No dia 11 de novembro, após o grande evento para firmar o compromisso de presidentes e executivos das cooperativas gaúchas com o RSCOOP150, foi a vez dos profissionais de Comunicação e Marketing se reencontrarem presencialmente para discutir estratégias de marketing para alcançar resultados reais do projeto RSCOOP150 e desenvolver cada vez mais o cooperativismo no Estado. O hub de inovação Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foi o palco do encontro e inspirou os participantes a buscarem soluções de comunicação para os próximos cinco anos.
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, realizou a abertura do evento, destacando a importância da comunicação no alcance do objetivo que é comum a todos: alcançar R$150 bilhões de faturamento até 2028. “A proposta é que haja um intercâmbio de ideias, conhecimentos, pois com diferentes experiências e saberes, podemos ir muito mais longe e muito mais rápido. Vocês são os olhos, os ouvidos e a boca dos associados e comunidade das cooperativas. Precisamos de vocês para chegarmos cada vez mais longe e mostrar à sociedade os diferenciais de competitividade das nossas cooperativas”, finaliza Hartmann.
Fortalecer a imagem e a comunicação do cooperativismo brasileiro é um dos desafios
do Sistema e temos trabalhado junto com as coops para que a sociedade brasileira conheça os valores e os diferenciais do nosso movimento. A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, apresentou a Campanha SomosCoop aos presentes e lembrou da importância do uso do carimbo SomosCoop para que o consumidor possa identificar facilmente produtos e serviços do coop e reconhecer que o que está adquirindo tem qualidade e carrega os valores do movimento.
A gerente de Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, apresentou o time de Comunicação da casa, reestruturado para atender as demandas das cooperativas e pensar estratégias assertivas de marketing para o futuro da organização e do cooperativismo no Estado. Além disso, apresentou as novidades como a criação de perfil no LinkedIn e Instagram, lançamento do Prêmio de Jornalismo da Ocergs - com entrega prevista para setembro de 2023, e a consolidação de dois eventos para Comunicação e Marketing no próximo ano.
Networking em grupos de trabalho
Com o objetivo de emergir a inteligência coletiva, em parceria com a Escoop, os participantes foram divididos em grupos por ramos de atuação do cooperativismo para discutir os gaps, identificar os acertos e estabelecer para 2023 as prioridades das estratégicas de marketing e comunicação do coop, trazendo os profissionais de comunicação como peça peça-chave nisso.
Durante a manhã, os grupos definiram as estratégias para quatro áreas: estratégias para lideranças, assessoria de imprensa, marketing e redes sociais e comunicação institucional. A interação sobre as construções coletivas de cada grupo foi apresentada respondendo por que o tema deve
ser importante para o Sistema Ocergs; quais são as maiores dificuldades e acertos existentes em cada temática e quais devem ser as prioridades para o Sistema Ocergs para 2023? O objetivo da metodologia é que a Escoop e a Comunicação do Sistema Ocergs apresentem um relatório às cooperativas com as ações que serão o foco para o próximo ano.
LinkedIn Day e Pitch Day Coop
Os participantes puderam conhecer de perto as formas de otimizar os perfis das coops no LinkedIn, com estratégias de anúncios. Para Carlos Silva e Caroline Moura, Client Solutions Manager e Account Executive do LinkedIn, a plataforma é muito mais do que busca de emprego e sim uma forma de conectar-se a outras pessoas e empresas através de capacitação, vendas e publicidade. De acordo com o Relatório de Confiança Digital da Business Insider, a plataforma vem sendo avaliada como a mais confiável nos últimos cinco anos e os participantes receberam dicas de como começar ou manter um perfil da mesma forma.
O primeiro Pitch Day Coop foi preparado para criar uma conexão dos profissionais às principais tendências e soluções de marketing e comunicação corporativa. Para incentivar o "pensamento fora da caixa", empresas do mercado foram trazidas para mostrar soluções reais e inovadoras.
A Soundthinkers, com alta expertise em projetos de Sound Branding, Sound UX e inovação, apresentou como desenhar soluções sonoras para a marca das cooperativas. A empresa Zeeng trouxe a possibilidade de análise de marcas concorrentes para melhorar a competitividade de mercado de marketing e comunicação para as coops. A empresa Adtail, especializada em alta performance discutiu como escalar resultados através do marketing no e-commerce e mostrou como unir tecnologia e comunicação para otimização de resultados. E, por fim, a Critério, especialista em reputação e opinião pública apresentou como fortalecer o principal ativo de marca e manter uma opinião pública positiva.
Comunicação como ferramenta estratégica de negócio
A palestra “7 maneiras de convencer seu gestor a colocar a comunicação como estratégia de negócio”, com a Fale Consultoras, especialista em Desenvolvimento Humano e Facilitação de processos de Comunicação, encerrou o evento com chave de ouro e possibilitou aos participantes levarem dicas para convencer a diretoria das cooperativas a enxergar a comunicação como estratégia de negócio para o alcance de resultados.
Apresente números, dados e fatos (números, números, números); dê um “choque de realidade” (a comunicação mudou o mundo); faça benchmarking e leve exemplos (não estamos sós!); esteja antenado(a) nas tendências; ensine sobre o tema; convide para participar de eventos de comunicação (forma eficiente de ficar por dentro das tendências, trocar ideias e acessar inovações do mercado, além de fortalecer networking); e se, depois disso tudo, ainda não foi possível convencer seu gestor, pergunte: por que não?
"Construímos e vivemos um encontro cheio de trocas de experiências e muita vontade de fazer a diferença nas nossas organizações. E fizemos isso porque não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente", destaca a gerente de Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.
Se você perdeu nosso Workshop de Comunicadores, acompanhe as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Sistema Ocergs.
Saiba mais sobre o projeto que norteará o planejamento estratégico das coops gaúchas nos próximos cinco anos: RSCOOP150bi de prosperidade!
Negócios
Na última quinta-feira (10/11), o Sicoob Credicapital realizou um evento exclusivo para cooperados. O encontro aconteceu no Palácio do Comércio em Porto Alegre (RS) e teve como tema “Brasil pós-eleição – o que esperar do cenário econômico”.
O assunto foi abordado pelo economista e diretor Financeiro e Administrativo do Banco Cooperativo Sicoob S. A., Fernando Vicente Netto, que falou sobre a economia brasileira e internacional e sobre o cenário atual para os investidores.
De acordo com Netto, estima-se que a inflação reduza em 2023 e que a taxa Selic feche o ano em 11,25%. Já em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o especialista projeta um crescimento de 2,5% para este ano e um desaceleramento para 0,7% para 2023.
Em relação ao novo governo, Netto aparenta estar otimista. "O novo governo conhece o desafio que vai enfrentar e, com a formação de um congresso mais alinhado a atual gestão, o País será conduzido de uma forma responsável e sem correr tantos riscos", explica o especialista.
O evento realizado em Porto Alegre contou com a presença de 130 cooperados. "Ficamos muito satisfeitos com a participação dos nossos cooperados, o nosso objetivo com este encontro é levar para os nossos associados informações que contribuam para a tomada de decisão em relação às suas finanças. Com isso, estamos cumprindo com o nosso papel de informar e formar cidadãos conscientes", destaca o presidente do conselho de Administração do Sicoob Credicapital, Guido Bresolin Júnior.
Paraná
No dia 22 de novembro acontecerá em Cascavel, no Paraná, a segunda edição do evento, que reunirá cooperados dos 16 municípios em que atua a Cooperativa no estado.
