
Sistema Ocergs participa de encontro nacional do cooperativismo sobre educação política e relações institucionais
- Nenhum
Evento realizado em Curitiba reuniu líderes de organizações estaduais do cooperativismo
O Sistema Ocergs participou da Oficina de Formação de Redes de Multiplicadores do Programa de Educação Política do Sistema OCB e da primeira reunião presencial do Grupo de Trabalho de Relações Institucionais, nos dias 3 e 4 de abril. O encontro promovido pelo Sistema OCB, foi sediado pelo Sistema Ocepar, em Curitiba, no Paraná. Representantes de Organizações Estaduais (OCEs), lideranças cooperativistas e especialistas em comunicação, ciência política e articulação institucional estiveram presentes.
A programação teve como objetivo o fortalecimento da atuação político-institucional do cooperativismo, a valorização da educação política como estratégia de engajamento e a troca de experiências entre estados. O Sistema Ocergs foi destaque no evento, apresentando sua trajetória recente e avanços em educação política e relações institucionais com foco nas prioridades das cooperativas do estado.
O gerente de Relações Institucionais e Sindical do Sistema Ocergs, Tarcísio Minetto, apresentou os avanços da área de representação política e sindical desde sua criação, em 2022. Entre as ações ele destacou a realização do primeiro Curso de Educação Política, em 2024, e a organização de eventos como o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo Gaúcho, realizado na semana passada, na Assembleia Legislativa do estado. “Temos trabalhado para posicionar o cooperativismo gaúcho como protagonista no desenvolvimento do nosso estado. Acreditamos que fortalecer a base, formar lideranças e manter um diálogo contínuo com o poder público e instituições são caminhos essenciais para atingir esse objetivo”, afirmou Minetto.
Entre os marcos recentes, foi destacada a participação ativa de parlamentares gaúchos na agenda da OCB, incluindo os deputados federais Alceu Moreira, Bohn Gass, Heitor Schuch, Pedro Westphalen e o senador Luis Carlos Heinze. O trabalho com os parlamentares reforça a articulação realizada pelo Sistema Ocergs junto às lideranças políticas.
Durante o encontro, o Espírito Santo e o Paraná também compartilharam suas estratégias para mobilização regional. A coordenadora paranaense, Daniely Silva, apresentou o modelo consolidado do estado, com atuação direta de coordenadores de educação política dentro das cooperativas e o envolvimento da alta liderança. O assessor institucional do estado do Espírito Santo, David Ribeiro, detalhou a criação de uma rede estadual de influenciadores cooperativistas. A programação contou ainda com painéis temáticos sobre comunicação institucional, engajamento territorial e relacionamento com lideranças locais.
A participação do Sistema Ocergs reforça o compromisso com o fortalecimento do cooperativismo por meio da educação política, da articulação estratégica e da construção de redes colaborativas entre estados. As próximas etapas incluem a realização da segunda edição do Curso de Educação Política e o lançamento da nova edição do Expressão do Cooperativismo Gaúcho.
O trabalho segue alinhado à missão institucional do cooperativismo de representar, defender e valorizar seus ramos, consolidando sua presença como força transformadora no cenário político, econômico e social do país.
Notícias