fbpx

Central Sicredi Sul realiza Assembleia Ordinária

      O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS Vergilio Frederico Perius, participou ontem (29/03) da Assembleia Geral Ordinária da Central Sicredi Sul, no Hotel Deville, em Porto Alegre. Perius foi recepcionado pelo presidente do Conselho de Administração, Orlando Borges Müller, por seu vice-presidente Gerson Ricardo Seefeld, dirigentes e conselheiros da Central. A Assembleia da Central Sicredi demonstrou mais uma vez o crescimento das cooperativas do Sicredi RS/SC, com resultados mais sólidos, aderentes à visão de longo prazo e à sustentabilidade do empreendimento cooperativo.
      Os números relativos ao exercício de 2011,apresentados aos conselheiros pelo vice-presidente Gerson Seefeld, foram excelentes. Os ativos administrados cresceram 23,5%, superando os R$ 14 bilhões, com sobras que atingiram R$ 300 milhões de reais, 37% superiores ao exercício anterior. Presente em 88% dos municípios gaúchos, com uma rede de 539 pontos de atendimento, em Santa Catarina a presença do Sicredi chegou a 17%, totalizando 588 pontos nos dois Estados. São 51 cooperativas divididas em sete unidades administrativas, num total de 1.223.849 associados. Foram apresentados também os programas realizados pela Central, com investimentos na profissionalização e formação de colaboradores e conselheiros.
      Vergilio Perius, em sua mensagem aos presentes, observou que “o Sicredi é a referência. É ao meu juízo o caminho de todos nós. Nós temos que aprender com esse processo. E esse é o horizonte do cooperativismo que temos que seguir. E acho que nossos números são ainda muito tímidos. Estava visitando a central de cooperativas de crédito em Stuttgart, na Alemanha, e os ingressos, as receitas, são maiores que o orçamento do Rio Grande do Sul. Somente uma central de cooperativas tem o orçamento maior que o do nosso Estado. Ora, esse é o nosso horizonte. Na cidade 44% das pessoas são sócias de uma cooperativa. No hotel a atendente diz que só aceita o cartão Raiffeisen. No restaurante, só aceitam Raiffeisen. Isso em Stuttgart. Isso que é o diferencial. A cidade que comprou o Sicredi. Não o Sicredi que comprou a cidade. Vamos crescer. Vocês estão crescendo até 40% na adesão de sócios. E vocês vão fazer a diferença. O único sistema cooperativo capaz de unir os outros é o crédito. A ponte entre consumidor e produtor é feita pelo crédito, pois todos precisam do crédito. Então, quem produz bem, feliz, precisa de crédito. Quem oferta, quem consome, precisa de crédito. E quem é a ponte? É o Sicredi. Então, a costura, a integração do sistema, esse tecido social cooperativo, vai acontecer pelas cooperativas de crédito. Desejo que vocês em 2012 construam um mundo melhor”, finalizou o presidente.

 

Conteúdos Relacionados