fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Sistema Ocergs inicia a 2ª edição do Curso de Educação Política
Crédito: Sistema Ocergs
Featured

Sistema Ocergs inicia a 2ª edição do Curso de Educação Política

  • Artigo Secundário 3

A iniciativa fortalece a representação política e institucional do cooperativismo gaúcho com uma abordagem setorial

O 2° Programa de Educação Política para o ramo de crédito do Sistema Ocergs começou nesta quinta-feira, (24/04). A nova edição se diferencia ao oferecer uma abordagem específica por ramo, permitindo um aprofundamento estratégico que atenda as particularidades de cada setor cooperativista. Com foco nas eleições de 2026, o programa prepara os participantes para uma atuação política mais forte e assertiva, capacitando líderes para defender os interesses do setor e promover mudanças concretas.

O encontro inaugural foi conduzido pelo coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiroz. Ele apresentou um panorama da representação política nacional e detalhou os avanços alcançados, como a mobilização que garantiu conquistas históricas na reforma tributária e no reconhecimento do ato cooperativo. “A atuação institucional como instrumento de transformação econômica e social para as cooperativas é fundamental. Quem não participa do jogo político não está no banco de reservas, está fora do estádio", afirmou Eduardo.

Com apoio técnico da ESCOOP e coordenação conjunta entre a OCB e o Sistema Ocergs, o curso de educação política é uma resposta direta à prioridade estabelecida no Congresso Brasileiro do Cooperativismo de 2024. Segundo Eduardo, a representação político-institucional apareceu como o eixo com maior número de diretrizes estratégicas entre os mais de 900 pleitos coletados de lideranças de todo o país.

Além de capacitar as cooperativas, o programa tem se consolidado como referência nacional, sendo citado pelo Sistema OCB como modelo para outras unidades estaduais. O coordenador de Relações Governamentais da OCB elogiou o trabalho de representação política das cooperativas do RS. “A participação gaúcha, especialmente no ramo crédito, contribuiu de forma decisiva nas mobilizações nacionais em torno da regulamentação da reforma tributária, do fortalecimento da Frencoop no Congresso Nacional e da articulação junto ao Banco Central em defesa do cooperativismo financeiro”, comentou Eduardo Queiróz.

Durante o encerramento do módulo, o gerente de Relações Institucionais do Sistema Ocergs, Tarcísio Minetto, falou sobre a importância do curso para o cotidiano das cooperativas. “O engajamento das lideranças é essencial para que possamos ter uma representatividade forte em todos os ramos. O objetivo é, com essa segunda edição, melhorar ainda mais a nossa representação política para termos êxito nos pleitos do cooperativismo”, concluiu Minetto.

A programação do curso segue até julho, quando haverá o encerramento no Encontro Estadual do Programa de Educação Política com debate entre especialistas e entrega oficial dos certificados de participação. A expectativa é que os participantes se tornem multiplicadores da cultura política no cooperativismo, ampliando o alcance das ações institucionais e fortalecendo a presença do cooperativismo gaúcho nos espaços de poder. Os próximos módulos serão formados por representantes dos ramos Agrícola; Saúde e Infraestrutura, Transporte, Trabalho, Educação e Consumo.

Conteúdos Relacionados