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Ceriluz conquista Prêmio Aneel de Qualidade 2020 na categoria acima de 10 mil unidades consumidoras

Ceriluz conquista Prêmio Aneel de Qualidade 2020 na categoria acima de 10 mil unidades consumidoras

A Ceriluz conquistou na tarde dessa quinta-feira (29/7) o Prêmio Aneel de Qualidade 2020 na categoria Permissionárias Acima de 10 mil unidades consumidoras. Essa é a segunda vez que a cooperativa com sede em Ijuí vence a premiação, a primeira havia sido em 2018. A cerimônia virtual de divulgação das distribuidoras vencedoras em 14 diferentes categorias ocorreu no canal do Youtube da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O título de campeã veio acompanhado de um índice de satisfação de 84,38%, nota que rendeu à Ceriluz o posto de segunda melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil.

Histórico vencedor

E os bons resultados nas pesquisas da Aneel já não novidades no cenário da Cooperativa, que sagrou-se a melhor distribuidora de energia do Brasil na pesquisa 2018, com uma média de satisfação de 85,93%, superando todas as demais, permissionárias e concessionárias. Na pesquisa 2019, mesmo superando o índice que a levou a ser campeã, alcançando 89,26% de aprovação, a Cooperativa foi a segunda melhor em sua categoria e a terceira no ranking de todas as distribuidoras brasileiras. Ela já havia sido vice-campeã em sua categoria em 2014, quando a Aneel incluiu as cooperativas na pesquisa, e em 2017. Desde que participa do Prêmio, a partir de 2014, a Ceriluz sempre esteve entre as cinco melhores distribuidoras de energia do Brasil.

Destaques

A tricampeã (2014, 2015 e 2016) e presença mais do que constante no topo do ranking do Prêmio Aneel de Qualidade, a Cermissões de Caibaté/RS ficou em segundo lugar na categoria Permissionárias Acima de 10 mil unidades consumidoras, com 82,47%. A Cooperativa aparece na sexta posição entre as melhores distribuidoras de energia do País.

Além da Ceriluz e Cermissões, finalistas nesta edição do Prêmio, mais sete cooperativas gaúchas aparecem no ranking:

8º lugar: Creluz-D (81,98%)

9º lugar: Coprel (81,08%)

11º lugar: Certel Energia (79,53%)

12º lugar: Cooperluz (78,29%)

13º lugar: Certaja Energia (77,17%)

20º lugar: Certhil (75,05%)

23º lugar: Creral (74,65%)

Prêmio Aneel de Qualidade 2020

Os índices são resultantes de pesquisa de opinião realizada pela Aneel junto a consumidores residenciais em todo o Brasil. Foram ouvidos 29.611 consumidores residenciais de 104 distribuidoras entre 17 de novembro de 2020 e 12 de fevereiro deste ano, em 625 municípios em todo o Brasil. As questões abordaram o nível de satisfação do consumidor de forma geral, qualidade do fornecimento de energia e de serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora. Na área de ação da Ceriluz foram visitados associados dos municípios de Ijuí, Augusto Pestana, Coronel Barros, Ajuricaba e Inhacorá.

A Pesquisa IASC é realizada anualmente pela ANEEL desde 2000 e retrata a opinião dos consumidores sobre as distribuidoras e tem como objetivo principal estimular a melhoria contínua dos serviços.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Ceriluz

Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas pelos consumidores gaúchos

Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas pelos consumidores gaúchos

Considerado como uma espécie de "Oscar" das marcas mais lembradas pelo consumidor do Rio Grande do Sul, o Top of Mind RS 2021 aponta a presença de 11 cooperativas em 11 categorias distintas. Realizado desde 1991, a pesquisa é organizada pela Revista Amanhã em parceria com a Engaje Pesquisas.

Na memória dos consumidores

Uma das marcas invictas do Top of Mind RS, a Unimed chega pela 28ª vez como a marca mais lembrada na categoria Plano de Saúde, com índice de 62,3% nesta edição. A cooperativa de Saúde também figura em outras três categorias: Plano Odontológico (3° lugar, com 7,9% das menções), Clínica Médica (1° lugar, com 32,4%) e Laboratório de Análises Clínicas (3° lugar, com 11,7%).

O ramo de Saúde do cooperativismo gaúcho também marca presença na pesquisa com a lembrança da Uniodonto na categoria Plano Odontológico. A cooperativa retoma novamente a dianteira e aparece como a primeira colocada, com 10,4%.

Cooperativas de Crédito

Na categoria Cooperativa de Crédito, Sicredi (1° lugar, com 65,8%), Sicoob (2° lugar, com 2,4%) e Unicred (4° lugar, com 1,2%) aparecem na relação.

Força do Agro

Quando o assunto são marcas de produtos alimentícios e bebidas, as coops mostram a força do ramo Agropecuário e a tradição de marcas consolidadas no cenário gaúcho. Na categoria Vinícola, o destaque fica para as Cooperativas Vinícolas Aurora e Garibaldi, que aparecem na segunda e terceira posições, com 9,2% e 8,5% das menções, respectivamente. A Aurora também foi lembrada com a marca Marcus James (9° lugar, com 1,5%).

Na categoria Queijo, a Santa Clara mais uma vez foi a marca mais lembrada pelos consumidores gaúchos, com 31,4%. Essa é 11ª vez que a Cooperativa conquista a distinção nessa categoria, que também conta com a presença da Languiru (6° lugar, com 1,8%) e Dália (7° lugar, com 1,5%).

O desempenho das coops agropecuárias também se reflete na lembrança dos consumidores nas categorias Doce de Leite, Leite, Vinho e Espumante. Na categoria Doce de Leite, a Piá Alimentos ocupa a segunda colocação (15,1%) e a Santa Clara figura na quinta posição (3,4%). Já na categoria Leite, Piá (1° lugar, com 25,8%), Santa Clara (3° lugar, com 13,8%), Languiru (4° lugar, com 7,1%) e Dália (8° lugar, com 1,3%) aparecem na lista.

Qualidade da Serra

Os multipremiados vinhos e espumantes das cooperativas vinícolas da Serra Gaúcha também habitam a memória dos consumidores gaúchos. Na categoria Vinho, Garibaldi (2° lugar, com 9,5%) e Aurora (3° lugar, com 8,9% e 10° lugar com a marca Marcus James, com 1,2%) figuram na relação. Na categoria Espumante, Garibaldi (5° lugar, com 5,6%) e Aurora (6° lugar, com 3,6%) também aparecem como destaques.

As Invictas do Top of Mind

A Unimed, a Santa Clara e o Sicredi são destaques entre as invictas do Top of Mind, marcas que vencem em suas categorias há pelo menos seis anos consecutivos. Com a conquista da 28ª vitória seguida na categoria Plano de Saúde, a Unimed se coloca como uma das principais vencedoras do prêmio desde a sua criação.

Há onze anos, os queijos Santa Clara são os mais lembrados pelos gaúchos na pesquisa Top of Mind. Desde que a categoria foi inserida na pesquisa, a Cooperativa é a mais lembrada. Pelo nono ano consecutivo, o Sicredi foi a marca mais lembrada entre as Cooperativas de Crédito. O Sicredi é o primeiro nome na memória do consumidor gaúcho desde a criação da categoria em 2012.

