Autoavaliação da sustentabilidade nas cooperativas é pauta de projeto de pesquisa
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop participa do projeto de pesquisa científica intitulado “Sistema de autoavaliação para sustentabilidade das cooperativas”, coordenado pela Profa. Dra. Júlia Elisabete Barden, da Univates. O estudo, que tem duração prevista até dezembro de 2024, tem o objetivo de propor um instrumento de autoavaliação da sustentabilidade para as cooperativas, à luz da identidade cooperativa. A estimativa é que a pesquisa conte com a participação de cooperativas dos ramos do agronegócio, crédito, saúde, infraestrutura e transporte, que representam mais de 90% do cooperativismo no Rio Grande do Sul, com um investimento superior a R$ 80 milhões promovido pelo Sescoop e CNPQ.
A pesquisa científica voltada para as demandas de qualificação, e as realidades locais das cooperativas é objetivo da Escoop. A instituição de ensino superior, que é mantida pelo Sescoop/RS, é a primeira do Brasil, voltada exclusivamente ao cooperativismo. Pautas como a sustentabilidade, alvo deste projeto de pesquisa, além dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis da Organização das Nações Unidas, ESG e Agenda 2030 estão nos planos de estudos científicos da Escoop. A parceria com os professores do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento – PPGAD da Universidade do Vale do Taquari – Univates agrega conhecimento teórico e prático da pesquisa, voltada para as cooperativas que participarão da seleção. A iniciativa complementa a pesquisa que está em andamento, pelo mesmo grupo de pesquisa, denominada "As cooperativas gaúchas e a promoção das condições do desenvolvimento sustentável local" e financiada pela Fapergs (mais informações em https://www.univates.br/pesquisa/projetos-de-pesquisa/detalhes/370)
“O desconhecimento de pesquisadores, professores e consultores, bem como a falta destas técnicas e métodos descritos na bibliografia, tem levado as cooperativas a mimetizarem o comportamento das Empresas Mercantis e Sociedade Anônimas”, afirma o Coordenador de Graduação da Escoop, o Professor Dr. Deivid Ilecki Forgiarini. As cooperativas existem para fazer a gestão dos negócios de forma diferente na economia, e pautar a identidade cooperativa em pesquisas científicas contribui para dissolver uma lacuna na realidade brasileira. A Escoop atua neste sentido para disseminar o conhecimento e fomentar a pesquisa voltada às demandas do cooperativismo.
Para saber mais sobre as ações de ensino e pesquisa da Escoop, acesse o site da instituição.