Sobre o sistema Sicoob
O Sicoob reúne mais de 6,5 milhões de cooperados e 351 cooperativas singulares. Possui 4.018 pontos de atendimento distribuídos em 2.135 municípios de todos os estados brasileiros. Além disso, o Sicoob está presente em 350 cidades do Brasil como a única instituição financeira presente.
Negócios
Na última quinta-feira, dia 10 de novembro, presidentes, diretores e executivos das cooperativas gaúchas se encontraram no Hotel Deville, em Porto Alegre, para discutirem sobre o futuro do cooperativismo no Estado. Com cerca de 300 convidados, o Fórum dos Presidentes contou com a presença do vice-governador eleito Gabriel Souza, e do empresário André Souza, CEO da Futuro S/A, que ministrou a palestra “Estratégia Organizacional”. Na data, foi firmado o compromisso com o projeto RSCOOP150 – lançado na última Expointer, em agosto deste ano – que almeja alcançar os R$150 bilhões de faturamento em até cinco anos.
No evento, foi dado o start para o Plano Gaúcho de Cooperativismo RSCOOP150, com o objetivo de traçar estratégias junto com as cooperativas para além de atingir a meta de R$150 bilhões de faturamento, também alcançar os quatro milhões de associados até 2027, considerando seus segmentos de negócios com visão de curto, médio e longo prazo; Chegar a 100 mil empregos diretos; Realizar R$300 milhões de investimentos em capacitação e R$7,5 bilhões de sobras líquidas anuais. O desafio faz referência ao poder que o cooperativismo tem em gerar trabalho, renda, oportunidade e prosperidade para os associados, cooperativas e comunidades em que está inserido, confirmando o protagonismo no desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
De acordo com Darci Pedro Hartmann, presidente do Sistema Ocergs desde abril deste ano, esta meta é totalmente possível de ser alcançada. Em 2021, segundo dados divulgados na Expressão do Cooperativismo Gaúcho, as 423 cooperativas gaúchas faturaram R$71,2 bilhões, um incremento de 36,8% em relação ao período anterior. O crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 20,7%, atingindo o valor de R$ 3,6 bilhões, o que representa o dobro do valor obtido em 2017. Em relação ao saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas que foi de 5.791, há uma variação relativa de 8,5%. A expansão de postos de trabalho no setor, que em 2021 registrou 74.094 empregos diretos, superou o crescimento de empregos no Rio Grande do Sul, que fechou o ano de 2021 com variação de 4,68% e saldo de 114.512 novos empregos.
Sobre o Fórum, Hartmann alega que foi um momento de conhecimento, trocas e de planejar o futuro. Ele comentou sobre André Souza, convidado especial que ministrou a palestra do evento “Estratégia Organizacional”, e que ao longo de sua carreira, atuou como executivo de RH em posições globais e regionais em grandes empresas como Bayer e Coca-Cola. “André proporcionou reflexões sobre o futuro do nosso trabalho, dos negócios, que impactarão no RSCOOP150”, confirma Darci Hartmann. Ele também reitera que o Fórum foi o primeiro passo para que todos os cooperados se unam ainda mais em prol desse objetivo em comum e destacou que a presença de Gabriel Souza, vice-governador eleito, foi de suma importância neste encontro.
Parceria positiva com o Estado
Na ocasião, o vice-governador eleito contou que ele foi recentemente designado como o coordenador da transição entre os governos, e salientou que os cooperados podem contar com ele e Eduardo Leite – governador eleito – desde já. “Estamos à disposição desde o período de transição, para o Governo do Estado ser um facilitador no sentido de melhorar a capacidade de licenciamento de empreendimentos, de ter melhores políticas de financiamento e outras demandas que as cooperativas possuam”, afirmou Gabriel Souza.
Darci Hartmann aproveitou o momento para entregar a proposta do Sistema Nacional e Estadual para um Brasil e Estado mais cooperativo para o vice governador eleito, e assegurou que no documento estão inclusos todos os ramos em que as Cooperativas estão presentes como: educação, infraestrutura, crédito, agro, saúde e transporte. “O cooperativismo é fundamental para gerar empregos, onde ele atua, ele gera o desenvolvimento social, pois o resultado é distribuído para seus associados, gerando riqueza e distribuição de renda para todos”, pontuou. O Presidente da Ocergs ainda reforçou que o desejo é consolidarem uma parceria positiva com o estado, “Queremos cada vez um cooperativismo maior, mais forte, com excelência, e cada vez mais profissionalizado. Essa parceria também colabora com o crescimento do estado, e crescermos todos juntos é o nosso objetivo”, reafirma Hartmann.
Intercâmbio de ideias
Além deste, na sexta-feira, dia 11 de novembro, houve outro evento, dessa vez no Instituto Caldeira, hub de inovação, com foco em Comunicação. Foram apresentados painéis como LinkedIn Day, em que os participantes estiveram frente a frente com especialistas e puderam conhecer as principais estratégias de anúncios do LinkedIn e se conectar com as tendências de mídia da maior rede profissional do Mundo; Pitch Day Coop, com o objetivo de propiciar a união das principais soluções de marketing e o futuro da comunicação corporativa. Presidentes das Cooperativas e executivos também participaram da iniciativa, assim como comunicadores e profissionais da área de marketing também foram convidados para o Fórum dos Presidentes. “A proposta é que houvesse um intercâmbio de ideias, conhecimentos, pois com diferentes experiências e saberes, podemos ir muito mais longe e muito mais rápido”, finaliza Hartmann.
RSCOOP 150 e BRC 1 Tri - 1 trilhão de prosperidade
O RSCOOP150 faz parte do projeto nacional BRC 1 TRI, apresentado no dia 24 de agosto, pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que lançou um desafio ao coop brasileiro: R$1 trilhão de prosperidade e 30 milhões de cooperados até 2027. Em 2021, as cooperativas movimentaram quase R$ 525 bilhões no País inteiro. "Em um cenário arrojado chegaríamos nesta meta logo em 2024, mas como somos pé no chão, no formato moderado, até 2027 alcançaremos a meta. Importante reforçar que tudo isso é revertido em emprego, renda, oportunidades, negócios e prosperidade não apenas para o coop, mas para todos os brasileiros”, conclui o presidente do Sistema OCB.
Negócios
A Unicred Porto Alegre (RS) e a Unicred Serra Mar (RJ) aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária conjunta a união das duas singulares, o que representa o maior movimento na história do Sistema Unicred. Com a expansão, a nova Cooperativa consolida sua atuação no País, tornando-se ainda mais forte e próspera na área da Saúde.
Esta união representa um salto na rede de atendimento da singular, que passa a contar com 37 agências, além de passar de 18 mil para mais de 27 mil cooperados. O salto também é observado nos resultados. Comparando com os números atuais da Unicred Porto Alegre, a carteira de crédito, por exemplo, está aumentando 11 vezes em crescimento médio mensal (últimos 12 meses).
De imediato, a cooperativa contará também com uma soma de ativos totais acima de R$ 2,2 bilhões e uma carteira de crédito acima de R$ 1,3 bilhão. Tudo isto reforça o cenário de evolução, expansão e possibilidade de novos negócios, obviamente com crescimento de resultados e Sobras.
