fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Projeto Multiplicadores Lixo Zero inicia com engajamento regional

Projeto Multiplicadores Lixo Zero inicia com engajamento regional

  • Artigo Inferior 2

Ação promovida pela Cermissões e Cooperconcórdia mobilizou 200 estudantes em Caibaté e Mato Queimado 

A Cermissões, em parceria com a Cooperconcórdia e apoio do Fundo Social do Sistema Ocergs, concluiu a primeira etapa do projeto Multiplicadores Lixo Zero nos dias 9 e 10 de abril, na sede da AFUCER, em Caibaté. A iniciativa reuniu cerca de 200 estudantes de escolas dos municípios de Caibaté e Mato Queimado, promovendo educação ambiental e incentivando práticas sustentáveis nas comunidades da região. 

Participaram da programação escolas como José Adolfo Meister, Dom Bosco, Cristo Rei, Santo Estanislau, Raimundo de Paula, São Carlos e Nossa Senhora Conquistadora. A abertura contou com a presença de autoridades locais, como o vice-prefeito de Mato Queimado, José Fengler, e o presidente em exercício da Cermissões, Diomedes Rech. A secretária de Educação de Caibaté, Marlei Leal Welter, também prestigiou as atividades. 

Durante os dois dias, os alunos assistiram palestras e participaram de dinâmicas sobre os conceitos do movimento Lixo Zero, cooperativismo e economia circular. As atividades foram conduzidas por Carine Zambonato e Marísia Hoffmann, com metodologia voltada à formação de jovens multiplicadores ambientais. 

Segundo Marísia, a primeira etapa teve adesão positiva das escolas e participação ativa dos estudantes. Ela destacou ainda o apoio de educadores, famílias e prefeituras, ressaltando que muitos dos alunos são filhos de associados da Cermissões. Também houve incentivo à campanha de arrecadação de tampinhas plásticas, revertidas para entidades sociais. 

A segunda etapa do projeto está prevista para os dias 5 e 15 de setembro, novamente na sede da AFUCER, com destaque para a participação da escritora Seli, certificada pela ONU para atuar com a Carta da Terra. 

Leia mais:

Conteúdos Relacionados