As 40 marcas mais amadas do RS

Enquanto o Top of Mind pergunta qual é a marca mais lembrada pelos gaúchos, no Love Brands os entrevistados respondem qual a marca que mais amam ao falar de determinado serviço, produto ou comunicador. E é claro, as cooperativas não poderiam ficar de fora dessa também. Entre as 40 marcas mais amadas, o destaque fica por conta da presença da Unimed (Plano de Saúde, com 54,4%), Piá (Leite, com 23,9%), Sicredi (Cooperativa de Crédito, com 22,7%) e Uniodonto (Plano Odontológico, com 11,7%).

Sobre o Top of Mind 2020

Para a 31ª edição do Top Of Mind foram ouvidas 1.200 pessoas com idades entre 16 e 65 anos. A coleta das informações ocorreu entre 29 de março e 19 de abril de 2021, por meio da internet e contemplou entrevistas com consumidores das sete mesorregiões do Estado.

Confira as marcas mais lembradas no Top of Mind 2021.

Tá acabando! Inscrições para o Prêmio de Jornalismo encerram neste domingo

Seguem abertas até o dia 25 de julho as inscrições para o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021. O concurso instituído pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) tem como objetivo reconhecer trabalhos jornalísticos que valorizem os reflexos econômicos e sociais promovidos pelas cooperativas gaúchas. A premiação totaliza R$ 45 mil, que serão divididos entre os vencedores de seis categorias.

O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo chega em sua quinta edição e se consolida no calendário das grandes premiações do circuito estadual de jornalismo. Nas quatro primeiras edições, o Prêmio contou com 228 trabalhos inscritos e distribuiu R$ 143 mil em premiações.

Período de veiculação e prazo de inscrições

O concurso aceitará matérias publicadas/veiculadas no período de 1º de janeiro de 2020 a 18 de julho de 2021. A inscrição deverá ser efetuada no período de 20/6/2021 até às 23h59 do dia 25/7/2021, através do formulário disponível aqui.

Para o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho dos jornalistas que retratam para a sociedade as boas práticas desenvolvidas pelas cooperativas gaúchas. “O esforço de nossas cooperativas em desenvolver de forma sustentável o Rio Grande do Sul se reflete nos indicadores de desempenho dos sete ramos de atividades do cooperativismo. E em tempos de pandemia, as cooperativas se notabilizam por ações de responsabilidade social que auxiliam as comunidades em que atuam. São diversas iniciativas voluntárias para ajudar no combate e prevenção à Covid-19, com a ampliação da rede própria de atendimento e medidas internas de combate ao vírus, doações de alimentos, aquisições de respiradores, testes voltados à detecção da doença, suprimentos de combate e proteção e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e álcool gel, além de diversas outras ações”, afirma.

Categorias

O concurso está dividido em seis categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Mídia Cooperativa. As premiações serão de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 2,5 mil para o segundo colocado de cada categoria.

São apoiadores do prêmio o Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjors), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS).

Para mais informações, acesse o Regulamento do Prêmio.

Vinícola Aurora amplia valor das exportações em 415% no semestre

Vinícola Aurora amplia valor das exportações em 415% no semestre

A Vinícola Aurora registrou aumento de 415% em valor nas exportações do primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 583% no volume de produtos, reflexo da reabertura de mercados e pela alta do dólar. O excelente desempenho foi puxado pelas vendas de suco de uva e Keep Cooler, que representaram 77% do total. A empresa gaúcha também é líder no mercado interno nas duas categorias. 

Nos primeiros seis meses, foram enviados 837 mil litros de sucos, coolers, vinhos e espumantes para 17 países. Além dos 62 containers remetidos até junho, estão programadas outras 37 cargas até dezembro. A expectativa é que a Vinícola Aurora feche 2021 com crescimento de cerca de 60% no volume de exportações.

“Desde 1954, a Aurora vem desbravando continentes e levando os produtos gaúchos para o mercado internacional. Dos 90 anos da nossa empresa, mais de dois terços foram focados também nas exportações. O trabalho contínuo e persistente, tanto na abertura de novos mercados quanto na manutenção daqueles conquistados, tem sido um dos fatores determinantes para os ótimos resultados obtidos”, avalia a supervisora de Exportação e Importação da Vinícola Aurora, Giorgia Mezacasa Forest.

Suco de uva: o carro-chefe das exportações

Sinônimo de saudabilidade, o suco de uva é o grande destaque das exportações da Vinícola Aurora. A categoria é a que mais avança de forma contínua, sendo o carro-chefe em países asiáticos e em solo americano, principais mercados-alvos da empresa.          

O produto também vem sendo ampliado com a abertura de novos territórios, como Chile, Canadá, Líbia e Nova Caledônia, pequena ilha no oceano Pacífico. Só no primeiro semestre, foram vendidos 330 mil litros de suco de uva integral e gaseificado, alta de 544% frente ao mesmo período do ano passado.

“Nos últimos anos estamos conquistando ótimas oportunidades, especialmente para o suco de uva, uma bebida natural, feita com 100% de uva, repleta de antioxidantes, que serve para a família toda. Por não conter álcool, se tornou símbolo de um dia a dia saudável, mesmo em casa. No final de 2020 também abrimos novos mercados para os coolers, em especial o Haiti, que compra praticamente só esta bebida. Neste primeiro semestre, vendemos mais de 1 milhão de garrafas do Keep Cooler. Ícone nos anos 80 e 90, o produto voltou com força há três anos após um reposicionamento de marca. É uma bebida muito diferente, que chama a atenção pela mistura de vinho branco com suco de uva, associada à aromas naturais de frutas”, conta Giorgia, lembrando que no primeiro semestre de 2020 as exportações haviam sido prejudicadas por conta do início da pandemia, o que acabou ocasionando em fechamento de portos e causando insegurança nos compradores.

A executiva pontua ainda que o aumento expressivo nas vendas de suco, com potencial de crescer ainda mais nos próximos anos, também é resultado da ampliação da capacidade produtiva da empresa. Desde 2019, a Aurora conta com uma unidade exclusiva para a elaboração do suco de uva, localizada no Vale Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). A nova fábrica é 100% sustentável.

“O resultado do primeiro semestre foi magnífico e acreditamos que poderia ter sido ainda melhor se pudéssemos fazer o que sempre fizemos, que é participar de eventos, feiras e degustações em ponto de venda, que são primordiais para fazer nossos produtos serem conhecidos pelo seu principal atributo: o sabor”, revela a supervisora de Exportação e Importação da Vinícola Aurora.    

“Em 2020, participamos apenas de três feiras na China, através do nosso brand ambassador asiático. O país estava mais bem preparado para a pandemia e realizou os eventos com todos os protocolos de segurança. Os visitantes, claro, se restringiram ao público local. Nos outros países, nossas vendas se focaram no on-line e também nos supermercados”, complementa Giorgia.    

Por conta da instabilidade da pandemia, viagens internacionais ainda não estão confirmadas para o segundo semestre do ano. Entretanto, a Vinícola Aurora possui representantes comerciais na China, nos Estados Unidos e em Portugal, além de importadores em outros países, que são braços da marca, auxiliando na manutenção e abertura de novos mercados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora

Crédito da foto: Dandy Marchetti/Divulgação

Cooperativas gaúchas são finalistas no Prêmio ANEEL de Qualidade

Cooperativas gaúchas são finalistas no Prêmio ANEEL de Qualidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou a relação das distribuidoras de energia elétrica finalistas do Prêmio ANEEL de Qualidade 2020. E, mais uma vez, cooperativas gaúchas figuram entre as finalistas, a Ceriluz e Cermissões. As vencedoras em 14 categorias serão conhecidas em cerimônia virtual de premiação no próximo dia 29, com início às 16h, com transmissão pelo canal da ANEEL no YouTube.