Para o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, a Cooperativa passa a ser uma só, compartilhando despesas e resultados. "Já temos um plano de negócios estruturado que, além do crescimento significativo imediato com a união das duas singulares, prevê e traça metas até 2025. Uma delas é chegar, em três anos, com um resultado acima dos R$ 90 milhões e um quadro social com mais de 42 mil cooperados”, afirma.
Forte potencial na Saúde
Considerando o foco da Cooperativa no segmento da Saúde, o presidente da, até então, Unicred Serra Mar, Ricardo Alphonse Santos Blanc, lembra o grande potencial para novos associados. "Levando em conta apenas profissionais de Medicina, por exemplo, em nossa área de atuação existe um universo de 51.020 profissionais e apenas 5,71% destes já são cooperados. Sendo assim, é um mercado com muitas perspectivas", avalia o dirigente.
"Nossa principal expectativa é de crescimento exponencial, unindo expertise e mercado e isto nos tornará cada vez mais relevantes no cenário do cooperativismo financeiro no Brasil", considera o diretor da, até então, Unicred Serra Mar, Samir Lemos Reis.
A nova composição da Cooperativa passará a contar com 13 conselheiros de administração, sendo nove da área de atuação do Rio Grande do Sul e quatro da área de atuação do Rio de Janeiro.
Segundo o diretor-Geral da Unicred Porto Alegre, João Batista Loredo de Souza, o estatuto que valerá é o da Unicred Porto Alegre. "A nova cooperativa terá entre seus cooperados profissionais de outras áreas oriundos da Porto Alegre e da Serra Mar, porém, o foco para novas associações será conforme o estatuto vigente da Unicred Porto Alegre", conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred
Negócios
A democratização do acesso ao crédito e serviços bancários é uma marca do cooperativismo de crédito, que demonstra a importância do segmento para o desenvolvimento da atividade econômica, principalmente nos municípios do interior do País, onde o cooperativismo possui forte atuação. Segundo dados do Banco Central (data-base outubro/2022), no Rio Grande do Sul as cooperativas abriram 76 postos de atendimento este ano, com a inclusão de unidades em cinco novos municípios: Barra do Quaraí, Imbé, Xangrilá, Mostardas e Balneário Pinhal. No total, as instituições financeiras cooperativas possuem 1.176 postos de atendimento cooperativo, distribuídos em 480 cidades do Estado, o que representa 96,6% do total de municípios gaúchos.
As cooperativas do ramo se constituem como a única opção para obtenção de serviços financeiros em 56 municípios do Rio Grande do Sul, com destaque para as regiões do Rio da Várzea (7), Norte (6) e Produção (6). Segundo levantamento da Ocergs, as instituições financeiras cooperativas gaúchas empregam 13,8 mil pessoas e reúnem mais de 2,2 milhões de associados. Somente em 2021, o crescimento do quadro social chegou a 8,1%, com o incremento de 168.173 associados.
Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
Recentemente, o Banco Central divulgou o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (data-base dezembro/2021). O relatório indica que o SNCC continua aumentando a sua representação no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Os cooperados somaram 13,6 milhões em dezembro de 2021, crescendo cada vez mais a representatividade de associados pessoas jurídicas (PJs), que já correspondem a 15% do total. A parcela da população do País associada a cooperativas de Crédito alcançou 5,4%, observando-se aumento em todas as regiões.
Os ativos totais do SNCC atingiram R$459 bilhões em dezembro de 2021, com taxa de crescimento superior ao do SFN (23,5% ao ano no SNCC e 7% no SFN). O estoque de captações do SNCC também aumentou a taxas maiores que o SFN, totalizando R$359 bilhões (23,7% ao ano no SNCC e 6,6% no SFN).
Em dezembro de 2021, a carteira de crédito ativa do SNCC chegou a R$315 bilhões e se manteve como o segmento do SFN com maior expansão de crédito (35,9% no ano). O crédito rural a pessoas físicas (PFs) e o capital de giro impulsionaram o crescimento do crédito no SNCC, refletindo o desempenho do agronegócio na economia e o foco de atuação do SNCC nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
Inclusão Financeira e Social
As cooperativas de Crédito se colocam como agentes potenciais de bancarização e atendimento às necessidades da população brasileira. Segundo o Banco Central do Brasil, a quantidade de municípios onde a cooperativa de Crédito é a única alternativa presencial para obtenção de serviços financeiros
cresceu no período. Nos últimos anos, enquanto a quantidade de municípios com a presença do
cooperativismo de Crédito cresceu, a quantidade de municípios atendidos pelo segmento bancário
reduziu. Apenas em 2021, enquanto 122 novos municípios passaram a ser atendidos por cooperativas, 92 municípios deixaram de ser atendidos por agências e postos de bancos. Nesse contexto, a quantidade de municípios onde a cooperativa de Crédito é a única alternativa presencial para obtenção de serviços financeiros cresceu, assim como nos anos anteriores, passando de 234 (dez/2020) para 274 (dez/2021).
Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022
Quer saber mais sobre o ramo Crédito, o desempenho do setor e os números que confirmam a posição de destaque do cooperativismo no Rio Grande do Sul? Então, acesse a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022 (ano-base 2021) e tenha em mãos o levantamento completo dos indicadores de desempenho dos ramos do cooperativismo gaúcho.
Negócios
Uma turma de 16 jovens, que participaram do curso Aprendiz Cooperativo do Campo no período de abril de 2021 a outubro deste ano, receberam seus certificados na noite de sexta-feira, 04/11. A cerimônia de formatura aconteceu no Restaurante Cantinas, com a presença dos gestores da cooperativa e também com representantes da Coopater e do Sistema Sescoop. O protocolo iniciou com palestra de José Azambuja, vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul. Ele falou sobre a sucessão rural, um dos pontos que é trabalhado no curso.
O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo oferece uma proposta inovadora, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades rurais, dias de campo, feiras, exposições e vivências dentro da cooperativa. O curso tem duração de um ano e oito meses. São cerca de 550 horas de aulas teóricas e 550 horas de aulas práticas. Os jovens participantes além das disciplinas curriculares têm a oportunidade de se profissionalizar para a gestão de pequenas e médias propriedades rurais.
Em resumo, o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é um curso de aprendizagem em atividades agropecuárias, registrado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, que busca qualificar os jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais. O participante, além de não pagar nada pelas aulas, recebe um valor como ajuda de custo. Paralelamente ao término desta turma, a cooperativa iniciou em outubro as aulas para o novo grupo, que contempla 22 alunos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coasa
Negócios
As vagas estão acabando!
No dia 11 de novembro, temos um encontro especial no Workshop de Comunicadores. O palco desse grande reencontro será o Instituto Caldeira, um hub de inovação localizado no Quarto Distrito de Porto Alegre.
Preparamos uma programação mega especial pra você, com muitas novidades e atrações. E listamos na sequência 6 motivos para você se inscrever e não ficar fora dessa!
6 MOTIVOS PARA VOCÊ SE INSCREVER!
1) LinkedIn Day
Estar frente a frente com os especialistas da maior rede profissional do mundo, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios, é uma oportunidade que poucas pessoas terão acesso.
No LinkedIn Day você terá a experiência de conhecer as principais estratégias de anúncios do LinkedIn e se conectar com as tendências de mídia da maior rede profissional do mundo.
É conhecimento exponencial e uma oportunidade exclusiva para você ficar por dentro do que existe de mais moderno e atual no universo do LinkedIn.
2) Pitch Day Coop
O primeiro Pitch Day Coop preparado para conectar você às principais tendências e soluções de marketing e comunicação corporativa.
