Featured
Trabalhos da Escoop são destaque no 8º EBPC, em Brasília
- Artigo Inferior 1
Participação da Escola Superior do Cooperativismo reforça o compromisso do Sistema Ocergs com a pesquisa aplicada ao setor.
O Sistema Ocergs participa, por meio da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), do 8º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), evento promovido pelo Sistema OCB que será realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, em Brasília. A edição de 2025 bateu recorde de submissões, com 211 propostas inscritas e 72 trabalhos aprovados.
O EBPC é considerado um dos mais importantes espaços de produção e divulgação científica sobre cooperativismo no Brasil. Com o tema "Ano Internacional das Cooperativas: integração, impacto e perspectivas para o cooperativismo brasileiro", o evento busca conectar academia, sistemas cooperativos e políticas públicas, fortalecendo o conhecimento e a inovação no setor.
Escoop tem quatro trabalhos aprovados no evento
Com foco no eixo "Educação, Inovação e Diversidade", os trabalhos da Escoop reforçam o protagonismo da instituição na pesquisa aplicada ao cooperativismo. Confira os artigos aprovados:
- Comitês Mulher no Cooperativismo: formar, encorajar e oportunizar as mulheres a se expressarem, de Rejane Inês Kieling e Rosane Oliveira Duarte Zimmer.
- Indicadores de inovação no cooperativismo: práticas atuais e novas perspectivas, de Carlos de Oliveira, Diego Gazaro, Cássio Triches, Diego Boelter e Laís Maurer.
- Protagonismo feminino no cooperativismo gaúcho: avanços, desafios e perspectivas para a equidade de gênero, de Viviane Rossato Laimer e Cinara Neumann Alves.
- Narrativas cooperativistas sobre a diversidade sexual de gênero e relacional, de Rosane Oliveira Duarte Zimmer e Rejane Inês Kieling.
Iniciativas de incentivo à pesquisa ganham reconhecimento nacional
De acordo com Paola Londero, coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, a seleção dos artigos é resultado direto das estratégias institucionais de fomento à produção acadêmica no cooperativismo.
"Os artigos aprovados e classificados entre os 50 melhores do 8º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo são motivo de orgulho da Escola Superior do Cooperativismo. Essa conquista é reflexo do empenho institucional em fomentar a pesquisa acadêmica no cooperativismo por meio de Editais de Pesquisa que em 2025 e 2024 beneficiaram 14 pesquisas dos docentes da Faculdade."
Ela também destaca que o eixo temático dos trabalhos demonstra o alinhamento da instituição com os valores cooperativistas. "O foco no eixo ‘Educação, Inovação e Diversidade’ demonstra o compromisso da IES com esses que são os valores da instituição e reflexo do que acreditamos para o cooperativismo cada vez mais próspero."
Confira a matéria completa com a lista dos trabalhos aprovados no site do Sistema OCB.
Leia também:
Notícias