O objetivo do certame é destacar as distribuidoras mais bem avaliadas. Os índices são resultantes de pesquisa de opinião encomendada pela ANEEL junto a consumidores residenciais em todo o Brasil.

Foram ouvidos 29.611 consumidores residenciais de 104 distribuidoras entre 17 de novembro de 2020 e 12 de fevereiro deste ano em 625 municípios em todo o Brasil. As questões abordaram o nível de satisfação do consumidor de forma geral, qualidade do fornecimento de energia e de serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora.

O prêmio reflete, fundamentalmente, a melhoria na qualidade dos serviços, sob a perspectiva do grau de satisfação do consumidor. Desde abril de 2017, com base nos Procedimentos de Regulação Tarifária (PRORET), a variação anual da premiação integra o cálculo das Revisões Tarifárias Periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Acesse aqui a lista completa das finalistas

Ocergs abre inscrições para o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021

Ocergs abre inscrições para o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021. O concurso instituído pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) tem como objetivo reconhecer trabalhos jornalísticos que valorizem os reflexos econômicos e sociais promovidos pelas cooperativas gaúchas. A premiação totaliza R$ 45 mil, que serão divididos entre os vencedores de seis categorias.

O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo chega em sua quinta edição e se consolida no calendário das grandes premiações do circuito estadual de jornalismo. Nas quatro primeiras edições, o Prêmio contou com 228 trabalhos inscritos e distribuiu R$ 143 mil em premiações.

Período de veiculação e prazo de inscrições

O concurso aceitará matérias publicadas/veiculadas no período de 1º de janeiro de 2020 a 18 de julho de 2021. A inscrição deverá ser efetuada no período de 20/6/2021 até às 23h59 do dia 25/7/2021, através do formulário disponível aqui.

Para o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho dos jornalistas que retratam para a sociedade as boas práticas desenvolvidas pelas cooperativas gaúchas. “O esforço de nossas cooperativas em desenvolver de forma sustentável o Rio Grande do Sul se reflete nos indicadores de desempenho dos sete ramos de atividades do cooperativismo. E em tempos de pandemia, as cooperativas se notabilizam por ações de responsabilidade social que auxiliam as comunidades em que atuam. São diversas iniciativas voluntárias para ajudar no combate e prevenção à Covid-19, com a ampliação da rede própria de atendimento e medidas internas de combate ao vírus, doações de alimentos, aquisições de respiradores, testes voltados à detecção da doença, suprimentos de combate e proteção e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e álcool gel, além de diversas outras ações”, afirma.

Categorias

O concurso está dividido em seis categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Mídia Cooperativa. As premiações serão de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 2,5 mil para o segundo colocado de cada categoria.

São apoiadores do prêmio o Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjors), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS).

Para mais informações, acesse o Regulamento do Prêmio.

Agricultura de precisão avança na digitalização

Agricultura de precisão avança na digitalização

Através de evento on-line, o Projeto Aquarius lançou, nesta terça-feira, 15/6, a plataforma IDT (Índice de Digitalização e Tecnologia). A ferramenta, segundo o coordenador técnico do projeto, Telmo Amado, busca diagnosticar e quantificar o nível de tecnologia dos produtores rurais de soja, de forma a oferecer uma bússola de orientação na adoção de tecnologias 4.0.

Para o presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP), Marcos Ferraz, que mediou a live, o Projeto Aquarius é referência inclusive em nível internacional e a inovação vem para ajudar a resolver grandes gargalos da agricultura.

Produtor rural associado da Cotrijal, Giordano Schiochet vê grande evolução em termos de resultados a partir do uso da agricultura de precisão. Ele é um dos produtores que está participando de um mapeamento ligado ao Aquarius e à plataforma IDT. “A cada dia é mais necessário e importante usar as ferramentas tecnológicas que estão a nossa disposição, para identificar pontos que podemos melhorar”, afirma.

A Cotrijal tem sua sede em Não-Me-Toque, município que é considerado precursor na adoção da agricultura de precisão e que, por esse motivo, em 2009 recebeu o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão. A cooperativa passou a integrar o Projeto Aquarius em 2005, com o objetivo de estimular o uso de ferramentas de precisão. Dois anos depois, ainda ativa no projeto, criou também o Ciclus, programa que passou a levar para os associados tecnologias e informações que de forma isolada dificilmente eles teriam acesso.

A iniciativa contribuiu para melhorar a fertilidade do solo e facilitou a gestão das propriedades. Além disso, influenciou de forma decisiva no crescimento da média de produtividade de soja na região. Nos últimos sete anos, os produtores da Cotrijal colheram, em média, pelo menos 10 sacas a mais em relação ao Rio Grande do Sul a cada safra.

A LIVE

A live de lançamento da plataforma IDT teve palestra com o pesquisador Édson Bolfe, da Embrapa Informática Agropecuária, que destacou que a digitalização gera muitas oportunidades para toda a cadeia do agro.

A jornalista Joana Colussi trouxe um cenário comparativo do processo de digitalização nos Estados Unidos e no Brasil, com dados baseados em pesquisa de doutorado que está desenvolvendo, e ponderou que os brasileiros estão na dianteira, mas há muito para avançar.

Veja a live clicando aqui.

O PROJETO

Aquarius é o mais antigo projeto em agricultura de precisão do Brasil. Há mais de 20 anos realiza pesquisas que visam o desenvolvimento tecnológico da área, junto de parceiros tanto do setor público (UFSM) como do privado (Stara, Cotrijal, Drakkar e OWS).

O desenvolvimento da plataforma IDT é resultado do prêmio recebido pelo Projeto Aquarius no Edital Agro 4.0 da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) em prol da adoção e difusão de tecnologias do Agro 4.0.

A COTRIJAL

Fundada em 1957 em Não-Me-Toque (RS), a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil, com 55 unidades em 32 municípios. Em 2020, registrou faturamento histórico recorde de R$ 2,4 bilhões — ficando na 58ª colocação entre as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro, segundo a revista Forbes. Desde 2000, a entidade promove a Expodireto Cotrijal, uma das seis maiores feiras do agronegócio nacional e uma das principais do cenário internacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal, com informações do Projeto Aquarius

Revista Amanhã e PwC recebem balanços para ranking 500 Maiores do Sul até 19 de julho

Revista Amanhã e PwC recebem balanços para ranking 500 Maiores do Sul até 19 de julho

A Revista Amanhã e a PwC Brasil seguem trabalhando na edição 2021 do ranking 500 Maiores do Sul. As companhias que quiserem participar podem enviar seus balanços até o dia 19 de julho para serem analisados. As demonstrações contábeis devem ser relativas ao ano de 2020 e precisam conter também os dados comparativos de 2019. Os balanços também devem conter notas explicativas e parecer de auditoria externa (caso existam). Os documentos devem ser remetidos para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Ranking 500 Maiores do Sul

Maior e mais completo ranking empresarial da região Sul, é realizado há 31 anos por Amanhã e PwC – referência global em auditoria, assessoria tributária e empresarial. Revela indicadores de mil empresas – as 500 maiores e as 500 emergentes, com sede no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os números e reportagens aprofundadas sobre a situação econômica das organizações são publicados em uma ampla edição impressa da Revista Amanhã. O projeto ainda realiza cerimônias de premiação – em que as maiores companhias de cada estado são homenageadas em eventos que reúnem a elite empresarial do Sul.