Descubra como elevar as estratégias de marketing e comunicação da sua coop a um próximo patamar. Conheça grandes players do mercado que oferecem soluções inovadoras para gerar resultados reais para a sua coop.
3) Comunicação como ferramenta estratégica de negócio
As especialistas em Comunicação Institucional, Alessandra Becker e Fabiana Becker, da Fale Consultoras, preparam uma palestra fora da curva e vão revelar 7 Maneiras de convencer o seu gestor a colocar a Comunicação como ferramenta estratégica de negócio.
4) SomosCoop: O Coop faz muito e faz bem
Direto de Brasília e com muitas novidades sobre a nova campanha SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, vai apresentar a principal campanha publicitária brasileira sobre o cooperativismo. Oportunidade de ouro pra tirar todas as dúvidas e conversar in loco com a Samara sobre o movimento SomosCoop e os novos projetos que vem por aí, como o SomosCoop na Estrada.
5) Networking em grupos de trabalho
Discutir os gaps, identificar os acertos e estabelecer para 2023 as prioridades estratégicas de marketing e comunicação do cooperativismo gaúcho para cada um dos ramos de atuação. E você é peça-chave nisso! Na hora da sua inscrição você escolhe o grupo que quer participar: Agropecuário, Crédito, Infraestrutura, Saúde e Demais Ramos. Tudo isso pra você ter uma experiência única e compartilhar conhecimento, insights e experiências com profissionais de Marketing e Comunicação das principais cooperativas do setor. E essa troca de ideias vai se dar em quatro grandes pilares de discussão: Assessoria de Imprensa; Marketing e Redes Sociais; Comunicação Institucional e Estratégia para Lideranças. O resultado será apresentado durante o evento e entregue posteriormente para a diretoria executiva do Sistema Ocergs.
6) Overdelivery
Tudo bem, a gente confessa! Nós adoramos overdelivery, mas afinal quem não gosta de ter suas expectativas superadas e receber algo a mais do que o esperado. E o que não faltará em nosso Workshop serão bônus especiais e surpresas para os participantes. E nós fazemos isso porque pra nós não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente! Só que pra saber que surpresas são essas tem uma condição: tem que se inscrever e participar do Workshop.
Mas atenção, é melhor correr porque o evento tem vagas limitadas e você não vai querer ficar fora dessa!

PROGRAMAÇÃO
Evento: Workshop de Comunicadores 2022
Local: Instituto Caldeira (Porto Alegre/RS)
Data: 11/11/2022
8h30: Abertura – Presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann
8h40 – 9h: SomosCoop: O Coop faz muito e faz bem, com a Gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo
9h – 9h20: Apresentação da Área de Marketing e Comunicação do Sistema Ocergs
9h20 – 9h40: Coffee break
9h40 – 11h20: Grupos de Trabalho das Cooperativas
11h20 – 12h: Apresentação dos Grupos de Trabalho das Cooperativas
12h – 13h: Almoço
13h – 14h30: LinkedIn Day: Anunciando no LinkedIn
14h30 – 14h50: Coffee break
Pitch Day
14h50 – 15h05: Soundthkinkers: Como desenhar soluções sonoras para a marca da sua cooperativa, com o Founder, CEO e Estrategista de Som, Paulo Dytz
15h05 – 15h15: Perguntas e respostas
15h15 – 15h30: Zeeng: Tudo o que você sempre quis saber sobre as marcas concorrentes, mas nunca soube como procurar, com o Founder e CEO, Eduardo Prange
15h30 – 15h40: Perguntas e respostas
15h40 – 15h55: Adtail: Como escalar resultados através do marketing no e-commerce, com o Head de Aceleração, Matheus Motta
15h55 – 16h05: Perguntas e respostas
16h05 – 16h20: Critério: Reputação e opinião pública: como fortalecer o principal ativo de sua marca, com o Sócio-diretor, Tomás Adam e a Sócia-diretora, Soraia Hanna
16h20 – 16h35: Perguntas e respostas
16h35 – 17h15: Palestra: 7 Maneiras de convencer o seu gestor a colocar a Comunicação como ferramenta estratégica de negócio, com as Sócias-fundadoras da Fale Consultoras, Alessandra Becker e Fabiana Becker
17h15 – 17h30: Perguntas e respostas
17h30: Happy Hour
QUERO PARTICIPAR
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Negócios
Marcando os seus 65 anos de fundação, a cooperativa gaúcha Cotripal anunciou, em um Café com a Imprensa, no dia 21 de setembro, dois novos negócios no seu portfólio de produtos e serviços – oferecidos aos associados e clientes de Panambi e região noroeste gaúcha.
Voltado para o agronegócio, um deles é a Irrigação e Energia Fotovoltaica, que oferecerão mais segurança, produtividade e tranquilidade ao produtor. O outro negócio é o Atacarejo, projetado para atender uma nova demanda de consumo que tem buscado mais economia e segurança em suas compras de mercado.
“Os empreendimentos, além de gerarem emprego, renda e desenvolvimento para a região, mantém os olhos voltados para o noroeste do Estado e para o pequeno, médio e grande produtor, oferecendo crescimento econômico, serviços de qualidade, investimento em novas tecnologias e fluxo de caixa para seu associado. Isso só acontece quando há investimentos como estes”, explica o presidente da Cotripal, Germano Döwich.
IRRIGAÇÃO:
A Cotripal vem trabalhando na implementação e desenvolvimento do seu associado desde o princípio, ao longo dos 65 anos, protagonizando, incentivando e encorajando o produtor para que ele pudesse seguir seu negócio.
O negócio Irrigação chega em parceria com as indústrias Fockink. A Cotripal irá revender sistemas de irrigação ao produtor focando em todas as propriedades, independentemente do tamanho, para que todos os associados que tenham recursos hídricos, poder irrigar.
“Assim, atingirá todos os seus segmentos e cumprirá seu papel de gerar desenvolvimento, aumentar o potencial de produção, dar condições a todos de se manterem em um cenário competitivo dentro do agro e, ainda, alimentar o mundo que está aí pedindo suporte”, destaca o vice-presidente Tiago Sartori.
A energia fotovoltaica também chega como uma opção de geração de energia elétrica com muitas vantagens e que vem se mostrando como um ótimo recurso no meio rural. É uma grande ajuda para os produtores rurais.
Empregos gerados: Inicialmente sete, mas com as novas instalações deve gerar mais de 15 empregos diretos.
Parceria: empresa Fockink Indústrias Elétricas Ltda, para representação e revenda de pivôs e peças.
Investimentos previstos: aproximadamente R$ 11 milhões.
MAIS ATACADO (Atacarejo):
Aqui os projetos são voltados para dois novos investimentos devem ocorrer:
Em Panambi, onde será ampliado o complexo comercial do Bairro Arco-íris em mais 9.000m², distribuídos em 4.000m² de estacionamento coberto e 5.000m² em área de vendas e armazenagem.
Em Ijuí, serão mais de 20.000m² de área construída, com 4.500m² exclusivo para o novo formato de loja Atacarejo, sendo que as demais áreas oferecerão ainda loja de peças, veterinária, eletrodomésticos, farmácia com manipulação, praça de alimentação e outros serviços, formando um excelente centro Comercial.
Empregos gerados: os dois empreendimentos juntos deverão de gerar mais de 400 empregos diretos.
