
Vitis Aurora destacará tendências climáticas, protagonismo feminino e juventude no campo
- Nenhum
Evento promovido pela Cooperativa Vinícola Aurora ocorrerá em maio e terá programação voltada à inovação, sustentabilidade e futuro do agronegócio.
A 7ª edição do Vitis Aurora, promovida pela Cooperativa Vinícola Aurora, ocorrerá de 13 a 15 de maio de 2025, na unidade de Pinto Bandeira, Serra Gaúcha. O evento gratuito é destinado a agricultores, agrônomos, enólogos e estudantes, reunindo mais de 90 expositores, 10 startups, além de mesas-redondas e palestras.
Entre os temas em destaque, estão as tendências climáticas para a fruticultura e viticultura na safra 2025/2026, o papel das mulheres no cooperativismo e no agronegócio, e a importância da juventude para o futuro da agricultura. O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, enfatiza que o Vitis Aurora abordará assuntos cruciais para o futuro da agricultura, incluindo mudanças climáticas, tecnologias para sucessão no campo e crédito rural para produtores.
Durante os três dias de feira, haverá comercialização de produtos coloniais por cooperados no espaço da agricultura familiar, demonstrações de colheita mecânica, aplicação de fungicidas com drones, manejo de plantas de cobertura, lançamentos de máquinas e insumos para fruticultura, minicursos de degustação de vinhos, entre outras atrações.
No dia 13 de maio, a abertura oficial contará com a presença de membros do Conselho de Administração da cooperativa e autoridades. Representantes do Banrisul discutirão crédito para produtores rurais, enquanto startups apresentarão soluções tecnológicas para o campo. No dia 14, haverá mesa-redonda sobre a força feminina no cooperativismo e no agro, além de palestras sobre otimização da produção nos vinhedos e perspectivas globais do agronegócio. O encerramento, em 15 de maio, abordará sucessão rural, segurança na operação de máquinas agrícolas e tendências climáticas para a próxima safra.
Além disso, a Aurora promoverá pelo segundo ano o HackaVitis, uma maratona de inovação com alunos de mestrado em Viticultura e Enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), cujo resultado será apresentado na segunda noite do Vitis Aurora.
Programação
13/05 (terça-feira)
- 10h30 – Abertura da VII Feira Vitis Aurora
- 13:00 – Palestra: Banrisul
- 14:15 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
- 15:00 – Palestra: Bioestimulantes, aplicações e resultado na videira (Adama)
- 16:15 – Startup: Apresentação de solução tecnológicas
14/05 (quarta-feira)
- 08:30 – Mesa redonda: A força feminina no Cooperativismo e no Agro: cultivando mudanças e colhendo progressos (Sistema Ocergs)
- 10:30 – Palestra: Implementação de novas ferramentas Bayer para otimizar a produção dos vinhedos (Uniagro/Bayer)
- 11:45 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
- 13:00 – Palestra: perspectivas e tendências globais do agronegócio, com Antônio da Luz (Economista e CEO da Agromoney)
- 15:00 – Palestra: Linhas de crédito rural, perspectivas e panorama (Sicredi)
- 16:15 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
15/05 (quinta-feira)
- 8:30 – Mesa redonda: Juventude no campo: Inovação, Sustentabilidade e o Futuro da Agricultura
- 11:00 – Palestra: Segurança na operação de máquinas e implementos agrícolas (Tramontini/Antônio Carraro)
- 12:15 – Startup: Apresentação de solução tecnológica
- 13:30 – Palestra: Tendências climáticas para fruticultura e viticultura, safra 25/26, com meteorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima
Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperativa Vinícola Aurora
Notícias