Sicredi Vale do Rio Pardo realiza ações com cooperativas e agricultores atingidos pela enchente
- Artigo Secundário 2
Regional distribuiu mudas de hortaliças e cerca de 1,5 mil caixas de abelhas
Seguindo a essência do cooperativismo de apoiar e desenvolver a comunidade em que está inserida, a Sicredi Vale do Rio Pardo realizou iniciativas com cooperativas, agricultores e produtores comerciais atingidos pela enchente de 2024, por meio da distribuição de mudas de hortaliças, sementes de forrageiras, adubo, composto orgânico e também de caixas de abelhas. As ações têm sido realizadas ao longo dos últimos meses.
Ao todo, foram mais de 1 milhão de mudas, 500 toneladas de composto, mais de 1,6 mil caixas de abelhas e mais de 450 famílias beneficiadas com a iniciativa de distribuição. O principal objetivo é que agricultores e cooperativas atingidos pudessem ter um amparo no momento de recomeço. Conforme o Sicredi, os recursos totalizam R$ 1 milhão para projetos de apoio e retomada das atividades econômicas e sociais dos nove municípios da atuação de base da Sicredi Vale do Rio Pardo.
No caso da entrega de caixas de abelhas, foi possível recompor 700 colônias diretamente afetadas pela enchente. A Copromel entrou com uma contrapartida social: a de doar dois quilos de mel por caixa, totalizando mais de meia tonelada, para entidades sociais.
“A doação destas caixas busca apoiar e incentivar os apicultores nas suas atividades de produção de mel, mas vai muito além disso. Com as perdas de colmeias nossa natureza teve um gigantesco prejuízo considerando a abelha no processo de polinização. Por isto, a retomada terá também importantíssima contribuição ambiental, recompondo o ecossistema, e logo beneficiando toda a sociedade e a economia regional”, destaca o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry.
Fonte: Comunicação Sicredi Vale do Rio Pardo