Os investimentos previstos para os atacarejos e os centros comerciais onde serão instalados são de aproximadamente R$ 124 milhões.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotripal
Negócios
O que prometia ser uma tarde extraordinária, se concretizou, com o 13º Encontro de Mulheres Cotrirosa, realizado nesta quinta-feira, dia 27. Mais de 600 mulheres participaram das atividades, pensadas exclusivamente para elas. Com a temática principal "A magia da mulher no campo", conduzida por Jardel Beck, reconhecido pelas suas palestras mágicas, as participantes vivenciaram uma experiência marcante com conteúdo, interação, mágicas e motivação.
Uma recepção calorosa foi realizada pela Cooperativa e também contou com a animação da dupla Anderson e Wilian. Já as boas-vindas foram realizadas pelo presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin, que destacou a importância e a necessidade de inserir as mulheres de forma mais direta, em ações da Cooperativa, especialmente nos conselhos e diretoria.
Uma novidade também foi apresentada às mulheres cooperativistas, agora a Cotrirosa possui um Comitê Mulher. A assessora de relacionamento com cooperados, Fabíola Ghellar Rodrigues, explicou que o objetivo da iniciativa é proporcionar às cooperadas, esposas ou filhas de associados, a participação ativa no cooperativismo, especialmente no que se refere ao senso de liderança.
A associada Justina Bernardi Werle, de Campina das Missões, lembra que dos 13 encontros promovidos, não participou somente de um. "Cada ano me renovo mais e tenho mais vontade de participar, sempre levamos algo, algum aprendizado para o nosso dia a dia. A Cotrirosa está de parabéns por realizar esses encontros, porque a mulher é participativa, encontramos as amigas e mulheres de outros municípios. Parabéns também às mulheres que têm a vontade de vir e participar", destaca Justina.
A animação no final do evento ficou por conta da equipe da Show Time e também foram realizados sorteios de brindes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrirosa
Negócios
Entre os dias 21 e 23 de outubro a Unicred Ponto Capital, em parceria com o Instituto Unicred RS, participou de um evento alusivo ao mês de prevenção do câncer de mama. Essa iniciativa foi conduzida pelo Grupo Diário no Royal Plaza Shopping, em Santa Maria – RS.
Além de ser um apoio a vendas de produtos e serviços, cujos valores foram revertidos para instituições filantrópicas, como por exemplo: a Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (Aapecan), esse evento contou com oito patrocinadores que promoveram diversas atividades, como: informativos, entrevistas, brindes, degustações de comidas e bebidas, maquiagens, atrações musicais, descontos em consultas e exames.
Como uma das empresas patrocinadoras a Unicred Ponto Capital, juntamente com o Instituto Unicred RS, contou com o apoio de empresas cooperadas, oportunizando a distribuição gratuita de 150 vouchers de exames de mamografia. Além disso, o público que passou pelo estande da Unicred recebeu um mimo com informativos sobre o tema.
Para Unicred, formar parcerias e participar dessa importante ação foi gratificante e inspirador, além de incentivar o cuidado com a saúde, foi possível exercer, mais uma vez, o 7º princípio Cooperativista: interesse pela comunidade, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 - ONU. Nessa ação estiveram em prática os seguintes ODS: 3 - Saúde e Bem-Estar e 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
Sobre o Instituto Unicred RS
O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. #somoscoop
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred RS
Negócios
No dia 21 de outubro, em parceria com o Sistema Ocese, a Escoop iniciou mais uma pós-graduação: a Especialização em Gestão de Cooperativas em Aracaju, Sergipe.
O objetivo principal do curso, que terá 362 horas, é desenvolver visão estratégica e o despertas do posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas, estimulando a adoção de práticas de gestão e governança compatíveis com o mercado nos diferentes ramos do cooperativismo.
De acordo com a superintendente do Sistema Ocese, Shirllane Bispo Santos, a aceitação pelas coops é excelente. "Não temos dúvidas de que a especialização será uma importante ferramenta no crescimento e desenvolvimento dos cooperados, colaboradores e consequentemente, das cooperativas participantes. Precisamos tornar as nossas cooperativas fortes, sustentáveis e competitivas ao mercado, e só podemos alcançar estes objetivos através da profissionalização da gestão e governança", finaliza.
"Para a Escoop é uma satisfação poder atuar em outros estados e contribuir com o desenvolvimento das cooperativas brasileiras por meio da profissionalização dos colaboradores e cooperados das cooperativas. A pós-graduação em Sergipe é fruto de uma parceria que foi iniciada em 2019, com base em cursos de extensão e prosperou para consolidação dessa oferta, estamos muito felizes em participar dessa iniciativa", afirma a coordenadora de Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero.
Negócios
Está de volta no formato presencial um dos mais aguardados eventos do calendário cooperativista no Rio Grande do Sul. No dia 11 de novembro, após mais de três anos ou precisamente 1.261 dias e uma pandemia mundial, retomamos o Workshop de Comunicadores em um reencontro presencial. E esse reencontro merece ser celebrado em grande estilo, com um grande evento. E o palco dessa vez será o Instituto Caldeira, um hub de inovação localizado no quarto distrito de Porto Alegre.
Preparamos uma programação mega especial pra você, como muitas novidades e atrações. E listamos na sequência 5 motivos para você se inscrever e não ficar fora dessa!
6 Motivos para você se inscrever!
1) LinkedIn Day
Estar frente a frente com os especialistas da maior rede profissional do mundo, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios, é uma oportunidade que poucas pessoas terão acesso.
No LinkedIn Day você terá a experiência de conhecer as principais estratégias de anúncios do LinkedIn e se conectar com as tendências de mídia da maior rede profissional do mundo.
É conhecimento exponencial e uma oportunidade exclusiva para você ficar por dentro do que existe de mais moderno e atual no universo do LinkedIn.
2) Pitch Day Coop
O primeiro Pitch Day Coop preparado para conectar você às principais tendências e soluções de marketing e comunicação corporativa.
Descubra como elevar as estratégias de marketing e comunicação da sua coop a um próximo patamar. Conheça grandes players do mercado que oferecem soluções inovadoras para gerar resultados reais para a sua coop.
3) Comunicação como ferramenta estratégica de negócio
As especialistas em Comunicação Institucional, Alessandra Becker e Fabiana Becker, da Fale Consultoras, preparam uma palestra fora da curva e vão revelar 7 Maneiras de convencer o seu gestor a colocar a Comunicação como ferramenta estratégica de negócio.
4) SomosCoop: O Coop faz muito e faz bem
Direto de Brasília e com muitas novidades sobre a nova campanha SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, vai apresentar a principal campanha publicitária brasileira sobre o cooperativismo. Oportunidade de ouro pra tirar todas as dúvidas e conversar in loco com a Samara sobre o movimento SomosCoop e os novos projetos que vem por aí, como o SomosCoop na Estrada.
5) Networking em grupos de trabalho
Discutir os gaps, identificar os acertos e estabelecer para 2023 as prioridades estratégicas de marketing e comunicação do cooperativismo gaúcho para cada um dos ramos de atuação. E você é peça-chave nisso! Na hora da sua inscrição você escolhe o grupo que quer participar: Agropecuário, Crédito, Infraestrutura, Saúde e Demais Ramos. Tudo isso pra você ter uma experiência única e compartilhar conhecimento, insights e experiências com profissionais de Marketing e Comunicação das principais cooperativas do setor. E essa troca de ideias vai se dar em quatro grandes pilares de discussão: Assessoria de Imprensa; Marketing e Redes Sociais; Comunicação Institucional e Estratégia para Lideranças. O resultado será apresentado durante o evento e entregue posteriormente para a diretoria executiva do Sistema Ocergs.