Fonte: Revista Amanhã

Webinar apresenta cenários do mercado da soja e do milho

Webinar apresenta cenários do mercado da soja e do milho

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) realizou nesta terça-feira, 8 de junho, um webinar para dirigentes e executivos das cooperativas associadas. O tema foi a projeção para os mercados da soja e do milho com o analista de Safras & Mercado, Paulo Molinari.

Na abertura, o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, salientou que os produtores estão realizando o plantio do trigo, mas já de olho no mercado de milho. “Para o momento, o Rio Grande do Sul está plantando uma safra de trigo com duplo propósito também para a nutrição animal, mas de olho na próxima safra de milho. Estamos olhando muito firme para esta safra de milho que começa em agosto em regiões mais quentes e pensando forte na questão da comercialização”, destacou.

O especialista apresentou no início do webinar os motivos que causam o atual cenário das commodities agrícolas. A pandemia que ainda persiste e o câmbio no Brasil, além das influências da safra norte-americana que vem mexendo com a Bolsa de Chicago, são alguns dos fatores que estão pesando no mercado neste momento. “É um ano bom de preços para o produtor, mas ao mesmo tempo difícil e complicado. Eu diria que as mudanças que estamos tendo até radicais em relação às expectativas tem muito a ver com este ano. E o fato é que todos os indicadores econômicos estão sendo influenciados e o agro também está sendo influenciado”, resumiu.

Sobre o milho, Molinari salientou que no Brasil há uma quebra em todo o país e que a produção da segunda safra já está determinada, sendo que apenas no Centro Norte e no Oeste de Mato Grosso, regiões com pivô em Goiás, Oeste do Paraná e no Paraguai a produção está dentro da expectativa e sem redução, sendo que em alguns pontos a quebra pode chegar de 30% a 40%. “Inclusive o Paraguai deverá ser fornecedor de milho neste segundo semestre e certamente será”, projetou.

O analista de Safras & Mercado também lembrou da influência da produção norte-americana, que está enfrentando problemas com o clima, com regiões com umidade do solo abaixo do normal. “Isso significa que a safra americana vai quebrar? Não, mas precisa chover de forma continuada. Se não ocorrer isso nesta parte dos Estados Unidos, deveremos ter problemas e veremos estresse na Bolsa de Chicago, com muita alta e baixa no mesmo dia. O mercado está bastante volátil”, observou.

A China também está aumentando as compras de milho no mercado internacional, de acordo com o especialista, com a exportação dos Estados Unidos batendo recordes. “A China nunca importou milho a não ser de forma marginal e de repente vira a maior compradora de milho, com cerca de 30 milhões de toneladas dos Estados Unidos. Se ela continuar comprando desse jeito, os Estados Unidos vão continuar exportando desse jeito e o estoque continuará baixando. O resumo do mercado de milho é este, tem a ver com a China”, ponderou.

Na soja, Molinari também destacou as primeiras projeções de produção americana, que deve girar em cerca de 120 milhões de toneladas dependendo do clima, mas que o cenário até setembro deverá continuar igual. “Já no Brasil, no ano que vem, plantaremos soja em todos os lugares. Se com R$ 80,00 a saca já fizemos isto, com R$ 160,00 será muito mais. Quem começa a pensar na soja deve entender que o estoque americano é baixo e precisa de uma safra recorde. Até agosto esse movimento em Chicago deve continuar volátil. Vem uma safra cheia americana que não traz a certeza que o preço caia muito, mas teremos uma acomodação com a colheita de lá e depois o mundo ficará de olho no Brasil onde estaremos plantando uma safra muito alta”, explicou.

Para Molinari, este fator deve afetar os prêmios da soja que no primeiro semestre do ano que vem ainda continuarão positivos, mas se vier uma safra cheia junto com uma boa expectativa nos Estados Unidos, estes prêmios ficarão negativos na sequência. “Quem puder comece a travar prêmio de soja pois em 2021, sem soja nos Estados Unidos, os prêmios serão negativos. Então porque em 2022, com uma super safra sul americana, eles não seriam negativos?”, questiona.

Finalizando, o especialista afirmou que a China continuará com demanda elevada, importando altos volumes de soja. “Nós vivemos de China, quanto mais ela comprar, mais continuaremos vendendo. Vai ser muito importante para o início de 2022 o nosso ritmo inicial de plantio. Se conseguirmos em setembro e outubro plantar soja cedo e ela começar a aparecer em janeiro, teremos farelo e óleo e o mercado se acomodará mais cedo”, concluiu.

Fonte: Fecoagro/RS

Sicredi Pioneira RS fecha parcerias para impulsionar turismo em Gramado

Sicredi Pioneira RS fecha parcerias para impulsionar turismo em Gramado

Uma parceria entre a Sicredi Pioneira RS, a prefeitura de Gramado e o Sebrae RS pretende movimentar as comunidades locais e impulsionar o turismo. O acordo prevê a criação do projeto Griffe Gramado Inesquecível e dos Eventos de Gramado.

A ideia é investir em artesãos e empreendedores locais para que eles possam produzir souvenires e outros itens artesanais com uma marca própria da cidade. Além da Griffe Gramado Inesquecível, o projeto inclui marcas de eventos da cidade como o Natal Luz, Páscoa em Gramado, Festival de Cinema e a Festa da Colheita, gerando renda, aguçando a economia criativa e alavancando toda a produção associada ao turismo.

O projeto propõe a comercialização dos produtos com a grife de forma permanente, tanto em lojas físicas quanto virtuais. Inclusive, uma loja da grife deve ser inaugurada no Aeroporto Salgado Filho para reforçar a identidade da marca e valorizar ainda mais o turismo. Futuramente, outros pontos devem receber a grife.

Por meio da iniciativa, será possível desenvolver produtos que valorizem a identidade do município da Região das Hortênsias, além de criar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Inserir esses trabalhadores na cadeia produtiva é muito importante para o município, especialmente num momento de retomada da economia do turismo.

“O nosso olhar principal para apoiar a iniciativa é o impacto social na geração de renda para artesãos e outros artistas de Gramado, que são, essencialmente, mulheres chefes de família. Há um grande impacto na geração de renda para essas mulheres e, por consequência, melhora na qualidade de vida delas e dos filhos delas. É incluir pessoas que têm um talento, um potencial, mas não tinham como transformar esse talento em renda.” explica Solon Stapassola Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira.

O projeto terá a duração de 18 meses e oferecerá à comunidade consultorias, oficinas e cursos. A Sicredi Pioneira realiza investimento direto na iniciativa e fornece todo o conhecimento da cultura de cooperação para fortalecer a atuação integrada e colaborativa.

Fonte: Assessoria Sicredi Pioneira RS

Campanha "Escolha Unicred Porto Alegre" coloca cooperados no centro do negócio

Campanha "Escolha Unicred Porto Alegre" coloca cooperados no centro do negócio

Com a premissa de ter o cooperado no centro do negócio, a Unicred Porto Alegre – Instituição Financeira cooperativa exclusiva para profissionais graduados da área da saúde e empresas, que permitam vínculo associativo – está movimentando seu público com a campanha "Escolha Unicred Porto Alegre".

Iniciada em 1 de abril pelas redes sociais, a campanha segue até 13 de dezembro de 2021, oferecendo mais de R$ 200 mil em prêmios, que além de estimular um uso maior dos produtos e serviços da cooperativa, trará melhores resultados e sobras maiores para todos os cooperados. Uma das categorias – o "Prêmio Solidário" – contempla entidades beneficentes, sugeridas pelos cooperados.

