooperativismo. Nosso objetivo é que, em breve, todos os estados tenham seus comitês estruturados."
Com essa nova coordenação, a expectativa é que o Geração C continue crescendo, ampliando sua presença e fortalecendo ainda mais a voz da juventude dentro do movimento cooperativista brasileiro.
Leia mais:
Notícias