Programa da Cooperativa Santa Clara é referência para inserção de jovens no cooperativismo gaúcho
- Artigo Secundário 1
Iniciativa conta com apoio do Sescoop/RS, responsável pela parte teórica do programa
A adolescência é um período importante na vida, pois é quando é iniciado o planejamento do futuro, principalmente da vida profissional. Para ajudar jovens gaúchos a conhecerem, entenderem e terem um interesse despertado na carreira - e quem sabe em seguir no cooperativismo, a cooperativa Santa Clara, há dois anos, vem consolidando o Programa de Desenvolvimento de Aprendiz. A iniciativa conta com o apoio do Sescoop/RS, responsável pela parte teórica do programa, enquanto a prática é desempenhada no dia a dia da cooperativa.
O programa é promovido pelo setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Recursos Humanos e vai além da parte teórica e prática realizando encontros trimestrais, que acontecem na Cooperativa, localizada em Carlos Barbosa, na Serra gaúcha. Tendo como base o Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS jovens de 14 anos completos a 24 anos incompletos, que atuam na cooperativa, aprendem nas aulas teóricas sobre profissão, cultura cooperativista, pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência. O programa, que ocorre na Santa Clara desde 2022, também contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.
É no auditório do escritório central da Cooperativa Santa Clara que mais de 150 jovens de diferentes setores já se reuniram para acompanhar um cronograma de oito encontros. Nas atividades, os jovens têm a oportunidade de compartilhar experiências, participar de momentos de integração e dinâmicas que favorecem o seu desenvolvimento. Entre os principais tópicos abordados estão: integração, postura profissional, o mundo do trabalho, autoconhecimento, comunicação, escuta, empatia, trabalho em equipe, negociação e inteligência emocional. Já no último encontro, os aprendizes são orientados sobre seu futuro profissional, incentivando-os a seguir nos estudos e refletir sobre suas escolhas de carreira.
A coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema Ocergs, Rafaela Comerlato, explica que, por meio do programa, os jovens podem se preparar para o mercado de trabalho, proporcionando empregabilidade para os jovens, já que muitos, ao final do programa, podem ser permanentemente contratados pela cooperativa.
O jovem interessado precisa realizar uma seleção diretamente com a cooperativa Santa Clara. As próximas turmas já estão com inscrições abertas até dia 16 de fevereiro para início de abril.
Saiba mais sobre o Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS aqui.