No período da campanha, quanto mais o associado – pessoa física ou jurídica – movimentar sua conta, utilizar ou contratar produtos e serviços, ou, ainda, indicar novos cooperados, terá melhores chances de acumular pontos. A soma de todos eles gera cupons eletrônicos para concorrer aos sorteios pela Loteria Federal (Certificado de autorização SECAP/ME nº 04.011974/2021).

Se, por exemplo, no período da campanha, o associado indicar um novo cooperado, já sai com 5.000 pontos, o que equivale a um cupom eletrônico. O mesmo ocorre, se houver participação nas Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias da Cooperativa.

Cooperados no centro do negócio

"Para seus cooperados, a Unicred Porto Alegre representa muito mais do que uma instituição financeira. Se tornou um porto seguro, por que além de promover renda, leva prosperidade à vida das pessoas, transformação social e desenvolvimento às comunidades", avalia seu presidente Dr. José Cesar Boeira. Para ele, em cada ação, programa ou evento, a Cooperativa demonstra a importância do "fazer juntos", aproximando, agregando e incentivando a cooperação.

Desta vez, com a campanha "Escolha Unicred Porto Alegre" não é diferente. "Um de seus objetivos é conectar e engajar os associados, pois o envolvimento de todos é essencial para o fortalecimento dos avanços que vêm experimentando o sistema cooperativo. Temos um compromisso com a conexão e o engajamento de nossos associados", afirma dr. Boeira. ​

O presidente ainda destaca que diferente de campanhas e promoções de instituições financeiras tradicionais, na cooperativa não apenas os sorteados ganham com a sua sorte, "porque quando uma campanha tem como foco movimentar a cooperativa, trazer o cooperado a usar os produtos e serviços da sua cooperativa, além de estar fortalecendo uma instituição financeira que é sua, o resultado no final do ano volta para cada associado com as sobras, então quanto mais movimentarmos nossa cooperativa mais sobras teremos para todos os cooperados."

Na mesma linha, o diretor-geral, João Batista Loredo de Souza, acredita que campanhas e ações de estímulo à participação no dia a dia da cooperativa, traduzem a atenção e o cuidado que a Unicred Porto Alegre dedica aos seus associados. "Estaremos sempre alinhados com os propósitos de promover a vida e construir felicidade para nossos cooperados. Esta é a mensagem que queremos passar com mais esta campanha", conclui.

Os resultados da campanha serão divulgados por meio do hotsite da promoção (www.escolhaunicredportoalegre.com.br/campanhaescolha), por meio das redes sociais da cooperativa:
Instagram (https://www.instagram.com/unicredportoalegre), Facebook(https://pt-br.facebook.com/unicredportoalegre), e, ainda por meio de contato telefônico com o sorteado. 
Para mais informações, os interessados podem consultar o regulamento pelo endereço: http://escolhaunicredportoalegre.com.br/campanhaescolha

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred POA

Coopermil prepara segunda edição do Seminário do Leite

Coopermil prepara segunda edição do Seminário do Leite

A Cooperativa Mista São Luiz (Coopermil) está ultimando as tratativas para a realização da segunda edição do seu Seminário do Leite, com palestras focadas em assuntos que auxiliem o produtor de leite em sua atividade. A programação acontece nos dias 15, 16 ,17 e 18 de junho.

Segundo o coordenador da área Leite da Cooperativa, Marcos André de Lima, “está edição do Seminário estará enfocando assuntos relacionados ao Controle de Células Somáticas, Planejamento Estratégico de Silagem e a questão da Sucessão Familiar na Atividade Leiteira”, com a participação de palestrantes de renome e com reconhecida atividade técnica e profissional. Lima reforça o convite para que os associados e os produtores de leite agendem as datas e “não percam esta oportunidade que a Coopermil está propiciando para ampliar conhecimento e buscar novas informações”.

O evento, que estava programado para ser realizado de forma presencial, em função do atendimento as regras de prevenção e enfrentamento a pandemia, acontecerá de modo online no canal do youtube da Coopermil no próximo mês de junho. Para a equipe organizadora do evento, a realização do Seminário de forma virtual permitirá que os produtores possam assistir as palestras com toda a tranquilidade, diretamente de suas propriedades.

Reserve essas datas

O 2º Seminário do Leite da Coopermil acontece dias 15, 16, 17 e 18 de junho, sempre a partir das 20 horas, no canal do youtube da Coopermil. Nos próximos dias a Cooperativa estará divulgando a programação completa do Seminário.

Certaja Energia desenvolve Programa Mais Cooperado

Certaja Energia desenvolve Programa Mais Cooperado

A Certaja Energia acaba de divulgar a primeira edição do Programa Mais Cooperado, aprovado em sua mais recente Assembleia Geral Ordinária digital. Trata-se de uma participação financeira da Cooperativa para as solicitações de novas ligações, incentivando e possibilitando que mais pessoas venham a consumir e usufruir da energia elétrica. 

O Programa surge no contexto de uma demanda reprimida muito grande, principalmente pela exigência legal da participação financeira do cooperado em determinadas obras de ligação nova e aumento de carga, observa o vice-presidente e gerente comercial da Energia, Ederson Madruga. “Este Programa tem por objetivo auxiliar financeiramente os cooperados na parcela de participação financeira do consumidor quando de obras de ligação nova ou aumento de carga. Pela legislação do setor elétrico, em algumas situações, o consumidor deve participar financeiramente de uma obra. Nestes casos, o Programa contribui com o cooperado, pagando uma parte desta parcela”. 

O Programa é renovado anualmente, na Assembleia Geral Ordinária, com valores provenientes das sobras à disposição da AGO, podendo serem alterados ou suprimidos por deliberação coletiva nesses eventos. Para o exercício abril-2021 a dezembro-2021, o conselho Administrativo sugeriu o valor de R$ 300 mil, que foi aprovado na AGO de 31 de março.

O fundo contribuirá com uma parte da parcela do consumidor após o cálculo de participação financeira, como observa-se na tabela a seguir:

Fonte: Assessoria de Comunicação da Certaja Energia

Cotrijal renova marca de olho em novos negócios

Cotrijal renova marca de olho em novos negócios

A Cotrijal apresentou nesta quarta-feira (17) sua nova marca. A live Renova Cotrijal reuniu presencialmente diretoria, conselheiros e poucos convidados, respeitando os protocolos sanitários. Online, milhares de associados, clientes e colaboradores acompanharam o evento, reforçando características como o cooperativismo e a união da entidade. Os discursos mostraram um olhar atento para o futuro. A renovação marca uma nova fase da cooperativa, com investimentos em gestão, comunicação, inovação e diversificação dos negócios. Os bons resultados de 2020, com recorde de faturamento, contribuem para o novo momento.

Novos rumos

A novidade marca a transição para uma nova etapa da cooperativa, firmada no planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Os novos planos vão desde o investimento em venture capital até a industrialização de produtos, a exemplo da parceria com a Languiru. Transportes e logística também estão na pauta. Além disso, os investimentos em gestão, inovação e tecnologia serão ainda mais intensificados.

No dia 25 de fevereiro, durante Assembleia Geral, o balanço será apresentado oficialmente aos associados. Apesar das dificuldades enfrentadas em função da quebra da safra de verão e da pandemia, a Cotrijal encerrou 2020 com R$ 2,4 bilhões de faturamento, crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Já as sobras cresceram 53% na comparação com 2019, chegando a R$ 21,4 milhões. Foi o melhor resultado da história da cooperativa.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressaltou que o excelente resultado se deve à diminuição das despesas administrativas, ao crescimento dos negócios e ao aumento do número de produtores trabalhando com a cooperativa. “O profissionalismo da nossa equipe e a confiança do produtor foram essenciais para esse bom desempenho”, afirmou. “Para 2021, com a crescente demanda por alimentos e os bons preços, se o clima continuar colaborando com a safra, a expectativa é de uma nova safra recorde, que vem com ótimos resultados”.

