Sescoop/RS realiza primeiro curso com coops através do Grupo de Inovação
O Sescoop/RS conclui nesta sexta-feira (27/5) o primeiro curso com recursos do projeto de inovação da entidade, o Grupo Méliès. A Formação de Instrutor para Treinamento ocorre no formato online e contempla um total de 15 participantes, com representantes das cooperativas que integram o projeto-piloto do Méliès, a Cotrijal e a Cotripal.
O curso tem carga horária de 16 horas e tem como objetivos:
- Capacitar os participantes para elaborar, planejar e desenvolver treinamentos/palestras e aplicar conteúdos, utilizando de comunicação eficaz na apresentação;
- Preparar os participantes na condução de treinamentos no formato online;
- Apresentar aos participantes modernas técnicas de levantamento de necessidades para as ações de treinamento;
- Demonstrar dicas de como lidar com situações adversas utilizando técnicas de inteligência emocional;
- Compartilhar dicas valiosas para o desenvolvimento de conteúdos e organização das apresentações;
- Transmitir técnicas para controle da ansiedade em uma apresentação interna;
- Ampliar a confiança na exposição dos conteúdos tornando a apresentação mais atraente aos seus clientes;
- Aprimorar a habilidade de comunicação interpessoal;
- Orientar os participantes para maior flexibilidade na apresentação e fluidez de ideias;
- Fornecer dicas sobre avaliação dos resultados dos esforços investidos nos treinamentos.
A abertura do treinamento nessa quinta-feira (26/5) contou com a participação da assessora de Comunicação, Ana Bülow, e da analista técnica do Sescoop/RS, Rafaela Comerlato, que destaca a importância do fomento à cultura da inovação dentro do cooperativismo.
Grupo de Inovação Méliès
O Grupo Méliès é um projeto de inovação criado dentro da entidade em setembro de 2020, que teve início junto às cooperativas Cotrijal (com a união da Coagrisol) e Cotripal em 2021, como um projeto-piloto. O objetivo é agregar valor à parceria formada pelo Sescoop/RS e cooperativas, aplicando o recurso de forma assertiva, de acordo com as necessidades de cada coop. Para isso, o grupo de inovação criou um Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativista (PEDC) através de uma metodologia para aplicação de recursos que se baseia nos diagnósticos gerados através do eixos de atuação do Sescoop e dos programas que as cooperativas participam.
O projeto Méliès segue agora para uma segunda fase em que outras cooperativas podem participar caso tenham interesse. Para participar é muito simples, basta marcar uma agenda com a coordenadora do projeto, Ana Bülow, através do e-mail