6) Overdelivery
Tudo bem, a gente confessa! Nós adoramos overdelivery, mas afinal quem não gosta de ter suas expectativas superadas e receber algo a mais do que o esperado. E o que não faltará em nosso Workshop serão bônus especiais e surpresas para os participantes. E nós fazemos isso porque pra nós não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente! Só que pra saber que surpresas são essas tem uma condição: tem que se inscrever e participar do Workshop.
Mas atenção, é melhor correr porque o evento tem vagas limitadas e você não vai querer ficar fora dessa!

PROGRAMAÇÃO
Evento: Workshop de Comunicadores 2022
Local: Instituto Caldeira (Porto Alegre/RS)
Data: 11/11/2022
8h30: Abertura - Presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann
8h40 - 9h: SomosCoop: O Coop faz muito e faz bem, com a Gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo
9h - 9h20: Apresentação da Área de Marketing e Comunicação do Sistema Ocergs
9h20 - 9h40: Coffee break
9h40 - 11h20: Grupos de Trabalho das Cooperativas
11h20 - 12h: Apresentação dos Grupos de Trabalho das Cooperativas
12h - 13h: Almoço
13h - 14h30: LinkedIn Day: Anunciando no LinkedIn
14h30 – 14h50: Coffee break
Pitch Day
14h50 - 15h05: Soundthkinkers: Como desenhar soluções sonoras para a marca da sua cooperativa, com o Founder, CEO e Estrategista de Som, Paulo Dytz
15h05 – 15h15: Perguntas e respostas
15h15 - 15h30: Zeeng: Tudo o que você sempre quis saber sobre as marcas concorrentes, mas nunca soube como procurar, com o Founder e CEO, Eduardo Prange
15h30 – 15h40: Perguntas e respostas
15h40 - 15h55: Adtail: Como escalar resultados através do marketing no e-commerce, com o Head de Aceleração, Matheus Motta
15h55 – 16h05: Perguntas e respostas
16h05 - 16h20: Critério: Reputação e opinião pública: como fortalecer o principal ativo de sua marca, com o Sócio-diretor, Tomás Adam e a Sócia-diretora, Soraia Hanna
16h20 – 16h35: Perguntas e respostas
16h35 - 17h15: Palestra: 7 Maneiras de convencer o seu gestor a colocar a Comunicação como ferramenta estratégica de negócio, com as Sócias-fundadoras da Fale Consultoras, Alessandra Becker e Fabiana Becker
17h15 – 17h30: Perguntas e respostas
17h30: Happy Hour
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Negócios
Na última segunda-feira, dia 24 de outubro, o Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas promoveu encontro na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. O evento reuniu associadas, esposas, filhas, noras e netas de associados da Cooperativa.
A programação também ficou marcada por remeter ao Outubro Rosa. Na recepção, foram arrecadados alimentos não-perecíveis à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Teutônia. No pavilhão social também foi disponibilizado espaço para comercialização de produtos como camisetas e guarda-chuva da Liga.
Família e carinho
O presidente Dirceu Bayer comemorou a participação feminina nos eventos da Languiru e convidou-as a difundirem as ações do Comitê. “A família é a coisa mais importante que temos na vida”, acrescentou.
A coordenadora do Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas, Loiva Trapp, igualmente parabenizou a presença feminina e reforçou o convite para que o público integre o Comitê. “Este dia foi elaborado com muito carinho”, disse.
Influências e reflexos na gestão das emoções
Os benefícios do autoconhecimento e como ter atitudes mais sensatas ao longo da vida foi a temática abordada pelo teólogo Jorge Trevisol. Ele cativou o público, intercalando pensamentos com canções. As mulheres responderam cantando, batendo palmas, se abraçando e se emocionando.
O escritor observou que a construção da nossa personalidade é influenciada pelo contexto ao nosso redor. Enfatizou a necessidade de se autoconhecer, sobremaneira que estamos em constante evolução. “Não se conhecer é ser analfabeto de si mesmo”, sintetizou.
Trevisol apontou que as dificuldades que surgem ao longo da vida fazem a pessoa evoluir. Por outro lado, reiterou que a felicidade não é fruto apenas de uma experiência casual. “Se não tiver desafio, você não sai do lugar.”
O psicólogo acrescentou que somos programados, desde a infância, apenas para executar. Por isso, não costumamos desenvolver nosso senso crítico. Inclusive, fez uma advertência: o surgimento de uma doença pode ser consequência do acúmulo de emoções mal geridas. “Se eu quero entender o motivo do meu comportamento, tenho que começar a observar as pessoas que vivem perto de mim”, sugeriu.
Ele incentivou as mulheres a serem mais autoconfiantes e a manifestarem a essência da sua personalidade. “Não é tempo de excluir, é tempo de incluir. Não é tempo de lutar, é tempo de abraçar”, refletiu.
Outro olhar sobre a vida
Patrícia Muller Mollmann (38) aprovou a programação do evento e a iniciativa da Languiru. A integração entre as mulheres foi ressaltada pela associada com propriedade em Linha São José, município de Estrela. “As mulheres saem daqui mais leves e com um outro olhar sobre a vida. A palestra nos tocou profundamente e estimulou a interação entre nós”, salientou.
Conhecimentos melhoram relações
Jarla Reckziegel Borgmann (51) destacou que a palestra despertou as mulheres para a importância do autoconhecimento. “Muitas vezes não entendemos o comportamento dos nossos filhos e maridos. Agora, temos conhecimentos que vão contribuir para melhorar essas relações”, argumentou.
A valorização dos associados também foi lembrada pela produtora rural, com propriedade em Linha Kerber, município de Maratá. “A Languiru está sempre preocupada com o associado e seus familiares, propondo situações para o seu desenvolvimento”, acrescentou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru
Negócios
Teve início na última sexta-feira, dia 21/10, o Mestrado Profissional em Gestão e Negócios da Unisinos, com a turma exclusiva para cooperados e colaboradores de cooperativas agropecuárias. A iniciativa do Sistema Ocergs, FecoAgro/RS e Escoop é voltada para o ramo Agro e tem o compromisso com a prática transformadora.
O Mestrado é uma combinação entre embasamento conceitual, pesquisa, troca de experiências e atividades práticas, histórias de transformação são construídas tanto no contexto profissional (qualificação da gestão e geração de soluções inovadoras para problemas complexos) quanto no âmbito pessoal (visão de mundo e competências de interpessoais e de liderança).
Para a segunda edição da Turma do Cooperativismo, foram selecionados 25 alunos, dos quais 20 contam com Bolsas de Estudo do Sescoop/RS. Estão representadas nessa turma as coops CCGL, Cotripal, Cotrisal, Cotribá, Coagrijal, Vinícola Aurora, Cotrijuc e Cotrirosa.
Para o presidente da Fecoagro/RS, Paulo Pires, a parceria entre o Sescoop/RS, que se tornou um importante instrumento de capacitação das pessoas no cooperativismo gaúcho, e a Fecoagro/RS, entidade que catalisa e representa as coops agro no Estado, é imprescindível para que as lideranças estejam cada vez mais preparadas para continuar desenvolvendo e gerando excelentes resultados no ramo e na sociedade gaúcha.