Sobre a nova marca, Manica ressaltou a fala inicial do Padre Fábio de Melo, convidado da live, que disse que “renovar é um dos presentes mais lindos que a vida nos dá! Toda vez que o campo se renova, nós evoluímos com ele. Com esse espírito, apresentamos nossa nova marca, identificada com o espírito dos 63 anos da cooperativa, mas adaptada às novas tecnologias e ao nosso crescimento. É um novo momento da Cotrijal”, contou o presidente.

Para o vice-presidente, Enio Schroeder, o cooperativismo está na essência da Cotrijal. “É o sistema mais importante do mundo. Celebramos este momento importante, de renovação, construído com muito suor e determinação, por produtores, associados e colaboradores, que participaram da missão de construir a Cotrijal, que tanto e tão bem faz para as famílias cooperativadas. É um relevante serviço para toda região, estado e país”, comentou.
 

Nova marca

Em um formato que adequa-se às novas plataformas e ao novo jeito das pessoas se comunicarem, a renovação da marca Cotrijal foi assinada pela agência Moove, de Porto Alegre. O conceito envolve características da cooperativa como: união, semente e grão; pessoas e associados; folha, plantio e integração; gota, água e irrigação; além de novos segmentos.

Para a diretora de criação, Laura Azevedo, foi um desafio apaixonante e uma grande responsabilidade renovar uma marca de 63 anos de história. “Fizemos uma imersão no segmento e buscamos passar os principais valores da cooperativa, traduzir na marca a união de pessoas com um mesmo propósito, onde cooperar é crescer juntos”, explica a responsável.

Segundo o presidente da agência, José Fuscaldo, poder contribuir com o processo de comunicação e marketing da Cotrijal foi uma grande conquista. “Repensar e redesenhar a marca exigiu estudo, pesquisa e um extremo cuidado com a relação afetiva com a antiga. Grandes marcas mundiais têm passado por processos semelhantes. O advento da internet exigiu isso de todas. Elas buscaram simplificar suas formas, ganhar dinamicidade e rapidez no mundo virtual. A Cotrijal viu isso no tempo certo e agiu com rapidez”, afirma o executivo.
 Cotrijal

Fundada em 1957 em Não-Me-Toque (RS), a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil. Em 2020, faturou R$ 2,4 bilhões - ficando na 401ª posição entre as 500 maiores empresas do Brasil em vendas líquidas e a 64ª na Região Sul, segundo o ranking Melhores & Maiores, da Revista Exame. Desde 2000, a entidade promove a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras internacionais do agronegócio.  

Para assistir a live acesse os canais da cooperativa: YouTube e Facebook.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrijal

Nobel: indicação de Paulinelli celebra o agro brasileiro

Nobel: indicação de Paulinelli celebra o agro brasileiro

“O cooperativismo se sente honrado em fazer parte desse comitê de promoção do nome do Paulinelli. Ao longo de sua história, ele desenvolveu um modelo de produção rural sustentável perfeitamente adaptado ao cooperativismo, que é uma ferramenta consolidada de sucesso. Para se ter uma ideia, as coops agropecuárias são responsáveis por originar 53% de tudo que se produz na agropecuária nacional. E, por chegarmos nesse nível, nossa gratidão e reconhecimento ao trabalho do amigo Alysson Paulinelli.”

Esse é um trecho do discurso do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, realizado na coletiva de imprensa desta terça-feira, sobre a indicação do nome do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, ao Prêmio Nobel da Paz 2021. Jornalistas de todo o país participaram do evento, ao lado de grandes nomes do setor agropecuário brasileiro. Dentre eles o do coordenador de agronegócios da FGV e embaixador da FAO para as cooperativas, Roberto Rodrigues, grande entusiasta da indicação.

“Essa indicação representa o reconhecimento do trabalho do Alysson. Ele é o pai da agricultura moderna no Brasil e tudo que fez foi com base em ciência. E é, também, um prêmio duplo, porque reconhece a relevância global da agricultura sustentável brasileira. Um Nobel da paz para ele é um Nobel da paz para o Brasil”, afirma Roberto Rodrigues.

Para o indicado, a escolha final, a ser realizada pelo Conselho Norueguês do Nobel será um desafio. “O último Prêmio Nobel dado a um membro da área de alimentação foi em 1950 e alguns líderes do setor de pesquisa, da ciência e tecnologia achavam que estava na hora [de a área ser novamente contemplada]. Eu sei que é uma tarefa muito difícil, mas sinto-me muito honrado de defender essa bandeira da segurança alimentar aliada à sustentabilidade”, disse.

A nomeação foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel, pelo diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Durval Dourado Neto, e contou com cartas de apoio de 119 instituições do Brasil – dentre elas a OCB – e do exterior, representando 24 países.

Para Durval Neto, a atuação de Paolinelli teve grande destaque em toda sua trajetória acadêmica e profissional. “Muito foi feito por ele para que a agricultura brasileira chegasse aonde chegou. Esse prêmio é, na verdade, para o Brasil, por isso convido todos os brasileiros a apoiarem essa iniciativa tão importante para o país”, enfatiza.

PERFIL

Mineiro de Bambuí, Paolinelli nasceu em 1936, tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, a convite do governador Rondon Pacheco, e criou incentivos e inovações tecnológicas que transformaram o estado no maior produtor de café do Brasil. Nessa época, o jovem Paolinelli já demonstrava talento para revolucionar setores inteiros.

Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do Cerrado brasileiro. Foi nesse período que implantou um ousado programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do um novo equacionamento da ocupação do bioma amazônico. (Clique aqui para continuar lendo)

SOBRE O NOBEL

O Prêmio Nobel da Paz é outorgado pelo Comitê Norueguês do Nobel responsável pelas normas de indicação, pela seleção dos candidatos elegíveis e pela escolha final do(s) ganhador(es). É o único Nobel cujo desenrolar ocorre fora da Suécia, país onde a premiação foi criada.

O Prêmio é concedido em Oslo, capital da Noruega, e o seu Comitê é composto por cinco membros nomeados pelo parlamento norueguês. Na edição de 2020, foram mais de 300 indicações. Para o prêmio de 2021, as inscrições são feitas até o próximo dia 31 de janeiro. O vencedor será anunciado em 8 de outubro e a solenidade de premiação ocorrerá em dezembro.

Fonte: Sistema OCB

Projeto Meu Tambo, Meu Futuro entre os Melhores do Ano

Projeto Meu Tambo, Meu Futuro entre os Melhores do Ano

As cooperativas gaúchas marcaram forte presença entre as Melhores do Ano, no Prêmio Somoscoop, concedido pelo Sistema OCB em 2020. E para mostrar um pouco mais sobre cada projeto e sua importância nas comunidades das cooperativas, o Sistema Ocergs realizou uma série de matérias e postagens nas redes sociais.

Falamos sobre o projeto Sementes do Cooperativismo, da Certaja, Aprendiz Cooperativo do Campo, da Vinícola Aurora, Implantação e Promoção do Fundo Filantrópico de Incentivo a Projetos de Desenvolvimento Regional, e Projetos Digitais “Flor&Ser” e “Maratona de Carreira”, da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG (RS), A Energia que Nos Une, um projeto de intercooperação das cooperativas Certel e Sicredi Ouro Branco; Sicredi Integração RS/MG; Sicredi Região dos Vales; e Sicredi Botucaraí (RS).

