Cotrijal é destaque entre as 100 maiores do agro brasileiro
- Artigo Inferior 3
Única cooperativa gaúcha na lista Forbes Agro100 2025 reforça a força do cooperativismo no Ano Internacional das Cooperativas.
O Sistema Ocergs celebra o reconhecimento da Cotrijal, que mais uma vez aparece no ranking Agro100 da Forbes Brasil, consolidando o protagonismo do cooperativismo no agronegócio brasileiro. A cooperativa gaúcha figura na 56ª posição entre as cem maiores empresas do agro, com faturamento de R$4,84 bilhões em 2024 e crescimento de 20% no volume de produção.
Destaque nacional para a Cotrijal
Pelo terceiro ano consecutivo, a Cotrijal integra a lista Agro100, que reúne as maiores empresas do agronegócio brasileiro com base em indicadores financeiros. O desempenho coloca a cooperativa ao lado de grandes players do setor e reforça a relevância do modelo cooperativo na economia.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, participou na terça-feira (25) de um evento em São Paulo, ao lado de empresários, produtores e lideranças que compõem a lista Forbes Agro100. “Esse reconhecimento valoriza ainda mais o papel de cada associado no desenvolvimento da nossa cooperativa e do agronegócio. Estamos honrados e comprometidos em seguir impulsionando o nosso setor, sempre em benefício dos nossos produtores rurais”, destacou Manica.
Única cooperativa gaúcha entre as gigantes do agro
Entre as cem empresas listadas, dezesseis são cooperativas. A Cotrijal se destaca como a única cooperativa do Rio Grande do Sul presente no ranking, o que reforça o papel do cooperativismo gaúcho na produção de alimentos, geração de renda e desenvolvimento regional.
“A lista Agro100 da Forbes Brasil de 2025 demonstra o fortalecimento do cooperativismo, o que é muito importante neste Ano Internacional das Cooperativas. Por isso, ficamos muito orgulhosos por representar as cooperativas gaúchas entre as gigantes do agronegócio brasileiro”, reforçou o presidente da Cotrijal.
Para o Sistema Ocergs, a presença da Cotrijal na lista consolida a imagem do Rio Grande do Sul como um estado em que o cooperativismo é protagonista nas cadeias do agro e mostra, na prática, como o modelo cooperativo gera resultados econômicos expressivos com foco nas pessoas.
Sobre a lista Forbes Agro100
O levantamento da Forbes Brasil é baseado, principalmente, na receita líquida anual das empresas do setor. Em 2024, o faturamento total das companhias que integram o ranking chegou a R$ 1,886 trilhão, um crescimento de 3,3% em relação ao ano anterior.
Segundo a publicação, a lista Forbes Agro100 mostra como o agronegócio segue sendo um pilar econômico e tecnológico do país, capaz de sustentar o crescimento do Brasil e responder aos desafios globais ligados à produção de alimentos, energia e fibras. A presença de cooperativas, como a Cotrijal, reforça a capilaridade e a força do cooperativismo nesse cenário.
Notícias