Negócios
As gaúchas Creral, cooperativa de energia, com sede em Erechim, e a Mil Engenharia, com sede em Tapejara, estão construindo em Minas Gerais a maior usina solar flutuante do Brasil, a UFV Veredas Sol e Lares. O empreendimento é fruto de um consórcio e terá potência instalada de 1,2 MWp (megawatts pico) localizado no município de Grão Mogol, no norte de Minas, e que pertence à Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS).
A montagem da usina está sendo feita sobre a lâmina d’água do lago da PCH Santa Marta, de propriedade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e faz parte do programa de pesquisa e desenvolvimento da estatal. O consórcio Veredas Sol e Lares, formado por Creral e Mil Engenharia, foi contratado para construir e operar a usina pelo período de um ano após a entrada em funcionamento.
O presidente da Creral, Alderi do Prado, afirma que a cooperativa tem interesse em gerar energia com todas as fontes renováveis disponíveis na matriz energética brasileira. “Hoje atuamos em diversos estados do país, e construir uma usina solar flutuante nos traz a oportunidade e nos capacita a trabalhar com uma tecnologia que pode ser replicada em todo o Brasil, abrindo as portas para Creral”, ressaltou.
O gerente de geração da Creral, Leonardo Cassol, explica que o projeto é mais um desafio para a engenharia de ambas as empresas. “Temos experiência em construir usinas hídricas e solares de forma tradicional, mas nos desafiamos a aprender e conhecer novos métodos e tecnologias”, reiterou.
Ao todo a usina terá 3.050 painéis fotovoltaicos monocristalino, dual glass e filme fino apoiados em 7.600 flutuadores numa área de 11 mil m² sobre o lago, mais 14 inversores e 60 mil metros de cabos. A energia gerada no modelo de geração distribuída autoconsumo remoto, prevê atender 1.250 famílias do semiárido, em 21 municípios mineiros nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo. A previsão é colocar em operação até o primeiro semestre de 2023.
A Creral é uma cooperativa com 53 anos, distribui energia na região norte do Rio Grande do Sul e desde 2000 atua na geração operando 14 usinas hídricas, solares e uma térmica. Em 2008 foi a primeira entidade brasileira a receber em Londres o Prêmio Ashden de energia renovável. A MIL Engenharia começou sua trajetória em 2010 desde então já executou mais de 500 projetos elétricos industriais, comerciais, coorporativas, automação industrial e manutenção elétrica.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral
Negócios
Os contemplados na segunda chamada pública (Edital 11/22) realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foram divulgados nesta terça-feira (18). Das 131 propostas de pesquisa sobre o cooperativismo inscritas, 44 foram selecionadas pelo comitê avaliador. Com fomento de R$ 4 milhões, os pesquisadores poderão custear bolsas para orientandos, passagens, hospedagens, participação em congressos e até comprar equipamentos e materiais para execução do estudo.
“É uma verdadeira satisfação ver estudiosos interessados em desenvolver conceitos, aprimorar métodos e processos em defesa do modelo cooperativista. A primeira chamada foi um sucesso e tenho certeza de que esta segunda não será diferente. Tenho a impressão que estas pesquisas se tornarão permanentes e que as cooperativas vão se beneficiar e repassar todo o conhecimento para frente, gerando mais prosperidade para todos”, declarou do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.
As principais áreas de pesquisa são Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo. Para pesquisas sobre Impactos econômicos, sociais e ambientais, o edital recebeu, ao todo, 65 inscrições; sobre Competitividade e Inovação no Cooperativismo, 39 projetos; e sobre Cenário jurídico do cooperativismo, 15 propostas. Já o tema Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista, obteve 12 submissões.
A parceria entre o Sescoop e o CNPq teve início em 2017, quando foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para a operacionalização de chamadas públicas para financiamento de projetos de pesquisa científica. O primeiro edital, em 2018, recebeu 374 inscrições. Foram contemplados 41 projetos, de 14 estados diferentes, com recursos que somaram R$ 2,8 milhões repassados às universidades e institutos de pesquisa.
Clique aqui e confira o resultado.
Fonte: Assessoria de Comunicação OCB
Negócios
Mais de 1200 mulheres estiveram reunidas nesta quarta-feira, 19/10, no Encontro Mulher Coasa, evento promovido pela cooperativa com foco no bem-estar da sua associada. Pela manhã, as participantes puderam acompanhar a palestra da administradora Helda Elaine, especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Ela falou sobre o protagonismo e empoderamento feminino nos vários papéis desempenhados pelas mulheres (filhas, esposas, mães, agricultoras). Ela deu dicas de autoconhecimento, cooperação e confiança diante dos desafios da vida.
Ainda na primeira parte do evento, as associadas visitaram o Feirão Artesanal Coasa que contou com exposição e comercialização de produtos artesanais e de plantas. A feira foi realizada pela primeira vez no Dia de Campo da Coasa, em fevereiro, com aprovação entre os participantes e, assim, sendo possível a realização de uma nova edição. Ao todo, mais de 30 associadas apresentaram seus trabalhos manuais e outros produtos confeccionados nas propriedades. Além disso, o Feirão Artesanal Coasa contou com a presença de floriculturas e outras empresas da região que puderam comercializar seus produtos voltados ao público feminino e suas famílias.
Após o almoço, servido na Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Água Santa, onde toda a programação foi desenvolvida, as mulheres acompanharam a palestra da educadora física Glaucia Menegat. Ela prestou orientações sobre a forma correta do ato de respirar e sobre o hipopressivo – exercício que reprograma a postura corporal favorecendo a saúde e o bem-estar. Os passaportes solidários antecipados, adquiridos pelas participantes, geraram o valor de R$ 11 mil reais, que foram repassados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coasa
Negócios
A produção e o tratamento dos resíduos sólidos serão tema de seminário promovido pela Cooperativa de Crédito Educredi, no próximo dia 25 de outubro, na Unisinos, em São Leopoldo (RS). O evento vai reunir professores, alunos e comunidade escolar para debater sobre o programa Escola Lixo Zero e as ações em desenvolvimento nas escolas gaúchas.
“A expectativa é de levar as questões ambientais a serem discutidas e planejadas em nossas comunidades escolares e também em outras áreas do conhecimento”, afirmou o presidente da Educredi, Elson Geraldo de Sena Costa. Segundo ele, o objetivo é dar prosseguimento aos trabalhos de gestão ambiental da Sala Verde Padre Amstad, da cooperativa.
Na programação do seminário, no turno da manhã, terá uma palestra com representantes da consultoria ambiental Apoena Socioambiental, que atua em treinamento de estratégias para sustentabilidade e inovação. Já à tarde, a atividade ficará a cargo dos representantes do Programa de Educação para Sustentabilidade na Cidade, da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo. Na ocasião, haverá o lançamento da cartilha do PESC e exposição de materiais.
Para o presidente da Educredi, as escolas têm papel fundamental na educação. "O seminário vem para contribuir na gestão das escolas estabelecendo regras básicas para diminuir a produção de resíduos e levar para as nossas comunidades o debate sobre essa questão”, disse Costa. Segundo ele, é uma grande promoção de entendimento do que realmente deve ser realizado para resolver este grande problema que não é só do Rio Grande do Sul, mas de todo o país.