Agora é a vez do Projeto Meu Tambo, Meu Futuro, que conquistou o terceiro lugar na categoria Intercooperação, uma parceria entre as cooperativas Cotrifred e Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG – que gerou impactos significativos para a cadeia produtiva do leite, visando o aumento na produção e a melhora na qualidade do produto.

O projeto teve início no ano de 2018, e tem como objetivo oferecer acompanhamento técnico e capacitação para unidades de produção familiar (UPFs), visando melhorar a eficiência da atividade leiteria, fortalecer a organização dos agricultores familiares na cadeia produtiva e melhorar as condições de trabalho e renda do produtor rural.

O projeto tem grande relevância na região devido ao acompanhamento técnico mensal (individualizado) oferecido aos cooperados, ministrado nas propriedades por meio de capacitações realizadas pelos Médicos Veterinários da Cotrifred, Assistentes Técnicos,
juntamente com professores do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI-FW.

O projeto teve um investimento total de R$343.709,16, sendo R$200.000,00 do Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.
Ao todo, foram beneficiadas 120 famílias dos oito municípios de abrangência da Cotrifred, sendo realizadas 1193 visitas técnicas mensais, com duração, em média, de 04 horas por propriedade, totalizando 383 agricultores familiares assistidos.

Através deste projeto e das ações e atividades desenvolvidas, as coops
maiores índices de sustentabilidade e organização social da agricultura familiar vinculada a cadeia produtiva do leite. Este projeto vem ao
encontro dos objetivos propostos pela direção: desenvolver a região, fortalecer o cooperativismo, dar sustentação a cadeia produtiva do leite e solidez ao sistema e ao produtor”, afirma o presidente da Cotrifred, Elio Luiz Duarte Pacheco.

O Prêmio

A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de “Melhores do Ano” – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio.

O Prêmio SomosCoop Melhores do Ano é uma forma de destacar as boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade.

Os cases premiados podem ser replicados em outras cooperativas. Por isso, conheça um pouco mais da história da premiação e assista aos vídeos sobre as vencedoras da edição de 2018.

Quer saber mais sobre como não ficar fora dessa em 2022? Acesse: http://melhores.premiosomoscoop.coop.br/

Aprendiz Cooperativo do Campo é destaque no Prêmio Somoscoop Melhores do Ano

O programa Aprendiz Cooperativo do Campo – realizado pela Vinícola Aurora, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS) – foi finalista da categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.

“Estamos muito orgulhosos por sermos finalistas, e a terceira colocação na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano mostra que estamos no caminho certo. É um importante reconhecimento, pois concorremos com outras centenas de projetos de cooperativas brasileiras. O Aprendiz Cooperativo do Campo não visa apenas a continuidade da nossa cooperativa, mas a preservação da atividade vitivinícola no futuro”, celebra o presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, que também é associado da Aurora desde 1980. 

Desde 2017, o Aprendiz Cooperativo do Campo estimula a permanência dos jovens nas atividades do meio rural, promove a sucessão familiar e incentiva o aumento do quadro social das cooperativas. A iniciativa é voltada para jovens de 14 a 24 anos incompletos, filhos de cooperados. A iniciativa inédita no Brasil idealizada pelo Sescoop/RS, é registrada junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade de sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo. Em virtude da pandemia, neste ano, parte do curso foi realizada através do ensino à distância, de forma virtual. 

Em três anos, duas turmas foram formadas e em 2020 haverá a conclusão de mais um grupo. Ao todo, cerca de 60 estudantes já foram contemplados no Aprendiz Cooperativo do Campo. Do total, aproximadamente 90% afirmaram que irão dar continuidade ao ofício da família.

A Aurora conta com 1,1 mil famílias cooperadas, presentes em 11 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi. Os associados produzem mais de 60 variedades de uvas, que são cultivadas em 2,8 mil hectares. A cooperativa também é a maior e mais premiada vinícola do Brasil.

Instituto Unicred RS atua em nova fase do Projeto Casulo RS

Dedicado aos valores do cooperativismo e coletividade, o Instituto Unicred RS atua, desde o início do ano, no objetivo de amenizar os efeitos da pandemia para os mais necessitados. Empenhada em multiplicar suas ações sociais, a instituição, que é o braço social do Sistema Unicred, trabalha atualmente na segunda fase do Projeto Casulo RS.

A ação colaborativa reúne empresas, organizações da sociedade civil, profissionais e voluntários para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social. A primeira fase do projeto atuou com a população de rua, mais exposta à pandemia especialmente no inverno, e agora ele também se dedica às crianças que voltam às aulas sem as devidas condições e materiais escolares.

O Instituto Unicred RS adquiriu 1.100 mochilas e estojos e distribuiu para as suas singulares mantenedoras, para fortalecer as doações de final de ano para instituições e ONGs parceiras em todo o Rio Grande do Sul.

Para ampliar o alcance, o Instituto segue recebendo doações na intenção de adquirir mais mochilas a partir da conta Cooperativa Unicred – 136 - Ag. 2710, C/C 6035523, Instituto Unicred RS, CNPJ: 28.450.078/0001-27. É possível conhecer mais sobre o Projeto Casulo RS no site www.casulors.com.br.

“O Instituto Unicred RS está sempre dedicado a projetos significativos para as comunidades em que está inserido, buscando continuamente a diminuição das desigualdades sociais e a promoção dos princípios da cooperação, coletividade e preservação ambiental – valores perfeitamente atendidos pelo Projeto Casulo RS”, comenta o presidente do Instituto Unicred RS, Paulo Barcellos.

Apoiado também pela ParaEventos e Lions Clube Internacional, o Projeto Casulo RS foi finalista do Prêmio Bornancini de Design 2020, iniciativa da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul, na categoria que destaca ações de responsabilidade social voltadas para reduzir o impacto ambiental.

Sobre o Instituto Unicred RS

O Instituto Unicred RS é uma organização sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. Em 2019, as diversas ações com instituições parceiras beneficiaram mais de 1500 pessoas no Programa do Dia C. 

Fonte: Unicred RS

Sementes do Cooperativismo entre os Melhores do Ano

Sementes do Cooperativismo entre os Melhores do Ano

Entre um total de 595 projetos inscritos em sete categorias do Prêmio Somoscoop Melhores do Ano, representando 22 estados do Brasil, a Certaja Energia conquistou o honroso 2º lugar em nível nacional, entre um total de 91 inscritos na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, com o Projeto Sementes do Cooperativismo.

“Este é o reconhecimento pelo empenho de nossa equipe em espalhar a semente da cooperação entre jovens. Estamos construindo um mundo diferente quando começamos a cultivar valores elevados desde cedo. Esse é o espírito cooperativista que nos norteia desde que a Cooperativa acendeu sua primeira lâmpada nas comunidades rurais que atende”, frisou o presidente da Certaja Energia, Renato Martins, em sua fala ao vivo no evento online da entrega do prêmio.

A gestora do Núcleo de Comunicação da Cooperativa, Simone França, pontua o engajamento que brota a cada edição do Sementes, em diferentes escolas do Ensino Fundamental. “Nesses momentos percebemos o quanto os jovens são corações e mentes férteis para que germine uma outra mentalidade, que pense na coletividade e construção de um país melhor. Temos orgulho de nos envolver com causas desse tipo”.

