Featured
Quer abrir uma cooperativa? Conheça as etapas e conte com o apoio do Sistema Ocergs
- Artigo Inferior 1
Com ajuda do Sistema Ocergs, você consegue mudar de vida e impactar na comunidade inserida por meio do cooperativismo
Você sabia que a comunidade em que mora, trabalha e estuda já foi impactada positivamente por uma cooperativa? O cooperativismo é um modelo de negócio baseado no trabalho coletivo, presente em todos os setores da economia, unindo desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. E, claro, geração de emprego, de ajuda e de distribuição de riqueza local e para o Rio Grande do Sul.
Quer abrir uma cooperativa? O Sistema Ocergs te apresenta as etapas necessárias para acabar, de vez, com todas as suas dúvidas.
Mas primeiro: você sabe o que é uma cooperativa? São organizações econômicas compostas por indivíduos que compartilham objetivos comuns e adotam uma gestão democrática. As coops são negócios competitivos e rentáveis e se destacam por colocarem as pessoas em primeiro lugar.
Normalmente, uma cooperativa precisa de, no mínimo, 20 pessoas para ser constituída. Mas no caso das cooperativas de trabalho ou produção, sete pessoas são suficientes. Quando tiver formado o grupo, procure o Sistema Ocergs para auxiliar nos próximos passos e saber se ele está alinhado aos princípios cooperativistas e se existem outras cooperativas fazendo a mesma coisa. Quem sabe não vale a pena se unir a elas para construir algo ainda maior?
Mas não se esqueça: antes de abrir qualquer negócio, é fundamental fazer um estudo de viabilidade econômica e social. Essa é a hora de analisar a expectativa de receita, os custos envolvidos e de onde virá o investimento para abrir a cooperativa.
Definido o plano de negócios, é a vez da proposta de Estatuto Social para a cooperativa. Este documento deve conter as informações básicas da empresa sociedade, como o seu nome, o objeto social, com definição das atividades que irão exercer, o endereço da sede e sua área de atuação, o capital social mínimo e a forma de integralização e a distribuição das cotas quotas, a política de entrada e de saída dos cooperados, as regras de eleição e mandatos dos órgãos de administração e fiscalização da diretoria etc. E como estamos falando de cooperativismo, a proposta deve ser votada e aprovada pela maioria.
Depois do Estatuto Social, vem um momento muito importante na estruturação da cooperativa: a convocação da Assembleia Geral de Constituição e a reunião que irá formalizar a constituição da cooperativa. Nela, serão eleitos os dirigentes e os componentes do Conselho Fiscal.
Chegou até aqui? Sua cooperativa já existe e cumpriu as formalidades de criação. Porém, ainda não está autorizada a atuar no mercado, faltando apenas realizar os registros necessários para começar suas atividades. Para isso, será preciso realizar dois dos seguintes registros: um junto à Receita Federal, outro obtido na Junta Comercial do Estado e um no Sistema OCB.
Receita Federal
Aqui será criado o famoso CNPJ, ou Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas, exigido por lei. A inscrição será realizada, em regra, a partir da análise dos documentos exigidos e gerados pela Redesim, rede de sistemas informatizados criado pelo Governo Federal para simplificar o registro e legalização na abertura de empresas e cooperativas. Acesse o Portal Redesim e saiba mais.
Junta Comercial (JUCISRS)
Os atos constitutivos das sociedades cooperativas devem ser arquivados na Junta Comercial, conforme previsto na lei. Para saber quais procedimentos e outros documentos que serão necessários, acesse mais detalhes AQUI.
Sistema OCB/Sistema Ocergs
O registro na OCB está previsto na Lei Geral das Cooperativas, devendo ser realizado através do Sistema Ocergs. Para iniciar os procedimentos desse registro, acesse a página Sobre o Registro e venha ser Coop. Em caso de dúvidas, entre em contato com através dos telefones (51) 3323-0015 ou (51) 3323-0076 ou e-mail:
Feito todos os passos anteriores? Pronto. Seguindo direitinho o plano de negócios, com base em uma gestão profissional e competente, sua cooperativa vai gerar renda para os cooperados, melhorando a vida de toda a comunidade. Afinal, cooperativismo é isso: a união de pessoas em busca de um mundo mais justo, feliz e com melhores oportunidades para todos.
Notícias