Aberto à comunidade, o IV Seminário Sala Verde Padre Amstad será realizado no Auditório Sérgio Concli Gomes, no campus central da Unisinos. A programação inicia às 9h. Os participantes receberão certificado ao final do evento. Para inscrições, que são gratuitas, e mais informações sobre a programação, acesse o site sympla.com.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação AgroEffective
Negócios
As cooperativas de crédito contam com uma data especial em outubro. Sempre na terceira quinta-feira do mês é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC). Este ano, “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito” é o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - WOCCU, na sigla em inglês) para marcar a comemoração no dia 20.
Ações e eventos estão sendo realizadas no mundo todo para destacar a data e ressaltar a contribuição das cooperativas de crédito para tornar realidade os sonhos pessoais e profissionais dos associados, bem como para valorizar propósitos que fazem parte da essência dessas instituições. No Brasil, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) também realiza diversas iniciativas para mostrar como as cooperativas contribuem com a qualidade de vida de quem quer ter uma relação saudável e duradoura com o próprio dinheiro.
Para o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann, a eficiência econômica das cooperativas se concretiza pelos resultados que apresentam. “O modelo cooperativo privilegia o desenvolvimento da comunidade como um todo, pois os resultados e as sobras das cooperativas vão para os associados, gerando riqueza e distribuição de renda para todos. As cooperativas de crédito estão em muitos municípios do RS e demonstram cada vez mais que onde tem cooperativismo pujante, tem desenvolvimento”, afirma.
Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO da WOCCU assinala a motivação que levou a escolha do tema. “Ainda há 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo que não têm conta bancária. As cooperativas de crédito realmente têm o modelo de negócios perfeito para impulsionar seu futuro financeiro. O tema não poderia ser mais oportuno. Esperamos que todo o nosso movimento global celebre e promova essa mensagem na quinta-feira, 20 de outubro”, salienta.
A abrangência internacional das cooperativas de crédito é evidenciada pelo WOCCU. A entidade internacional representa 375 milhões de associados em 86 mil cooperativas de crédito, localizadas em 118 países. A taxa de penetração do segmento, calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa, em 2020 (último estudo publicado), foi de 12,18%. No Brasil, essa taxa foi de 8,13%. O índice vem registrando crescimento constante desde 2017, quando atingiu 6,66%
O Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo de 2020, editado pelo Banco Central do Brasil, também mostra que o crescimento anual da carteira de crédito do SNCC foi maior que o do Sistema Financeiro Nacional (SFN) nos últimos quatro anos, ficando com 35% do total contra 15%. Além disso, os depósitos do SNCC aumentaram 42,4% no ano, enquanto no SFN (exceto SNCC) o crescimento foi de 25,7%. No mesmo período, o número de associados às cooperativas de crédito aumentou de 9,6 milhões para 14,6 milhões, sendo 12,3 milhões de pessoas físicas e 2,2 milhões de pessoas jurídicas.
Nos últimos quatro anos, a quantidade de pontos de atendimento cresceu de 4.929 para 7.247. Este total de unidades coloca o cooperativismo de crédito como a principal rede de atendimento do país. Além disso, nos últimos anos, foram fechadas em todo o país 3.173 agências bancárias e 87 postos de atendimento bancário (PAB), enquanto 1.899 postos de atendimento cooperativos (PAC) foram abertos. Outro dado importante é que em 275 municípios, as cooperativas de crédito são a única instituição financeira presente, atendendo com qualidade e de acordo com todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central.
Presença
Estar presente nas comunidades é uma característica das cooperativas de crédito, o que favorece um relacionamento mais próximo com o associado, enfatizando o elo comum entre seus membros e a presença na vida social da comunidade, principalmente em cidades com menor população.
A capilaridade e a reciclagem local da poupança também são características que habilitam as cooperativas de crédito como alavancas do desenvolvimento regional. Em estudo divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), constatou-se que cidades brasileiras com presença de cooperativas de crédito possuem incremento no Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 5,6%, com a criação de 6,2% a mais de empregos e aumento de 15,7% no número de estabelecimentos comerciais. O estudo da Fipe revela ainda que cada R$ 1,00 concedido em crédito pelas cooperativas gera R$ 2,45 no PIB da economia.
Saiba mais sobre o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC) em: https://www.somos.coop.br/dicc/
Negócios
A primeira turma da Academia de Jovens Líderes do Agro, realizada por iniciativa da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) formou-se nesta semana. Com a participação de 42 jovens de 18 cooperativas agropecuárias gaúchas, o objetivo foi o de incentivar a participação destes jovens no dia a dia da propriedade rural, além das associações e cooperativas, de forma a que este desenvolva competências na gestão dos projetos e na tomada de decisões.
O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, classificou a iniciativa como fantástica, onde foram apresentados todos os cases de inovação, de melhoria nas atividades das cooperativas, de seus colaboradores, com a finalidade de melhorar a relação das cooperativas com seus associados, tanto em eficiência econômica quanto em eficiência social e esta integração com a comunidade. "Todos estamos encantados e vamos fazer com que essa iniciativa seja multiplicada no sentido de fazermos mais turmas para capacitarmos cada vez mais nossos jovens para esta liderança que eles terão que exercer nas suas cooperativas e propriedades", ressalta.
De acordo com o diretor Executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco, o foco em desenvolvimento de lideranças que se propôs em toda a trajetória nesta trilha de qualificação que ocorreram nestes meses de agosto e setembro nesta parceria trouxe um treinamento ímpar e diferenciado com qualificação de entrega por parte dos palestrantes e também com uma dinâmica de participação muito intensa dos 42 participantes da academia. "Nos sentimos muito impactados pela qualidade dos projetos ao final do trabalho de qualificação, a assertividade com posicionamento diante à realidade que hoje as cooperativas enfrentam, destacando caminhos e desafios que no futuro, logo ali à frente, nos colocam para as mudanças para o cooperativismo se manter pujante e forte. Ou seja, a academia jovens líderes, neste primeiro módulo, teve a capacidade de entregar com qualidade todo um conteúdo, mas também teve um elemento de motivação que ficou muito bem constituído pela interação que os participantes tiveram", observa.
Feltraco salienta ainda que os projetos foram elaborados com a participação de diferentes cooperativas, ou seja, pessoas que não se conheciam desenvolveram uma ideia e apresentaram uma solução dentro de um encaixe que elas têm no seu trabalho cotidianamente, mas com um olhar de futuro, de liderança e de desenvolvimento. Os vencedores entre os projetos foram Cristiano Tonet, da Cotrijal, Fabiola Ghellar Rodrigues, da Cotrirosa, e Natália Vogt Galli, da Cotripal, com o projeto "Protótipo de uma Plataforma voltada à ações de Sustentabilidade Ambiental e Social". Eles ganharam uma visita para a fazenda modelo em sustentabilidade do programa Bayer Forward Farming no Brasil e um curso de agricultura digital da Universidade FieldView, braço de capacitação da plataforma de agronomia digital da Bayer.
A diretora comercial da Soja da Bayer Brasil, Marina Menin, frisa que parceria com a FecoAgro/RS rendeu bons frutos e que todos estão contentes em ver que o conhecimento adquirido pelos jovens durante o programa os ajudou a idealizar projetos realmente criativos para a inovação e sustentabilidade no agronegócio. "Queremos que a nova geração participe ativamente da construção do futuro do agro e pudemos ver por meio dos projetos apresentados que há um caminho promissor para o desenvolvimento de novas lideranças", afirma.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AgroEffective
Negócios