fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sescoop/RS conhece resultados de 2016 do Projeto A Turminha da Reciclagem

 

Na tarde do dia 10 de maio, os funcionários do Sescoop/RS assistiram à apresentação do Projeto A Turminha da Reciclagem, em que a educadora ambiental, Samara Arsego Guaragni, e a diretora-presidente da Fundação Aury Bodanesse, Isabel Cristina Machado, demonstraram os resultados do Projeto no ano de 2016 e o planejamento para 2017 no Estado do Rio Grande do Sul. 

O projeto, que existe desde 1999, é realizado pela Fundação Aury Bodanese, Cooperativa Central Aurora Alimentos e Sescoop/RS. Abrangendo os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o projeto tem como objetivo educar e conscientizar as crianças do ensino fundamental e médio sobre os cuidados com o meio ambiente, através da reciclagem do lixo, da preservação dos recursos naturais, a fim de cooperar com a preservação da natureza.

Durante a reunião, foram apresentados alguns números sobre a Aurora Alimentos e sobre o projeto, bem como o processo de fundação da Cooperativa. Atualmente, a Cooperativa conta com 72 mil famílias associadas e 26 mil funcionários. Desde 2008, o Programa já atendeu mais de 255.667 crianças e adolescentes de todo o Brasil. Somente no ano de 2016, mais de 22 mil alunos participaram do projeto, em 718 ações, em instituições de ensino de 19 municípios do Rio Grande do Sul. Segundo Isabel Machado, os projetos da Fundação proporcionam a transformação, cuidando das pessoas e do seu entorno. “As cooperativas são e fazem a diferença. Somamos forças para a construção de uma sociedade melhor”, concluiu.

Segundo a educadora ambiental Samara, o objetivo do Projeto é sensibilizar as pessoas da importância de utilizar os três “R” da reciclagem: reduzir, reutilizar e reciclar. “Esse não é um tema novo, mas as pessoas ainda não adquiriram o hábito da separação do lixo. E trabalhar com crianças é uma forma muito eficaz de mudar os hábitos de toda a família”, acrescenta. 

Dentre as ações do Projeto estão palestras em escolas municipais, estaduais e particulares, capacitação de professores, participação em atividades, jogos e brincadeiras sobre os cuidados com o meio ambiente. Os assuntos a serem abordados neste ano, estão as mudanças climáticas, o uso consciente da água, aquecimento global, prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, energia solar e a reciclagem do lixo, além da promoção de oficinas de construção de hortas, limpeza de praças próximas às escolas e produção de sabão e produtos de limpeza ecológicos.

Para conhecer mais sobre o projeto acesse: www.aturminhadareciclagem.com.br 

 

Conteúdos Relacionados