Cooperativas do RS unem mulheres em ações transformadoras
No mês de outubro, diversas cooperativas gaúchas desenvolveram ações para fortalecer o movimento Outubro Rosa, promover a presença das mulheres e causar impacto significativo no cooperativismo, em que foram convocadas para debater questões relevantes, participar de cursos, palestras e oficinas práticas.
Em Não-Me-Toque, região norte do Rio Grande do Sul, agricultoras se reúnem todos os anos para renovar a autoestima e continuar fazendo a diferença nas propriedades. Em sua 28ª edição, o Encontro de Mulheres Cotrijal atraiu mais de 2,1 mil produtoras, de 53 municípios da área de atuação da Cooperativa.
Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, o evento mais uma vez cumpriu o seu papel e trouxe para as produtoras temas atualizados e motivadores.
“É um momento especial e exclusivo para a mulher. Um dia de conhecimento, diversão e integração, para valorizar nossas produtoras, fortalecer o nome da Cotrijal e também qualificar o trabalho nas propriedades rurais”, afirmou.
Já na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Água Santa, o encontro da Coasa reuniu mais de 1500 mulheres, consolidando-se como uma importante atividade de interação e troca de conhecimentos. As associadas participantes acompanharam a palestra “O Poder da Mulher Maravilha”, da consultora em desenvolvimento humano, Vera Ceolin. Ela falou sobre amar-se e respeitar-se.
“É preciso olhar com carinho para as coisas que fazemos, gostar da gente, honrar e amar nossa história”.
As participantes também acompanharam a palestra “Felicidade, o Impacto da Alegria no Empreendedorismo”, do educador e humorista Roselei Angst. Também foi lançada a revista de receitas construída a partir das oficinas de plantas bioativas e plantas alimentícias não convencionais, que vem sendo realizada com as mulheres integrantes do Programa Consumo Sustentável da Coasa, em atividades que acontecem com apoio do Fundo Social do Sescoop/RS.
Em Panambi, aprendizado, integração e reflexão reuniram mais de 1.000 mulheres na Afucopal (Associação dos Funcionários da Cotripal), destacando a relevância desse público para a Cotripal e o sistema cooperativista. O 7º Encontro de Mulheres Cooperativistas Cotripal proporcionou um dia inteiro de discussões relevantes, abordando palestras e dinâmicas que vão desde a gestão da propriedade, cuidados com a saúde e reflexão sobre potencialidades.
Este dia destacou a força e o papel das mulheres no setor agropecuário, reunindo profissionais de destaque em uma série de palestras esclarecedoras. Também foi realizada a exposição do trabalho realizado pela Cotripal em seus diversos segmentos. Neste ambiente, as participantes também desfrutaram de mimos especiais, além de distribuição de água quente, erva-mate, chás, sucos e massagens relaxantes.
“Foi uma celebração da comunidade cooperativista que vai além dos negócios, enfatizando o bem-estar e a integração da mulher à sua cooperativa”, destacou a assessora de cooperativismo e responsável pela gestão de associados da coop, Marivane Plegge Boock.
As boas-vindas ficaram a cargo do vice-presidente, Tiago Sartori, que falou sobre a inclusão feminina no quadro associativo da Cooperativa.
“A Cotripal demonstra seu compromisso com a inclusão feminina. Hoje, mais de 1.320 associados são mulheres e desempenham papéis-chave em todas as etapas da propriedade, desde a produção até a gestão. Queremos tê-las mais perto da Cooperativa e há vários projetos em andamento para isso.”
O evento também contou com palestras sobre continuidade da propriedade rural e gestão de negócio familiar, felicidade, mulheres e suas potencialidades e sobre exposição solar e câncer de pele.
No dia 4 de outubro, aconteceu o 3º encontro do programa Conexão Mulheres no Agro, promovido pela cooperativa Coopermil, em Santa Rosa. Estiveram presentes 40 mulheres das unidades da Coopermil, que participam de forma ativa na gestão das propriedades como tomadoras de decisão e engajadas com ações da Cooperativa.
Segundo a coordenadora do Programa de Educação Social da Coopermil, Patrícia Spielmann, é muito satisfatório ver o interesse das mulheres no aprendizado e capacitação.
"Elas chegam com muita vontade de aprender, comprometidas em participar e manifestar suas dúvidas e opiniões, o que torna a aprendizagem ainda mais efetiva, pois conseguem avaliar e adaptar o que aprendem para suas realidades. Ao fim de cada encontro, sempre comentam que estão ansiosas pelo próximo, isso é sinal de que estamos no caminho certo."
Na Cotrisoja, mais de 600 mulheres participaram da 14ª edição do Encontro da Mulher realizado no Centro de Eventos de Tapera. Reunindo associadas e filhas de associadas de toda a área de atuação da Cooperativa, o evento teve como foco principal reconhecer e valorizar o papel das mulheres para a sociedade.
Na programação, palestra sobre crescimento profissional, liderança e incentivo para as mulheres buscarem seu espaço. Conforme o presidente da Cotrisoja, Cristiano Scher, o evento é um momento importante onde a Cooperativa reforça seu compromisso em valorizar o papel das mulheres.
Na Camnpal, cerca de 200 mulheres compareceram ao encontro de mulheres, o Elas Cooperam. O encontro aconteceu na Associação Atlética Camnpal, em Nova Palma. Ao longo do dia, as associadas e colaboradoras da cooperativa assistiram a apresentações e debate de assuntos como liderança feminina no cooperativismo e na propriedade rural e sobre saúde da mulher, especificamente sobre o câncer de mama e saúde mental.
Comitê das Mulheres do Sistema Ocergs
O Sistema Ocergs tem em seu planejamento estratégico, alinhado com o Sistema OCB, o objetivo de desenvolver o protagonismo da mulher nas cooperativas gaúchas. Palestras sobre o tema foram desenvolvidas na Expointer 2023, por exemplo e para fortalecer a participação, promover a inclusão e a capacitação das mulheres nas coops gaúchas, o Sistema Ocergs inicia seu processo de criação do Comitê de Mulheres Elas pelo Coop no RS.
O estado atualmente é representado no Comitê Nacional do Sistema OCB pela assessora de Comunicação do Sistema Ocergs, Rafaeli Minuzzi e pela presidente do Sicredi Conexão, Angelita Cadoná.
O objetivo do comitê é estimular e disseminar o protagonismo feminino no cooperativismo gaúcho, através de capacitações e integração com as cooperativas. Através dele, mulheres cooperativistas poderão se tornar líderes e participarem ativamente do movimento gaúcho.
O projeto de implantação do Comitê foi apresentado em reunião interna aos colaboradores do Sistema Ocergs, no dia 28 de setembro e tem como próximos passos a elaboração do cronograma de execução e capacitação, a indicação de representantes das cooperativas para o Comitê e evento de lançamento que está previsto para acontecer na Expodireto 2024.
Em breve mais informações.
Fonte: Assessorias de comunicação das cooperativas Coasa, Cotripal, Cotrijal, Coopermil, Camnpal e Cotrisoja