NOTÍCIAS ARTIGOS
Sabe quem mantém seu verão ligado? O cooperativismo!
Energia, internet e moradia… as cooperativas de infraestrutura também estão no seu verão, do litoral ao interior.
Sabe aquele verão bom, com casa fresca, bebida bem gelada, wi-fi 100% para não perdermos a conexão com os amigos, aquele banho revigorante depois da praia e até um tempinho de home office sem perrengue? Isso não acontece por acaso. No verão, a infraestrutura vira conforto, rotina e lazer e o cooperativismo está bem no centro disso, garantindo energia e internet com presença local e cuidado com as comunidades gaúchas.
No Rio Grande do Sul, o ramo Infraestrutura tem um impacto social enorme: são 30 cooperativas levando energia (majoritariamente de fontes renováveis) para 338,5 mil famílias em 369 municípios. É coop trabalhando nos bastidores para o verão acontecer, seja na praia, no interior ou na cidade.
Tá calor? O coop deixa o seu verão geladinho
No verão, tudo puxa mais energia: ventilador, ar-condicionado, freezer, bomba de piscina, irrigação no interior, comércio funcionando por mais tempo. E as cooperativas de energia estão presentes justamente nessa base, garantindo que o cotidiano siga leve.
Conheça, abaixo, algumas cooperativas do ramo no Rio Grande do Sul:
E esse trabalho não para no “manter funcionando”: tem expansão e reforço de rede acontecendo agora, já que o consumo costuma aumentar nesta época. Um exemplo é o projeto da Cermissões para uma nova linha de transmissão que amplia a segurança e capacidade do sistema na Região das Missões. Legal, né?
Internet no litoral e no interior: compartilhar o verão também é infraestrutura
Verão é memória e, hoje, ela é registrada por conexão: postar, mandar foto nos grupos, curtir registro dos amigos nas redes sociais… Verão também é ver previsão do tempo para ver se vai ter praia, banho de rio ou piscina, chamar um transporte para viajar, resolver uma urgência via celular, estudar e até trabalhar de forma híbrida. No cooperativismo, conectividade não é luxo, é inclusão e desenvolvimento local.
No estado gaúcho, cooperativas como a Coprel Telecom ajudam a levar internet, TV e telefonia com atendimento próximo e presença regional. E tem novidade importante: uma nova lei recentemente aprovada reforçou o caminho para cooperativas atuarem na prestação de serviços de telecomunicações, ampliando a conectividade em mais lugares.
Moradia coop: qualidade de vida também entra no roteiro do verão
Infraestrutura não é só energia. É também o que sustenta a vida com dignidade – e isso inclui moradia. Cooperativas habitacionais fazem parte desse ecossistema, construindo soluções coletivas e acessíveis para viver melhor.
Bastidores com inovação
Quando o objetivo é atender bem e evoluir, o cooperativismo também vai buscar referência onde for preciso. Uma comitiva do ramo Infraestrutura participou recentemente de missão técnica nos Estados Unidos, em uma imersão focada em regulação, inovação e conexões para o setor — trazendo aprendizados que ajudam a fortalecer o que chega lá na ponta: serviço melhor para quem usa.
Fazendo parte dos verões há 56 anos
O ramo de Infraestrutura do coop já atua nos verões gaúchos há muito tempo. Um exemplo disso é a Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí (Certaja Energia) que, há 56 anos – considerando o registro da primeira cooperativa inscrita neste ramo dentro do Sistema Ocergs – integra o ramo e segue em expansão e geração de valor, levando o melhor para as comunidades.
Vale sempre lembrar da #DicadoCoop
Quer acertar na escolha de serviços essenciais do seu verão e valorizar quem reinveste na própria região? Fique de olho no carimbo SomosCoop. Ele é a marca oficial do cooperativismo brasileiro e aparece em produtos, serviços e também na Vitrine SomosCoop, um espaço para conhecer cooperativas gaúchas e quem faz parte desse movimento.