EXPERIÊNCIA COLETIVA

Criado em 2004 e reformatado em 2010, o objetivo do Sementes do Cooperativismo é ampliar a educação cooperativista para além dos associados, visando preparar os futuros líderes e cooperados da Certaja a contribuírem com o desenvolvimento da Cooperativa.

O projeto atende o 5° princípio do cooperativismo (Educação, Treinamento e Informação), que trata da Educação Cooperativa, manifestando o compromisso com a comunidade e é desenvolvido em escolas da área de atuação da Cooperativa. A valorização do ser, ao invés do ter, é um dos alicerces do Sementes.

Desafios são lançados nas instituições escolhidas a cada ano, com reuniões preparatórias organizadas pelo Núcleo de Comunicação da Certaja e constante apoio e monitoramento. As apresentações culturais ocorrem em um dia festivo, com direito a peças de teatro, paródias, shows e a culminância com a divulgação dos resultados. Um almoço em clima de fraternidade entre os jovens encerra a programação.

A organização do Projeto está sob a responsabilidade do Núcleo de Comunicação da Cooperativa e conta com a parceria e apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Quer saber mais sobre o Projeto? Confere a reportagem que fizemos na RGCoop contando tudo! CLIQUE AQUI e confira na página 22

A transmissão completa do Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano pode ser assistida na íntegra no canal do YouTube da OCB.

* As fotos que ilustram a matéria são de eventos realizados antes da Pandemia do Coronavirus

Cooperativas agro são reconhecidas pelos supermercadistas gaúchos

Cooperativas agro são reconhecidas pelos supermercadistas gaúchos

Tradicionalmente realizado de forma presencial, no final de cada ano, com o objetivo de homenagear empresas e personalidades escolhidas pelos supermercadistas gaúchos como destaques em suas atividades, o Carrinho Agas 2020 ocorrerá no formato online pela primeira vez em 36 anos de história, nesta segunda-feira (30/11), a partir das 21h30, através do canal da entidade no YouTube. Entre as 26 empresas escolhidas pelos supermercados gaúchos por sua atuação, o destaque fica para as cooperativas Santa Clara, Vinícola Aurora e Vinícola Garibaldi.

Tradição e mix de produtos

A tradição de 108 anos de história, a qualidade e mix diversificado com 80 apresentações de queijos são alguns dos motivos pelos quais a Cooperativa Santa Clara conquistou seu 13º Carrinho Agas. Eleita mais uma vez a Melhor Fornecedora de Queijos pelos varejistas gaúchos, a Santa Clara já recebeu a distinção desta categoria em 2013, 2014, 2015, 2016, 2018 e 2019. A Cooperativa também já foi contemplada com o Carrinho Agas nas categorias produtos Zero Lactose (2017), Laticínios (2010, 2011 e 2012), Bebidas Lácteas (2004) e Alimentos Resfriados (2003).

Melhor Fornecedora de Vinhos

Pelo 16ª ano consecutivo, a Cooperativa Vinícola Aurora está entre as agraciadas do Prêmio Carrinho Agas. A cooperativa de Bento Gonçalves foi eleita como a Melhor Fornecedora de Vinhos pelos 200 maiores supermercados do Estado.

A entrega simbólica do troféu será realizada em formato digital, na noite desta segunda-feira (30). O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, representará a empresa na premiação online.

“Agradecemos aos supermercadistas gaúchos pelo 16º Carrinho Agas. Não poderíamos deixar de exaltar a dedicação e o empenho das 1,1 mil famílias associadas à Aurora, aos nossos colaboradores, parceiros comerciais e fornecedores, que também se orgulham deste prêmio”, destaca o presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello.

“A Aurora se reinventou durante a pandemia. Em 2020, tivemos a melhor safra da história da vitivinicultura brasileira, lançamos novos itens que reforçaram a presença da nossa marca e, mais do que nunca, nos preocupamos com a responsabilidade socioeconômica das cerca de 6 mil pessoas que dependem de forma direta da empresa. Mostramos que a nossa tradição de quase 90 anos de história, atrelada à alta tecnologia e inovação, são a receita para andarmos para um futuro ainda mais promissor”, avalia Tonello.  

Melhor Fornecedor de Espumantes

Em um ano atípico, a Vinícola Garibaldi tem encontrado na qualidade de seus espumantes, vinhos e sucos os motivos para transformar 2020 numa temporada de conquistas. Pelo sexto ano consecutivo, a Cooperativa Vinícola Garibaldi recebe a distinção como o Melhor Fornecedor de Espumantes.

“Conquistar pela sexta vez esse reconhecimento do varejo gaúcho é motivo de extremo orgulho para nós e, num ano desafiador como tem sido o de 2020, o Carrinho Agas tem um significado ainda mais especial para nossas famílias associadas e nossos colaboradores. Mostra que estamos unidos por um propósito maior, que é o compromisso com a excelência em cada etapa do nosso trabalho, e que entregamos mais do que bons produtos, entregamos um pouco da nossa paixão e do amor que temos por aquilo que fazemos”, diz o presidente da Vinícola Garibaldi, Oscar Ló.

O setor no RS

O segmento de supermercados no RS conta com 4,9 mil lojas e emprega diretamente 104 mil pessoas. O faturamento bruto do setor em 2020 deverá atingir os R$ 35 bilhões, representando cerca de 7% do PIB estadual e 41% do total faturado pelo setor na região Sul do País.

Critérios

A escolha dos 26 agraciados ocorreu através de votação direta por parte dos 200 maiores supermercados do Estado, que levaram em conta critérios como responsabilidade social na pandemia, share de mercado, qualidade dos produtos ou serviços, relacionamento com o varejo, índices de ruptura, capacidade de inovação e cumprimento de prazos de entrega.

Categorias - Ganhadores

1 - Melhor fornecedor de Queijos - Cooperativa Santa Clara

2 - Melhor fornecedor de Biscoitos - Isabela

3 - Melhor fornecedor de Massas - Orquídea

4 - Melhor fornecedor de Mercearia Commodities - Fröhlich

5 - Melhor fornecedor de Cafés e Matinais - Nestlé

6 - Melhor fornecedor de Balas e Doces - Mondeléz

7 - Melhor fornecedor de Chocolates - Neugebauer

8 - Melhor fornecedor de Conservas - Conservas Oderich

9 - Melhor fornecedor de Barras de Cereais - Ritter

10 - Melhor fornecedor de Sucos em Pó - Trink/ Parati

11 - Melhor fornecedor de Sucos Prontos - Suvalan

12 - Melhor fornecedor de Refrigerantes - Coca-Cola Femsa Brasil

13 - Melhor fornecedor de Águas Minerais - Água da Pedra/ Bebidas Fruki

14 - Melhor fornecedor de Cervejas - Ambev

15 - Melhor fornecedor de Espumantes - Cooperativa Vinícola Garibaldi

16 - Melhor fornecedor de Vinhos - Cooperativa Vinícola Aurora

17 - Melhor fornecedor de Higiene e Beleza - Unilever

18 - Melhor fornecedor de Produtos de Limpeza - Girando Sol

19 - Melhor fornecedor de Papéis - Mili

20 - Melhor fornecedor de Bazar - Mor

21 - Melhor fornecedor de FLV - Silvestrin

22 - Melhor fornecedor de Rações Pet - Pedigree/ Mars

23 - Melhor fornecedor de Leites - Elegê/ Lactalis

24 - Melhor fornecedor de Energéticos - Baly/ Bebidas Grassi

25 - Distribuidor do Ano - Oniz Distribuidora

26 - Responsabilidade Social - Cia Zaffari

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