fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Cooperativas gaúchas ganharam destaque no Evento GHG Protocol 2025
Featured

Cooperativas gaúchas ganharam destaque no Evento GHG Protocol 2025

  • Artigo Secundário 2

Inventários de emissões foram reconhecidos em evento nacional que valorizou a transparência climática.

O cooperativismo foi destaque no Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol 2025, que ocorreu nos dias 05 e 06 de agosto, na FGV EAESP, em São Paulo. O encontro reuniu mais de 500 organizações de diversos setores que publicaram seus inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Registro Público de Emissões, promovendo reconhecimento público às iniciativas de mensuração, gestão e transparência ambiental. 

Em 2025, 29 representantes do cooperativismo tiveram inventários reconhecidos no evento. O resultado reforçou o compromisso do setor com a transição para uma economia de baixo carbono e com o protagonismo das cooperativas na agenda climática nacional, em sintonia com as metas do movimento rumo à COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). 

Cooperativas do RS ganharam visibilidade nacional 

A Solução Neutralidade de Carbono, estruturada pelo Sistema OCB, apoiou diretamente as cooperativas na realização e publicação de seus inventários de GEE no ciclo mais recente. Dentre elas, destacaram-se cooperativas do Rio Grande do Sul, como: 

Além dessas, as seguintes cooperativas gaúchas também tiveram seus inventários reconhecidos de forma independente: Cooperlíquidos e Sicredi

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o protagonismo das cooperativas na agenda climática mostrou que o movimento foi capaz de gerar prosperidade econômica sem abrir mão da responsabilidade ambiental. “Essa atuação conjunta projetou o cooperativismo brasileiro como um aliado estratégico do país na transição para a economia de baixo carbono”, afirmou. 

O reconhecimento das cooperativas gaúchas no GHG Protocol reforçou o papel do movimento no estado como agente transformador na pauta ambiental. "Nosso compromisso é seguir avançando para um futuro mais verde e próspero.”, destacou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann. 

Transparência climática e os selos de reconhecimento 

O Registro Público de Emissões (RPE) foi uma plataforma nacional que reuniu inventários de emissões elaborados por empresas e organizações seguindo a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol. A publicação foi voluntária, mas representou um passo essencial para organizações que desejaram demonstrar transparência, credibilidade e alinhamento com boas práticas ESG, além de se preparar para um mercado cada vez mais exigente em termos de sustentabilidade. 

Cada inventário publicado no RPE recebeu um selo de reconhecimento, que variou conforme a abrangência dos dados e a verificação do inventário: 

  • Selo Bronze: indicou a publicação de um inventário parcial, isto é, que não contabilizou todas as fontes de emissão de Escopo 1 e Escopo 2 existentes na organização. 

  • Selo Prata: indicou a publicação de um inventário completo, isto é, que incluiu todas as fontes de emissão de Escopo 1 e Escopo 2 aplicáveis à organização. 

  • Selo Ouro: foi o nível máximo, atribuído a inventários que abrangeram os três escopos de forma completa e foram verificados por uma auditoria independente, garantindo maior confiabilidade aos dados reportados. 

Solução Neutralidade de Carbono 

A Solução Neutralidade de Carbono foi uma estratégia desenvolvida pelo Sistema OCB como parte do Programa ESGCoop para orientar e apoiar cooperativas na gestão de suas emissões de gases de efeito estufa. O ciclo contemplou a elaboração do inventário de emissões conforme metodologia GHG Protocol; a publicação no Registro Público de Emissões; o desenvolvimento de planos de ação para redução e neutralização; e o reconhecimento anual no Evento GHG Protocol, promovendo transparência e engajamento com parceiros e sociedade. 

Saiba mais: https://somoscooperativismo.coop.br/noticias-esg/cooperativas-brasileiras-ganham-destaque-no-ghg-protocol-2025 

Conteúdos Relacionados