SESCOOP/RS lança Programa Jovem Aprendiz em Três de Maio
Iniciaram ontem (25/02) as aulas do Programa Jovem Aprendiz, promovido pelo SESCOOP/RS. A aula inaugural de 2008 ocorreu no município de Três de Maio, em uma turma de 35 alunos. Os demais grupos começam as atividades na segunda-feira (03/03), totalizando 432 jovens, que serão empregados em mais de 30 organizações cooperativas do Estado. São 14 turmas, distribuídas em 13 municípios. O projeto, executado pelas cooperativas COOPEEB e COEDUCARS, irá proporcionar formação técnico-profissional aos jovens de 14 a 24 anos incompletos.
“Os alunos que se destacarem no Programa podem continuar nas cooperativas, e é isso que queremos. Por isso, aproveitem essa oportunidade, para que no final do curso possam dizer que valeu a pena”, disse aos jovens o gerente de Desenvolvimento Humano do SESCOOP/RS, José Zigomar Vieira dos Santos. O diretor secretário da COEDUCARS, Paulo Pohlmann de Souza, acrescentou: “Essa nova jornada não é apenas um curso, vai preparar vocês para o mercado de trabalho, mudar a vida de vocês”. Os coordenadores do Projeto nas cooperativas de Três de Maio que irão empregar os alunos, Cecília Smanioto, da COTRIMAIO, Roberto Hermes, da CERTHIL e Eugênio Schwaab, do SICREDI, também participaram da abertura e deram boas vindas aos alunos.
O Jovem Aprendiz totaliza 860 horas, sendo 516 teóricas e 344 práticas. Os jovens serão capacitados no curso de Assistente Administrativo para Cooperativas e permanecem no Programa até dezembro de 2008. Nesse período, ficam contratados pelas cooperativas como empregado aprendiz, recebendo salário por hora, de acordo com o piso regional. O Programa dispõe de material didático fornecido pelo SESCOOP/RS, que inclui apostila, livros para consulta e publicações. Além disso, conta com recursos didáticos complementares, como calculadoras, computadores, e recursos audiovisuais.
Lei
O Programa Jovem Aprendiz é desenvolvido em cumprimento da lei 10.097/00, regulamentada pelo Decreto 5.598/2005, que diz que as empresas precisam ter, em seu quadro de funcionários, no mínimo 5% e no máximo 15% de jovens aprendizes, cujas funções exijam formação profissional. As cooperativas interessadas em participar do programa, além de procurar o SESCOOP/RS, deverão estar registradas na OCERGS.
Inovação